| | Bem-estar, Terceira Idade
Nosso corpo, assim como uma máquina, se desgasta ao longo do tempo, exigindo certos cuidados para funcionar de maneira apropriada. Quando atingimos a terceira idade, por exemplo, muitas das nossas funções corporais sofrem declínio. Isso faz com que seja necessário voltar nossa atenção para alguns métodos e tratamentos que auxiliem a viver essa maravilhosa etapa da vida com desenvoltura, felicidade e bem-estar.
E é nessa hora que entra a chamada fisioterapia geriátrica. Confira neste post o que é a fisioterapia geriátrica e como ela funciona. Ainda irá conhecer 5 benefícios especiais que esse procedimento proporciona aos idosos a longo e a curto prazo. Uma ótima leitura!
O que é a fisioterapia geriátrica
Fisioterapia geriátrica é uma especialidade do campo da fisioterapia voltada para cuidado e tratamento de pessoas da terceira idade. Notadamente aquelas que sofrem desgastes em sua funcionalidade e perderam sua independência na realização de atividades do dia a dia.
Por meio deste tratamento, o idoso não só garante um envelhecimento saudável, como previne-se de doenças, trata lesões ósseas e contusões musculares, melhora seu equilíbrio consideravelmente e garante uma boa qualidade de vida, recuperando suas capacidades e, consequentemente, sua satisfação pessoal.
Como funciona o procedimento
O procedimento é realizado com o auxílio de um profissional adequado, o fisioterapeuta. Ele vai ensinar e aplicar exercícios globais e técnicas ativas ao idoso de forma que este obtenha domínio de novos movimentos do seu corpo e desenvolva equilíbrio físico e mental.
Atualmente, a fisioterapia geriátrica pode ser aplicada de três diferentes maneiras: por meio da hidroterapia, da mecanoterapia e da cinesioterapia (movimentos biomecânicos). Todas são igualmente eficazes, respeitando os limites e desejos do paciente por meio de procedimentos adequados para cada situação.
5 benefícios da fisioterapia geriátrica
Muitos são os benefícios percebidos pelos idosos ao praticarem a fisioterapia geriátrica. Listamos para você os 5 principais e de maior destaque:
1. Melhoria na qualidade de vida
A terceira idade impossibilita a realização de muitas atividades do dia a dia. Esse fato que torna o idoso dependente de alguém para auxiliá-lo em simples tarefas. Por isso, fica inseguro e com a autoestima muito baixa.
Com a fisioterapia geriátrica, a pessoa não só retoma muitos movimentos, fortalecidos por exercícios e técnicas musculares, como permite que ela desenvolva independência em sua rotina, recuperando a autoestima e segurança. Tais fatores contribuem para um aumento da qualidade de vida como um todo.
2. Reduz sintomas e previne doenças
Além da perda de funcionalidade, a terceira idade é uma etapa conhecida pela chegada de algumas doenças inesperadas, como artrose, osteoporose, incontinência urinária, tendinites, além de queda da imunidade.
Com o estímulo constante de movimentos e de exercícios apropriados, muitas dessas doenças podem ter seus sintomas reduzidos drasticamente ou ser efetivamente prevenidas, permitindo que o idoso viva com saúde e bem-estar.
3. Aumenta a capacidade física
Como dito anteriormente, um dos principais enfoques da fisioterapia geriátrica é o fortalecimento e resistência muscular, além de flexibilidade.
Com o ganho de maior disposição e capacidade física, muitas atividades poderão ser retomadas na terceira idade e realizadas com desenvoltura, como caminhadas, natação, yoga e outros tipos de esporte ao gosto de cada um.
4. Desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora
A fisioterapia geriátrica não só trabalha a parte física do idoso, mas também o equilíbrio corporal e a coordenação motora, setores que envolvem sistemas neurológicos e sua plasticidade.
Esses setores são exercitados por meio de técnicas apropriadas que envolvam o treinamento do sistema vestibular (labirinto) e o aprimoramento da coordenação motora grossa, fina, geral e específica.
5. Melhora a memória
Um outro benefício importantíssimo proporcionado pela fisioterapia geriátrica é o aumento considerável da memória.
Isso ocorre pois diversos exercícios fisioterapêuticos trabalham ativamente a parte cognitiva, responsável pelo processo mental de juízo, percepção e raciocínio.
Embora a fisioterapia geriátrica seja recomendada para idosos, é importante salientar que pessoas de qualquer idade podem aderir ao tratamento. Além de ser uma atividade prazerosa, confere benefícios imensuráveis para o indivíduo, garantindo saúde e bem-estar.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://blog.maconequi.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla