Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de março de 2022

Câncer Colorretal > Diagnóstico : Estadiamento do

 

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 17/03/2015 - Data de atualização: 15/09/2020




O estadiamento descreve aspectos do câncer, como localização, se disseminou e se está afetando as funções de outros órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor ajuda na definição do tipo de tratamento e a prever o prognóstico do paciente.

O câncer colorretal inicial é denominado estágio 0 e, em seguida, os estágios variam de 1 a 4, onde o estágio 4 significa que a doença está mais disseminada. E dentro de um estágio, uma letra anterior significa um estágio inferior.

Sistema de estadiamento TNM

O sistema de estadiamento utilizado para o câncer colorretal é o sistema TNM da American Joint Committee on Cancer, que utiliza três critérios para avaliar o estágio do câncer:

  • T. Indica o tamanho do tumor primário e até onde se disseminou na parede do cólon ou do reto. Essas camadas incluem o revestimento interno (mucosa), o tecido fibroso (submucosa), a camada muscular espessa (muscularis propria) e as camadas finas e mais externas do tecido conectivo (subserosa e serosa).
  • N. Descreve se existe disseminação da doença para os linfonodos regionais próximos.
  • M. Indica se existe presença de metástase em outras partes do corpo, como fígado ou pulmões.

O sistema descrito para o câncer colorretal é de janeiro de 2018. Ele usa o estadiamento patológico, também denominado estágio cirúrgico, que é provavelmente mais preciso do que o estadiamento clínico, uma vez que leva em conta os resultados do exame físico, de biópsias e de exames de imagem, realizados antes da cirurgia.

Números ou letras após o T, N e M fornecem mais detalhes sobre cada um desses fatores. Números mais altos significam que a doença está mais avançada. Depois que as categorias T, N e M são determinadas, essas informações são combinadas em um processo denominado estadiamento geral.

Estágios do Câncer*

Estágio 0. Tis, N0, M0.

Estágio I. T1 ou T2, N0, M0.

Estágio IIA. T3, N0, M0.

Estágio IIB. T4a, N0, M0.

Estágio IIC. T4b, N0, M0.

Estágio IIIA. T1 ou T2, N1/N1c, M0; T1, N2a, M0

Estágio IIIB.  T3 ou T4a, N1/N1c, M0; T2 ou T3, N2a, M0; T1 ou T2, N2b, M0.

Estágio IIIC. T4a, N2a, M0; T3 ou T4a, N2b, M0; T4b, N1 ou N2, M0.

Estágio IVA. Qualquer T, qualquer N, M1a.

Estágio IVB. Qualquer T, qualquer N, M1b.

Estágio IVC. Qualquer T, qualquer N, M1c.

* As seguintes categorias adicionais não estão listadas TX (tumor principal que não pode ser avaliado por falta de informação), T0 (sem evidência de tumor primário) e NX (linfonodos regionais, que  não podem ser avaliados por falta de informações).

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/06/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia








 obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 


http://www.oncoguia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla