Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

MELHOR IDADE: Qual é a conexão entre audição e declínio cognitivo?

 Perda Auditiva e Demênciahttps://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.audiviva.com%2Fperda-auditiva-e-demencia%2F&psig=AOvVaw0HURctvGZZ2DPvBp6QwtOH&ust=1705072211725000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CEMQr4kDahcKEwjor4ubz9WDAxUAAAAAHQAAAAAQB

 

 

 Por



A perda auditiva limita a capacidade de ouvir sons provenientes do ambiente e também pode contribuir para o declínio cognitivo e para o processamento auditivo.

Entenda:

“Processando som”

Muitas pessoas acreditam que o som só é processado nos nossos ouvidos, mas não é o caso. Quando os sons são ouvidos, o som viaja através do canal auditivo para chegar ao tímpano, que então “bate” ondas sonoras, fazendo com que o martelo, a bigorna e os ossos do estribo se movam. Quando esses ossos se movem, eles transmitem ondas sonoras para a janela oval, que separa o ouvido externo do ouvido interno.

Quando as ondas sonoras atingem o ouvido interno, elas são transmitidas para a cóclea, que contém um fluido que vibra quando as ondas sonoras são transmitidas a ela. Quando as ondas sonoras atingem a cóclea, as células ciliadas processam as vibrações da cóclea em sinais que viajam até o cérebro para serem interpretados.

No cérebro, a localização, a melodia, o ritmo, a harmonia e a linguagem são processados ​​a partir do som, e o ouvinte é capaz de interpretar o que é o som e de onde veio.

Não é à toa que a perda auditiva contribui para o declínio cognitivo, já que seu cérebro precisa trabalhar mais para conseguir interpretar os sons e seus conteúdos.

Quando as pessoas não conseguem ouvir sons, elas podem interpretar mal o que alguém está dizendo ou não conseguir localizar um som em seu ambiente, como a sirene de um caminhão de bombeiros.

Prevenindo o Declínio Cognitivo

Como as pessoas podem prevenir a perda auditiva e o declínio cognitivo?

Para começar, evite o uso de fones de ouvido com a música em volume alto. Ao “tocar/ouvir” música, é possível causar danos ao ouvido interno através da exposição a ondas sonoras intensas. Se estiver em um show ou festa, evite ficar perto de alto-falantes com maior intensidade sonora para evitar danos ao ouvido e aos tímpanos. Além disso, se você estiver com perda auditiva, consulte seu médico sobre a higiene dos ouvidos.

O acúmulo de cera também pode fazer com que alguém perca a audição.

Por último, considere avaliar com um especialista a compra de um aparelho auditivo, se notar perda auditiva. Ao fazer essas coisas, você pode evitar que seu cérebro trabalhe horas extras para interpretar os sons que você encontra em seu ambiente.


Sou terapeuta ocupacional de formação, comunicadora por dom e experiência ao longo dos 10 anos frente ao reab.me; empresária que aposta na produção de produtos e conteúdos significativos e com propósito para ajudar as pessoas que precisam dos cuidado da reabilitação. Editora-chefe do Reab.me. Terapeuta Ocupacional (UFPE) com especialização em Tecnologia Assistiva (UNICAP). Mestre em Design (UFPE). Sou autora de 4 livros de exercícios para estimulação cognitiva que servem como material de apoio em contextos terapêuticos que visam a manutenção ou melhora de disfunções cognitivas. Sendo eles: - 50 exercícios para estimulação cognitiva: o cotidiano em evidência; - 50 exercícios para estimulação cognitiva: a culinária em evidência; - 50 exercícios para estimulação cognitiva: a família em evidência; - 50 exercícios para estimulação cognitiva de crianças com dificuldades de aprendizagem. No mais, sou Ana, esposa de Fábio, mãe de Olga e Inácio. Praticante de meditação e yoga.









FONTE: https://www.reab.me/qual-e-a-conexao-entre-audicao-e-declinio-cognitivo/


 

Câncer de Cólo de Útero


 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs.

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla