Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de março de 2022

Câncer de Colo do Útero: Converse com seu Médico sobre

 

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 31/10/2014 - Data de atualização: 11/02/2020



Preparamos um roteiro de perguntas que podem lhe orientar numa conversa com seu médico. Alguns pontos são muito importantes e não devem ser deixados de lado:

No diagnóstico

  • Qual é o meu diagnóstico? O que isso significa?
  • Qual o meu tipo de câncer de colo do útero?
  • Você pode me explicar o laudo do exame de patologia?
  • O câncer se disseminou para além do colo do útero?
  • Qual o estágio da doença? O que isso significa?
  • Qual o meu prognóstico?

Antes do tratamento

  • Quais são minhas opções de tratamento?
  • Qual o tratamento que você recomenda? Por quê?
  • Qual o objetivo do tratamento?
  • Quanto tempo durará o tratamento? Onde será realizado?
  • Quais os riscos ou efeitos colaterais para o tratamento?
  • Como esse tratamento pode afetar a minha vida diária? Será que vou ser capaz de trabalhar, exercer e realizar minhas atividades habituais?
  • Terei uma menopausa precoce devido ao tratamento?
  • Será necessário fazer reposição hormonal após o tratamento? Se sim, é seguro?
  • Quais são as chances da doença recidivar com esse esquema de tratamento?
  • Poderei ter filhos após o tratamento?
  • Quais são minhas opções de tratamento se eu quiser ter filhos no futuro?

Durante o tratamento

  • Como saberemos se o tratamento está respondendo?
  • Existe alguma coisa que eu possa fazer para gerenciar os efeitos colaterais?
  • Que sintomas ou efeitos colaterais eu devo comunicar de imediato?
  • Como posso entrar em contato com você a noite, feriados e finais de semana?
  • Preciso mudar minha alimentação durante o tratamento?
  • Existe algum limite no que eu poso (ou não) fazer nas minhas atividades diárias?
  • Que tipo de exercício físico eu devo evitar?
  • Devo parar de ter relações sexuais durante o tratamento?

Após o tratamento

  • Devo seguir uma dieta especial após o tratamento?
  • Existe algum limite no que posso (ou não) fazer?
  • A que sintomas devo ficar atenta agora?
  • Que tipo de atividades físicas posso fazer agora?
  • Quais exames de acompanhamento devem ser realizados? Qual a frequência desses exames?
  • Quais serão minhas opções se o câncer voltar?

É muito importante perguntar e esclarecer todas suas dúvidas, a informação é um direito seu!

Fonte: American Cancer Society (03/01/2020)





 obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

http://www.oncoguia.org.br/

www.inca.gov.br

https://bvsms.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla