Em 2023, a comunidade global comemora em 4 de fevereiro o Dia Mundial Contra o Câncer com o tema "Por cuidados mais justos", e um chamado para união de vozes e ação.
A OPAS se une a esta campanha para convocar todos, coletiva e individualmente, a se comprometerem a fortalecer as ações destinadas a melhorar o acesso à atenção de qualidade, incluindo triagem, detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos.
Junte-se a nós para reduzirmos o impacto do câncer!
Câncer nas Américas
Nas região das Américas, o câncer é a segunda causa mais frequente de morbidade e mortalidade, depois das doenças cardiovasculares, e é uma base importante das desigualdades em saúde.
Estima-se que 4 milhões de pessoas foram diagnosticadas recentemente e 1,4 milhão de pessoas morreram da doença em 2020. Aproximadamente, 57% dos novos casos de câncer ocorreram em pessoas com 69 anos de idade ou menos, quando estavam no auge de suas vidas.
Tendências futuras
Estima-se que globalmente foram registrados 20 milhões de novos casos de câncer e 10 milhões de mortes por câncer. A carga de câncer deve aumentar aproximadamente 60% nas próximas duas décadas, sobrecarregando ainda mais os sistemas de saúde, as pessoas e as comunidades. A carga global prevista deve aumentar cerca de 30 milhões de novos casos de câncer até 2040, com os maiores aumentos ocorrendo em países de baixa e média renda.
Na
região das Américas, estima-se que o número de pessoas com diagnóstico
de câncer aumente em 57% para aproximadamente 6,23 milhões de pessoas
com diagnóstico de câncer até 2040, se nenhuma ação for tomada para
prevenir e controlar.
O câncer pode ser prevenido e controlado
O câncer pode ser prevenido e controlado por meio da implementação de estratégias baseadas em evidências para prevenção, triagem e detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos. Os fatores de risco modificáveis mais comuns para o câncer, que são compartilhados com muitas outras doenças não transmissíveis, são:
- Uso do tabaco
- Baixa ingestão de frutas e vegetais
- Uso nocivo de álcool
- Falta de atividade física
Alguns fatores de risco específicos para o câncer incluem infecções crônicas pelo vírus do papiloma humano (HPV) - para câncer cervical -, hepatite B e C - para câncer de fígado- e H.pylori -para câncer de estômago.
Entre um terço e a metade dos casos de câncer poderiam ser evitados com a redução da prevalência de fatores de risco conhecidos. Exemplos de intervenções acionáveis são o controle do tabagismo e a vacinação contra o HPV. A prevenção primária mais eficaz do câncer é baseada em abordagens de todo o governo, com legislação, regulamentação e políticas fiscais combinadas com atividades para mudar o comportamento comunitário e individual. As mensagens de saúde pública e a promoção da saúde devem apresentar evidências sobre fatores de risco específicos.
Acreditamos em um futuro sem câncer.
O momento de agir é agora.
FONTE: https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-contra-cancer-2023-por-cuidados-mais-justos
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla