O caminho do açúcar em nosso organismo
O sistema digestivo é responsável por processar os alimentos para que seus nutrientes possam ser absorvidos por nosso organismo.
O açúcar no sangue
O açúcar presente ou adicionado em nossa alimentação também passa por “essa usina” até se transformar na glicose que será usada pelas células. Quanto mais açúcar ingerimos, mais glicose vai “sobrar” no sangue e mais alta ficará nossa glicemia.
O papel do fígado
O fígado é outro órgão do sistema digestivo que desempenha uma função essencial no controle do açúcar no sangue. Ele armazena a glicose que não está sendo usada no momento e a libera à medida que o corpo necessita produzir energia (durante os exercícios, por exemplo).
Já o fígado das pessoas que têm diabetes é capaz de armazenar pequenas quantidades de glicose, uma vez que a maior parte continua a circular pelo sangue.
Qual a função do pâncreas?
O pâncreas é uma glândula do aparelho digestivo que desempenha um papel fundamental em várias funções do organismo. Além de produzir enzimas que ajudam a digerir os açúcares e as gorduras no intestino, o pâncreas produz hormônios essenciais no controle do açúcar no sangue.
As Ilhotas De Langerhans
Localizadas no pâncreas, essas estruturas possuem dois tipos de células que atuam no controle da glicemia: as células-alfa, que produzem o glucagon, e as células-beta, responsáveis pela produção da insulina.
Nas pessoas com diabetes tipo 1, as células-beta não conseguem produzir insulina. Nas pessoas com diabetes tipo 2, estas células também vão perdendo essa capacidade com o tempo.
FONTE:https://adj.org.br/diabetes/guia-de-pratica-clinica-de-educacao-em-diabetes/
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla