8 de fevereiro de 2018
Com a evolução do Alzheimer e a piora dos sintomas, o doente vai se tornando cada vez mais dependente, podendo ficar acamado. E, como essa pessoa vai passar a maior parte do tempo no quarto, nada mais justo do que investir ao máximo para que este local seja aconchegante, seguro, tranquilo e agradável para o doente, não é mesmo?
É importante chamar atenção para o fato de que muitas vezes a pessoa com Alzheimer pode estar muito dependente mas, não totalmente, conseguindo ir ao banheiro caminhando, por exemplo. O ideal é valorizar ao máximo tudo que a pessoa ainda consegue fazer e estimulá-la, ok?
Selecionamos algumas orientações básicas para o quarto de uma pessoa com Alzheimer acamada que, apesar de simples, fazem muita diferença:
Aspecto geral do quarto
- O quarto da pessoa com Alzheimer acamada deve ser arejado, silencioso e iluminado (quanto mais natural for a iluminação, melhor).
- As cores devem ser claras e calmas, que transmitam tranquilidade e acolhimento. Os tons de branco ou azul bem claro são bem indicados.
- Mantenha a decoração simples. Muitos enfeites e informações podem confundir a pessoa com Alzheimer.
- Invista em músicas no quarto da pessoa com Alzheimer em algum momento do dia. Músicas tranquilas, calmas e que transmitam sentimentos bons (ou memórias felizes) ao doente surtem ótimo efeito!
Cama
- A cama da pessoa com Alzheimer acamada deve ter uma altura que facilita a postura do cuidador.
- As camas hospitalares são bem úteis, dependendo do nível de dependência que o doente está. Essas camas têm recursos que facilitam mudanças de posição e ajustes da pessoa na cama.
- Se você não estiver em condições financeiras para adquirir uma cama hospitalar, você pode adaptar uma cama comum! Pode usar almofadas e travesseiros de diferentes tamanhos e formas para elevar os pés e as pernas, por exemplo.
- É bem interessante colocar grades de proteção ao lado da cama para segurança do doente, evitar que ele caia da cama (principalmente durante à noite).
- Preste atenção aos lençóis da cama do doente! Ele deve estar sempre bem esticado, lisinho. As “rugas” que ficam no lençol são um prato cheio para que aconteçam as úlceras por pressão, chamadas de escaras.
- O colchão escolhido deve ser indicado pelo médico. Usar capas impermeáveis nos colchões ou colocar um material impermeável por cima do lençol na altura dos órgãos genitais evita que o quarto fique com cheiros ruins, caso aconteça um acidente ou vazamento.
- As grades laterais de proteção são indicadas como medida adicional de segurança, especialmente úteis à noite e para pacientes agitados.
- Você pode inserir interruptores especiais adaptados ao lado da cama da pessoa com Alzheimer, para que ela possa acender a luz (ou mesmo um abajur seguro e bem posicionado) quando desejar.
Temperatura do quarto
Embora seja importante que o doente pegue o sol da manhã, o ideal é que a cama esteja longe do sol, em um local com temperatura agradável e amena.
Mantenha a pessoa com Alzheimer agasalhada, respeitando a temperatura que estiver no dia (o bom senso é o que mais vai contar nesse sentido).
Dê atenção especial para os pés e as mãos do doente, que devem estar sempre agasalhados com luvas e meias, ok?
Objetos
- Mesa de cama: uma mesa de cama é importanta para facilitar o momento da refeição e evitar que caia comida na cama. Além disso, a mesa pode ser usada para jogos de estimulação cognitiva para o idoso.
- Fique atento a alergias! Evite plantas, tapetes, pelúcia e objetos que possam dar alergia.
- Invista em uma poltrona/cadeira para pegar sol! Uma poltrona confortável é item coringa em um quarto de uma pessoa com Alzheimer para que ela consiga pegar sol no início da manhã ou no fim da tarde. Garanta que a poltrona seja muito confortável e, que esteja localizada, de preferência, longe de correntes de ar para que o doente possa tomar sol tranquilamente.
- Mantenha sempre um copo com água fresca próximo a cama do doente;
- Coloque um relógio digital no quarto da pessoa com Alzheimer e todos os dias mostre as horas ao doente, fale do dia da semana, mês e ano. Ter um relógio à vista facilita muito a localização no tempo;
- Se necessário, faça uma rampa de acesso ao quarto, para facilitar o uso de cadeira de rodas a e a logística do cuidador.
Lembre-se de que o mais importante é o conforto e bem estar da pessoa com Alzheimer.
Mantenha um ambiente positivo no quarto do doente. Evite falar alto, xingar e falar palavras negativas.
Fale apenas de coisas boas no ambiente em que o doente está e mantenha o carinho como base em todo o cuidado.
Preze pela tranquilidade e alegria do doente, ok?
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://alzheimer360.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla