Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de julho de 2023

DESORIENTAÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL: IDOSO

 POR:

Berna Almeida II

 

Sabe quando eles entram naquela de não saber onde estão, trocam domingo por quinta feira, ficam totalmente perdido diante da realidade...
Vejam:
DESORIENTAÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL
Os pacientes com Alzheimer podem perder a noção do tempo, o que lhes causa confusão com datas, estações e o próprio passar das horas. Esse problema chama-se desorientação temporal. Uma forma de saber se o paciente está orientado temporalmente é lhe perguntar sobre a data de hoje, incluindo dia, mês e ano.
O paciente com desorientação temporal também pode ter dificuldade para compreender situações que não estejam acontecendo no exato momento. Narrativas no futuro ou no passado podem ser confusas. Se o paciente já estiver em algum local há algumas horas, ele pode não conseguir dizer a quanto tempo já está lá.
Outra forma de desorientação comum na doença de Alzheimer é a desorientação espacial, isto é, o paciente tem dificuldade de reconhecer o local que está. Se estiver no hospital, ele pode dizer que está em casa ou simplesmente dizer que não sabe onde está. Além disso, se questionado, ele também não saberá dizer quando e como chegou lá.
Em fases avançadas da doença, a desorientação espacial associada à perda de memória aumenta o risco do paciente se perder na rua e não conseguir voltar pra casa.
• O que é normal: confundir datas simples, como o dia da semana ou o dia do mês, é normal. Confundir o ano nos primeiros meses do ano também é comum. Anormal é dizer que estamos em 1989 em pleno ano de 2016 ou que estamos em Abril quando, na verdade, é Dezembro.
Pode ser uma ilustração de uma ou mais pessoas, pessoas sorrindo, coração e óculos


 

 

 FONTE: https://www.facebook.com/groups/mentesedemencias/

 

 

 

 

 

 Nenhuma descrição de foto disponível.

 




obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla