Powered By Blogger

sábado, 28 de outubro de 2023

Os 5 "A"s do Alzheimer para entender melhor os sinais precoces da doença.

 

 Afasia é uma disfunção de linguagem que pode envolver deficiência na compreensão ou expressão de palavras ou equivalentes não verbais de palavras. Resulta de disfunção dos centros de linguagem no córtex cerebral e gânglios da base, ou das vias de substância branca que os conectam. O diagnóstico é clínico, incluindo geralmente testes neuropsicológicos, com imagem do encéfalo (TC, RM) para identificar a causa. O prognóstico depende da natureza e extensão da lesão e da idade do paciente. Não há tratamento específico, mas a fonoaudiologia pode promover a recuperação.

 

 

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem.
  • As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

 

 Anomia (incapacidade de nomear objetos) geralmente ocorre em todas as formas da afasia.

 

 Agnosia é a incapacidade de identificar um objeto com o uso de um ou mais sentidos. O diagnóstico é clínico e geralmente inclui testes neuropsicológicos com imagem do encéfalo (TC, RM) para identificar a causa. O prognóstico depende da natureza e extensão da lesão e da idade do paciente. Não há tratamento específico, mas fonoaudiologia e terapia ocupacional podem ajudar a estabilizar os pacientes.

 

A agnosia é a perda da capacidade de identificar objetos, utilizando um ou mais dos sentidos.
  • Os sintomas variam dependendo de onde o cérebro é lesionado.

  • Os médicos determinam se as pessoas apresentam agnosia pedindo-lhes para identificar objetos comuns pela visão, toque ou outro sentido e fazendo um exame físico, testes de função cerebral e testes por imagem.

  • A causa é tratada, se possível, e a fonoaudiologia e a terapia ocupacional podem ajudar.

A agnosia é um problema relativamente raro. Normalmente, apenas um sentido é afetado.

 

 Amnésia é a incapacidade parcial ou total de lembrar experiências passadas ou a incapacidade de armazenar novas memórias depois do evento causador. Pode resultar de lesão encefálica traumática, degeneração, distúrbios metabólicos, convulsivos ou psicológicos. O diagnóstico é clínico, geralmente incluindo testes neuropsicológicos e imagens do encéfalo (TC, RM). O tratamento é direcionado para a causa.

 

A amnésia é uma perda total ou parcial da capacidade para recordar experiências ou acontecimentos que ocorreram segundos antes, nos dias anteriores, há mais tempo atrás ou após o evento que causou a amnésia.
  • Uma vez que muitas áreas do cérebro estão envolvidas na memória, lesões quase em qualquer lugar no cérebro podem causar amnésia.

  • A forma como a amnésia é causada ainda não é completamente compreendida.

  • A duração da perda de memória depende da gravidade da lesão que a causou.

  • Os médicos avaliam a perda de memória, fazendo perguntas simples e fazendo testes formais de memória.

  • A causa da perda de memória é tratada, se possível.

 

 Apraxia é a incapacidade de executar tarefas motoras intencionais e familiares, apesar de capacidade física e desejo, em decorrência de lesão encefálica. O diagnóstico é clínico, incluindo geralmente testes neuropsicológicos, com imagens do encéfalo (TC, RM) para identificar a causa. O prognóstico depende da natureza e extensão da lesão e da idade do paciente. Não há tratamento específico, mas terapia ocupacional e fisioterapia podem melhorar modestamente a função e a segurança do paciente.

 

 

A apraxia é a incapacidade para realizar tarefas que exijam recordar padrões ou sequências de movimento.
  • Pessoas com apraxia não conseguem se lembrar ou fazer a sequência de movimentos necessários para completar tarefas complexas ou de habilidade simples, apesar de ter a capacidade física para realizar tarefas.

  • Os médicos pedem à pessoa para realizar ou imitar tarefas comuns aprendidas, e testes de função cerebral e exames por imagem podem ser realizados.

  • Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais podem ajudar fazendo com que o ambiente fique mais seguro e fornecendo dispositivos para permitir que as pessoas com apraxia se sintam melhor.

A apraxia é relativamente incomum.

 

 

 

 

FONTE:https://www.msdmanuals.com/pt-br/


 

 DislexiaMT

 

 


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla