Cuidado do Cuidador e Psicanálise Interfaces das Possibilidades
30 de julho de 2021
O envelhecer pode vir junto a doenças neurológicas e incapacitantes, tornando idosos carentes de cuidado. O cuidador se ocupa da manutenção da vida frente à inaptidão do idoso. Preparo para tal demanda exige ressignificação do desejo de ali estar e do saber.
Estar no campo da escuta é admitir conflitos por melancolia ou luto por vivências, podendo tornar elementos recalcados latentes com dor e sofrimento físico. A psicanálise pode olhar o idoso com acolhimento, na escuta do cuidador, retomando seu discurso por recolocar-se como atuante do cuidado, baseado na história e na possibilidade de resgatar vínculos talvez perdidos.
Quando o objeto da escuta é o cuidado por familiar, o papel reverso por vezes é mal elaborado na psique, tornando incompatível a convivência e difícil o cuidado. É preciso que haja uma demarcação pelo analista sobre o papel exercido por idoso e cuidador.
Sexualidade, vínculos frágeis ou luta ao se ver em corpo envelhecido podem trazer emoções valiosas à psicanálise. Ver tal modalidade terapêutica como ineficaz é um erro.
O trabalho com cuidador e equipes pode ser promissor. Zeferino (2013) diz que este tem função estruturante para a psicanálise e, nesse viés, o cuidado é afeto. O psicanalista auxilia o paciente ativamente, sua atuação presente como escuta e reelaborações do cuidador, para propiciar tal cuidado.
Fonte: Rocha Zeferino. Para uma clínica psicanalítica do cuidado. Tempo psicanal. [Internet]. 2013 Dez [citado 2021 Jun 07] ; 45( 2 ): 453-471.
Saiba mais em nosso site abraz.org.br e acompanhe as nossas redes sociais.
Participe do Grupo Viva Bem UOL no Facebook: “Alzheimer:
desmistificando os cuidados” (https://bit.ly/vivabemuol)
#conhecerademencia #vivabemuol
#conhecerepoder #abrazalzheimer
#setembromesmundialdadoencadealzheimer
#vamosconversarsobredemencia
Por Silvana Poltronieri Lamers
Psicanalista e PsicopedagogaPós Graduação em TanatologiaVice presidente ABRAZ RSMembro Proponente Centro de EstudosPsicanalíticos Freud e Lacan
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://abraz.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla