Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Devo retirar os espelhos da casa de uma pessoa com Demência?

 

 

 

 

Organização, rotina e simplicidade em geral ajudam pessoas com demência a se concentrarem e pensarem. Alguns ambientes podem ter muitos estímulos e outros podem ser até pobres do ponto de vista de estímulos. O que nos ajuda a perceber isso? O caso de cada um.

Sobre os espelhos, especificamente, entenda que se esse objeto (ou um quadro ou qualquer outra coisa similar) perturba a pessoa, ela deve ser removida. Mas não há razão para remover se ela desencadeia comportamentos como uma conversa com ele ou outro comportamento que não causa incomodo. Ou seja, é o comportamento de cada pessoa frente aquele objeto que nos faz pensar se ele deve ser removido ou não.

(Se você é terapeuta ocupacional seja membro da comunidade reab e esteja atualizado sobre T.O e Envelhecimento!)

Se o objeto causa angústia, agressividade, desorganiza a pessoa o suficiente para interferir em atividades (tipo, o espelho na frente da mesa o desconcentra e ele não come sozinho por conta disso), ele deve ser retirado. Isto que deve ser considerado sempre: o comportamento!

As modificações ambientais podem ser muito importantes para o cuidado com a pessoa com demência e qualidade de vida do cuidador e da própria pessoa com a condição.

Fonte: Livro Melhor Livro sobre Demência: Alzheimer – O dia de 36 Horas

 

Sou terapeuta ocupacional de formação, comunicadora por dom e experiência ao longo dos 10 anos frente ao reab.me; empresária que aposta na produção de produtos e conteúdos significativos e com propósito para ajudar as pessoas que precisam dos cuidado da reabilitação. Editora-chefe do Reab.me. Terapeuta Ocupacional (UFPE) com especialização em Tecnologia Assistiva (UNICAP). Mestre em Design (UFPE). Sou autora de 4 livros de exercícios para estimulação cognitiva que servem como material de apoio em contextos terapêuticos que visam a manutenção ou melhora de disfunções cognitivas. Sendo eles: - 50 exercícios para estimulação cognitiva: o cotidiano em evidência; - 50 exercícios para estimulação cognitiva: a culinária em evidência; - 50 exercícios para estimulação cognitiva: a família em evidência; - 50 exercícios para estimulação cognitiva de crianças com dificuldades de aprendizagem. No mais, sou Ana, esposa de Fábio, mãe de Olga e Inácio. Praticante de meditação e yoga.

 

 

 

 

FONTE: https://www.reab.me/


 


Câncer de Cólo de Útero


 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs.

Carla

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla