Powered By Blogger

domingo, 1 de outubro de 2023

01/10 – Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso

 

01 de outubro

Dia Internacional da Pessoa Idosa

               No dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional da Pessoa  Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1991. Nesta significativa data é oportuno fazer uma profunda reflexão sobre tudo que a sociedade, por meio dos conselhos de direito, gestores municipais, estaduais e federais, a esfera privada e as organizações da sociedade civil estão fazendo para absorver as demandas que vão surgindo cada vez mais específicas para as pessoas idosas.

               É de conhecimento de todos o crescente número de pessoas acima de 60 anos de idade no Brasil e no mundo. Dados do IBGE (2018) demonstram que a população idosa tende a crescer no Brasil nas próximas décadas.  O “índice de envelhecimento” que é a relação entre a porcentagem de idosos e de jovens, aponta para um considerável aumento nos  próximos anos, passando de 43,19%, em 2018, para 173,47%, em 2060 a porcentagem de pessoas idosas no Brasil.

               Diante da realidade apresentada é necessário pensar e executar medidas que favoreçam o envelhecimento saudável e a qualidade de vida dessa população, pois para um  envelhecer com dignidade é necessário a  garantia de acesso a moradia digna, renda, transporte, saúde, alimentação saudável e convivência familiar e comunitária. As desigualdades sociais atingem pessoas de diferentes idades, contudo, as pessoas idosas ficam ainda mais à margem da possibilidade de terem suas demandas atendidas, pois, por muitas vezes são consideradas como não produtivas e que apenas geram gastos aos órgãos públicos.

                No entanto, se forem pensadas alternativa para aproveitar o que há de melhor nas pessoas idosas: sua sabedoria e experiência de vida –  certamente além de sentirem-se úteis, isso provocará uma mudança positiva na maneira da sociedade olhar para as pessoas idosas e para o seu próprio futuro. Portanto, a valorização das pessoas idosas deve ser pauta em todas as instâncias, a começar pelo meio familiar. Uma cultura da valorização dessas pessoas que doaram seus dias para a construção de uma sociedade melhor faz-se necessário. Quando explicitamos às crianças e jovens o quão valoroso foi a contribuição de cada uma dessas vidas humanas que hoje, envelhecidas, requerem nosso amor e respeito, conseguimos prospectar uma nova maneira de enxergar as pessoas idosas.

               Familiares, governo, setor privado e a sociedade civil organizada atuando de maneira positiva no que diz respeito ao envelhecimento possibilitará uma vida mais digna e respeitosa às pessoas idosas.

               Também importante destacar o quanto já se conquistou, como, por exemplo, o Estatuto do Idoso. Contudo, é necessário somar forças e atuar cada vez mais em rede para alavancar as condições de uma sociedade que acolhe e honra seus idosos.

A Pastoral da Pessoa Idosa e a Contribuição para a Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa

               Há mais de 15 anos a Pastoral da Pessoa Idosa foi fundada exatamente na perspectiva de contribuir com um envelhecimento ativo e saudável. A visita mensal sistematizada realizada por líderes voluntários capacitados às pessoas idosas permite que as pessoas idosas recebam acompanhamento e tenham acesso à informações relevantes sobre diversos fatores que auxiliam para seu bem estar, como, por exemplo, a ingestão de líquidos, prevenção de quedas, vacinação, alimentação saudável, entre outros, sendo presença de escuta, acolhimento, afeto, ternura, levando a resiliência de novos rumos para vida.

               Esse acompanhamento realizado a mais de 170.000 (cento e setenta mil) pessoas idosas em todo  Brasil por meio de aproximadamente 25.000 (vinte e cinco mil) líderes voluntários gera condições de fazermos um estudo sobre os impactos positivos na vida da pessoa idosa que é olhada, ouvida e atendida em suas demandas.

               Um exemplo muito claro desse resultado é analisar os indicadores e perceber que uma simples orientação sobre a prevenção de quedas da pessoa idosa pode impactar diretamente na diminuição de gastos de recursos público, pois, por exemplo, ao evitar uma queda, deixa-se de usar um leito no hospital, talvez, até mesmo, evita-se cirurgias, uso de órteses, próteses, internamentos hospitalares, uso de mais medicamentos, incapacidade de mobilidade e dependência de terceiros para funções básicas. Ou seja, esse acompanhamento mensal sistematizado é sem dúvida uma das metodologias mais eficazes de atendimento às pessoas idosas com custo disparadamente mais baixo e impacto social e econômico de altíssima relevância.

               Portanto, investir recursos de toda natureza na prevenção e  na qualidade de vida das pessoas idosas tornará mais breve e eficiente a absorção de demandas naturalmente geradas por esse público.

Aproveitamos essa importante data para lhe fazer um conviteà uma ação concreta:

               Participe da Campanha da Pastoral da Pessoa Idosa intitulada LIGUE PARA UMA PESSOA IDOSA. A campanha teve início em março de 2020 por conta da Pandemia do Coronavírus para levar afeto, esperança e fraternidadeàs pessoas idosas. A campanha continua com maior abrangência, por isso lhe convidamos a ligar ainda hoje para uma pessoa idosa conhecida, oferecendo carinho, atenção  e principalmente, dizer a ela que pode contar com você.

               Saiba mais sobre a campanha pelo WhatsApp da Pastoral: (41)3076-6529

Ir. Maria Lúcia Rodrigues – Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE:https://ppi.org.br/dia-internacional-da-pessoa-idosa/



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla