30 de outubro de 2018
Uma dieta predominantemente à base de vegetais ou vegetariana pode ser a melhor para manter o diabetes tipo 2 sob controle, não apenas devido ao seu impacto no humor, sugere uma revisão sistemática das evidências disponíveis, publicada na revista BMJ Open Diabetes Research & Care.
Essa dieta está associada à melhoria do bem-estar psicológico, à redução de alguns dos fatores de risco conhecidos para o diabetes tipo 2 e, possivelmente, alguns ligados à doença cardiovascular, uma das principais causas de morte precoce em pessoas com a doença, os resultados indicam.
A Federação Internacional de Diabetes estima que 642 milhões de pessoas estarão vivendo com diabetes até 2040. No Reino Unido, cerca de 4,5 milhões de pessoas foram diagnosticadas com ela; nos EUA, o valor equivalente é superior a 30 milhões.
Quase 15% de todas as mortes globais são atribuídas ao diabetes; ela matou 5 milhões de pessoas antes dos 60 anos em 2015. Também está freqüentemente associada à depressão, que por sua vez afeta o nível de controle dos níveis de glicose no sangue.
Embora uma dieta baseada em vegetais predominantemente rica em frutas, legumes, nozes, legumes e sementes ou poucos produtos de origem animal – tenha sido associada a um risco significativamente menor de desenvolver diabetes tipo 2, não está claro se também estar ligado a melhor humor e bem-estar.
Para tentar descobrir, os pesquisadores vasculharam as evidências disponíveis e encontraram 11 estudos clínicos relevantes em língua inglesa, publicados entre 1999 e 2017, comparando dietas baseadas em vegetais com outros tipos de dieta. Os estudos envolveram um total de 433 pessoas em seus 50 anos, em média.
Oito dos estudos avaliaram o impacto de uma dieta vegetariana e seis pacientes incluídos receberam informações sobre a nutrição ideal para ajudá-los a entender melhor os benefícios de uma dieta baseada em vegetais. Os estudos duraram uma média de 23 semanas.
Uma análise crítica sistemática dos resultados mostrou que a qualidade de vida – tanto física quanto emocional – melhorou apenas naqueles pacientes em uma dieta baseada em vegetais / vegetariana. Da mesma forma, os sintomas depressivos melhoraram significativamente apenas nesses grupos.
A dor do nervo (neuropatia) diminuiu em ambos os grupos de dieta, baseada em vegetais e controle, porém mais no primeiro. E a diminuição de temperatura nos pés nas dietas controle sugere que a ingestão predominante de alimentos vegetais pode ter retardado o dano neural progressivo associado ao diabetes, dizem os pesquisadores.
A média (HbA1c) e os níveis de glicose no sangue em jejum caíram mais acentuadamente naqueles que cortaram ou comeram muito poucos produtos de origem animal e esses participantes perderam quase o dobro do peso: 5,23 kg contra 2,83 kg. A queda no nível de gorduras do sangue – um fator de risco conhecido para doenças cardiovasculares – também foi maior naquelas em dietas à base de vegetais / vegetarianas.
Os pesquisadores apontam várias ressalvas para suas descobertas, incluindo o pequeno tamanho das amostras dos estudos que revisaram e a confiança dos dados na retirada dos participantes. Mas esta revisão é a primeira a tentar olhar para o impacto psicológico de uma dieta baseada em vegetais em pessoas com diabetes tipo 2, e baseia-se em pesquisas de cinco países diferentes, dizem eles.
Em seis dos estudos, aqueles que seguiram uma dieta baseada em plantas / vegetariana foram capazes de reduzir ou descontinuar os medicamentos que estavam tomando para diabetes e condições subjacentes associadas, como pressão alta.
Em geral, os resultados indicaram que, embora as dietas baseadas em plantas fossem mais difíceis de serem seguidas, pelo menos no início, os participantes aderiram a elas melhor do que as dos grupos de controle.
“Com base nas evidências da análise da pesquisa por esta revisão sistemática, pode-se concluir que as dietas baseadas em vegetais, acompanhadas de intervenções educacionais, podem melhorar significativamente a saúde psicológica, a qualidade de vida, os níveis de HbA1c e o peso, portanto, o controle do diabetes”, escreveram os pesquisadores.
“Além disso, as dietas à base de vegetais poderiam melhorar a dor neuropática diabética e os níveis de colesterol total, colesterol [lipoproteína de baixa densidade] e triglicérides[no diabetes tipo 2].
Mais informações:
BMJ Open Diabetes Research & Care, DOI: 10.1136 / bmjdrc-2018-000534
https://medicalxpress.com/
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://novembrodiabetesazul.com.br/campanha
https://www.tiabeth.com
#DMD #NovembroAzul #Diabetes #Prevenção #DM1 # DM2 #IDF #Educação #Novembro Azul Diabetes # conscientização
#NOVEMBROÉAZUL!AZULPELODIABETES #eventodiabetes
#controledodiabetes #DMD2018
#complicaçõesdodiabetes #diamundialdodiabetes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla