O diabetes é um distúrbio metabólico que causa um aumento nos níveis de açúcar no sangue do corpo . Se não for tratada, pode afetar muitos órgãos importantes, como coração, rins e olhos, entre outros.
É por esta razão que as pessoas com diabetes, ou aquelas que foram diagnosticadas como pré-diabéticas, são frequentemente orientadas a fazer mudanças na dieta. Isso, muitas vezes, também leva à confusão sobre o que diabéticos e pré-diabéticos devem e não devem consumir. Mas a única coisa que os especialistas sugerem como uma boa escolha é a fibra .
A nutricionista Lovneet Batra recentemente foi ao Instagram para compartilhar alguns alimentos ricos em fibras que os diabéticos podem desfrutar. “Se você tem diabetes ou pré-diabetes, a fibra é sua amiga, pois a fibra solúvel reduz os picos de glicose no sangue e pode ajudar a retardar a absorção de açúcar”, ela legendou o post.
A nutricionista Rachna Agarwal disse ainda ao Indianexpress.com que “a fibra é um tipo de carboidrato que o corpo não consegue digerir. Ele sai do corpo sem ser decomposto em pequenas moléculas de açúcar. É alimento para bactérias saudáveis presentes em nosso intestino e, portanto, melhora a saúde intestinal e a digestão e, eventualmente, controla os níveis de açúcar no sangue.”
Ela acrescentou que existem dois tipos de fibras – solúveis (pectina em frutas ou amidos de arroz ou batata) e insolúveis (presentes em vegetais, frutas e grãos), e disse que “ambos nos ajudam a regular e controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue . .”
Explicando o processo, disse: “Quando nossa dieta é rica em fibras, ela se mistura com outros alimentos e prolonga o processo de digestão . Isso evita ainda mais a liberação instantânea de açúcares na corrente sanguínea e regula o açúcar no sangue e a liberação de insulina.”
Ela disse ainda que “ legumes folhosos , tubérculos como arbi, batata doce, mausambi, abacaxi, maçã, nozes secas e sementes especialmente chia e linhaça, grãos integrais e leguminosas, figos e ameixas secas”, são boas fontes de fibra. “Pode-se incluir de 35 a 40 gramas de fibra em sua dieta diária para regular os níveis de açúcar no sangue”, sugeriu o especialista.
Lovneet Batra também listou alguns “alimentos saudáveis que são ricos em fibras solúveis”
Aveia: A aveia contém fibras insolúveis e solúveis, mas a solúvel é particularmente benéfica. Como nossos corpos não podem quebrar a fibra solúvel, ela ocupa espaço na barriga sem ser absorvida pelo sangue, por sua vez, deixando-nos mais cheios sem causar um aumento nos níveis de açúcar. Também atua como um probiótico útil para as bactérias intestinais.
Cevada: os seis gramas de fibra da cevada são “principalmente fibra solúvel que tem sido associada à redução do colesterol, diminuição do açúcar no sangue e aumento da saciedade”. Também oferece benefícios como diminuir a inflamação e estabilizar os níveis de açúcar no sangue .
Grão de bico: O grão de bico é rico em fibras alimentares, especialmente uma fibra solúvel chamada rafinose, que está associada a níveis reduzidos de açúcar no sangue.
Maçã: “Uma maçã por dia mantém o médico longe” pode ser um provérbio antigo, mas as maçãs são certamente uma boa fonte da fibra solúvel pectina, que retarda a absorção de açúcar, evitando picos de açúcar no sangue
Sementes de Sabja: O alto teor de fibras ajuda a desacelerar o metabolismo e controla a conversão de carboidratos em glicose. É apresentado como um superalimento que ajuda as pessoas que sofrem de diabetes tipo 2.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.tiabeth.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla