Powered By Blogger

sábado, 17 de novembro de 2018

Câncer de Pulmão: Laço Branco

Novembro também é mês de conscientização e combate ao câncer de pulmão: tumor mais frequente entre a população em todo o mundo, porém pouco conhecido até mesmo pelos pacientes. E você, o que sabe sobre o câncer de pulmão? Fique ligadinho em nossos próximos posts que vamos ajudar você a entender melhor as causas da doença, sintomas, diagnóstico e, principalmente, que câncer de pulmão não é tudo igual!



O câncer de pulmão é um dos tipos de câncer mais frequentes em homens e mulheres e com os maiores índices de mortalidade e letalidade.
O fator de risco mais importante para sua ocorrência é o tabagismo, uma vez que os fumantes têm de 20 a 30 vezes mais chances de desenvolver a doença do que não os fumantes; risco que depende da quantidade de cigarros consumida, duração do hábito e idade de início do tabagismo.
Os sintomas mais comuns são tosse persistente e progressiva, escarro com sangue, falta de ar, cansaço, dor no tórax, emagrecimento, nódulos palpáveis em região supraclavicular e rouquidão.
Com as evidências científicas disponíveis até o momento, a maneira mais segura de prevenir a morte e as complicações pelo câncer de pulmão é a interrupção do tabagismo, que implica na queda do risco de desenvolvimento do câncer de pulmão. Esta redução de risco ocorre de maneira gradual e progressiva ao longo de 15 anos. Após esse período, o risco se estabiliza, permanecendo 2 vezes maior para um fumante em comparação a um não fumante.
Apesar dos avanços no tratamento do câncer de pulmão nas últimas décadas, o prognóstico da doença em fase avançada é desfavorável. Sua detecção em fase inicial, portanto, oferece maior chance de tratamento e cura.
O diagnóstico do câncer de pulmão envolve profissionais de diferentes especialidades, sendo o RX de tórax muitas vezes o primeiro exame a ser realizado, seguido pela tomografia de tórax e biópsia.
Antes de qualquer tratamento, entretanto, o paciente será submetido à uma série de exames chamados de exames de estadiamento, para avaliação da extensão da doença. Esta análise é fundamental para uma melhor análise das condições de saúde e da melhor abordagem terapêutica. São exemplos a tomografia do tórax e abdômen, cintilografia óssea, exame de imagem do cérebro por ressonância nuclear magnética e tomografia por emissão de pósitrons ( PET-scan ).
O tratamento da doença também é multidiscliplinar e depende muito do subtipo de câncer e da fase em que a doença se encontra. No que se refere ao câncer não pequenas células de pulmão, o tratamento cirúrgico é indicado em fases iniciais, podendo ser complementado ou não com quimioterapia.

 

Qual o significado do branco, cor relacionada ao câncer de pulmão?
O branco é a união de todas as cores numa combinação perfeita de frequências coloridas. Indicado para energizar todo o corpo, transmite paz, calma e pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. A palavra branco deriva do franco blank, “claro, branco, brilhante”. Substituiu o latim albus, de mesmo significado, que deixou palavras como alvo e alvejante.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs

Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#Câncer#Câncerdepulmão#NovembroAzul#cigarro##mulher

#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia #MeuCâncerDePulmãoNãoÉIgualAoSeu#CâncerDePulmão #Oncoguia#VocêNãoEstáSozinh0#tabagismo#público#Informação#prevenção
#tratamento#diagnóstico #pneumologia #saúdeBrasil #paredefumar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla