Especialistas explicam como a doença ocorre nos pets e revelam os possíveis meios de prevenção
Por Por Isadora Moraes
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa demência progressiva e não tem cura, podendo levar o pet à morte.
“Nos cães e gatos, as degenerações também podem provocar déficit cognitivo, chamado de demência senil, apresentando sinais semelhantes ao Alzheimer em humanos”, afirma a professora Valeska Rodrigues, do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Franca.
Valeska alerta que a doença acomete em maior escala os animais de idade avançada e cães de porte grande.
“Os sinais clínicos de demência são encontrados em 50% dos cães com mais de 11 anos, e 60% em gatos acima de 15 anos”, diz Elidia Zotelli, médica-veterinária com atuação em neurologia.
Causas do Alzheimer em cães e gatos
A disfunção está relacionada ao envelhecimento e a degeneração progressiva do cérebro de cães e gatos, afetando a memória, o aprendizado e a compreensão, segundo Elidia.
A médica-veterinária Juliana Pereira explica que algumas lesões degenerativas graves, como doenças cardíacas e renais crônicas, podem levar ao Alzheimer.
“Não existe uma fórmula fixa de evitar essa degeneração e oxidação, pois todo corpo, seja ele humano ou animal, ao longo dos anos, acaba envelhecendo. Mas podemos tentar retardá-las, usando ácidos graxos, antioxidantes e promovendo exercícios físicos e estímulo cognitivo”, diz Juliana.
Hoje em dia, existem suplementos e medicações específicas para animais idosos que ajudam a evitar a evolução de doenças degenerativas.
FONTE:https://vidadebicho.globo.com/saude/noticia/2022/11/caes-e-gatos-tambem-tem-alzheimer-veja-os-sintomas-e-causas-da-doenca.ghtml
Câncer de Cólo de Útero
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla