| | Bem-estar, Doenças e Sintomas, Estudantes da Saúde
A estratégia de associar um mês e uma cor a uma causa para exponenciar sua importância tem se propagado mundo afora. Passador os eventos como o Dezembro Laranja, o primeiro mês do ano marca o Janeiro Branco.
A data surgiu em 2014, em Minas Gerais, e tem tomado proporções gigantescas pelo Brasil.
Você conhece esse movimento e entende a sua importância? Acompanhe este texto até o fim e descubra mais!
Como e por que surgiu o Janeiro Branco?
O movimento surgiu a partir do entendimento sobre a importância em se falar sobre a saúde mental da população. A partir disso, reconheceu-se a relevância de trabalhar a temática e buscou-se colocar em evidências discussões sobre o assunto.
Trazer à tona um assunto que carrega tantos tabus e preconceitos era um desafio que precisava ser enfrentado. Por isso, o movimento teve como objetivo de engajar a população em prol do tema. A ideia era disseminar conhecimento sobre saúde mental. Fazer com que o assunto seja falado é uma das maneiras de despertar a preocupação e atentar sobre a importância de procurar ajuda e tratar os problemas psíquicos.
Desde então, essa bandeira tem sido levantada por todo o país por meio de diversas iniciativas. Profissionais da área da saúde, empresas públicas e privadas ingressaram na causa. Mas, ainda há muitas conquistas a serem alcançadas.
Por que Janeiro e por que Branco?
A escolha do mês e da cor não foi por acaso.
A equipe responsável por cuidar do projeto quis associar o mês de janeiro às causas de saúde mental por ser um mês em que as pessoas fazem muitos planos, repensam suas trajetórias e se veem enfrentando diversos conflitos. Estas mudanças podem influenciar o âmbito psicológico e afetivo e, por isso, intervir na saúde mental das pessoas.
Este tema coloca em destaque um aspecto da saúde que não é muito destacado atualmente. Ter qualidade de vida implica em possuir uma boa saúde mental, para que seus planos e sonhos possam se concretizar. Por outro lado, não se atentar a saúde mental pode fazer com que recomeços e períodos de tumulto se tornem psicologicamente muito mais desgastantes que o normal.
Já a escolha da cor branca representa a oportunidade nua. Como se fosse apresentada uma folha sem nada escrito, pronta para receber diversas histórias e possibilidades de sucesso. Logo, o branco simboliza a renovação, a mente limpa, equilibrada e sadia.
Quais são as missões do movimento?
Como destacamos, o Janeiro Branco busca dar evidência às discussões sobre saúde mental no Brasil. A principal delas é desmistificar o tabu que ainda existe sobre problemas psicopatológicos.
Por meio de conscientização, os idealizadores acreditam ser possível aumentar o número de pessoas que buscam tratamento.
Ainda há muito preconceito circundando a questão. O principal deles é o entendimento errôneo de que as doenças mentais estão relacionadas à loucura. Ao desvincularmos este estigma, estaremos mais abertos a procurar um profissional da área como um psicólogo e buscar terapia. Isto é, dispor de um tratamento adequado aos problemas psíquicos.
Como apoiar a campanha Janeiro Branco?
Quem quiser apoiar e incentivar o movimento, basta acessar o site do Janeiro Branco (Home - Janeiro Branco: https://janeirobranco.com.br/) e se informar melhor sobre as ações que são promovidas.
Além disso, existem várias formas de fortalecer a causa. Você pode, por exemplo:
- incentivar a aderência a campanha na sua empresa;
- compartilhar postagens e a importância do movimento nas redes sociais;
- sensibilizar sua família e vizinhança;
- colaborar financeiramente para a manutenção das ações.
O Janeiro Branco é mais uma importante causa que merece o apoio e incentivo de todos. Se você compreendeu a importância da campanha e quer fortalecer a sua voz, compartilhe este post nas suas redes sociais e faça a sua parte também!
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://blog.maconequi.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla