https://youtu.be/uzAhV6f_TUU 👇👇
É preciso ficar atento aos sinais do corpo. Quando há algo de errado em seu sistema, alguns sintomas tendem a surgir. Em mais de 95% das vezes, o sangramento vaginal é o sinal de alerta.
Nas mulheres em menopausa, esse sinal costuma ser identificado rapidamente como digno de atenção; nas que ainda não chegaram a essa fase da vida, pode ser confundido com menstruações irregulares e, portanto, negligenciado.
Outros sintomas também merecem a atenção:
Sangramento vaginal
Em mais de 95% das vezes, o sangramento vaginal é o sinal de alerta. Nas mulheres em menopausa, esse sinal costuma ser identificado rapidamente como digno de atenção; nas que ainda não chegaram a essa fase da vida, pode ser confundido com menstruações irregulares e, portanto, negligenciado.
Dor pélvica
Dores e sensação de peso na pelve geralmente então associadas a tumores maiores, que exercem pressão sobre as estruturas vizinhas.
Massa pélvica
Nem sempre os tumores de endométrio apresentam sinais de alerta, como sangramento ou dor, porque podem crescer para o interior do abdome. O exame clínico ou ginecológico permitirá identificá-los.
Sintomas gerais
Diminuição do apetite, cansaço e palidez eventualmente surgem mesmo na fase em que a doença ainda está localizada.
Na doença avançada, o comprometimento de outros órgãos poderá provocar obstruções intestinais, invasão da bexiga, alterações urinárias, interferência na função pulmonar com tosse e dificuldade para respirar, além de alterações da função hepática.
Atualização: Dra. Graziela Zibetti Dal Molin – CRM 147.913
Oncologista clínica – BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Apoio: Dr. Daniel Vargas Pivato de Almeida – CRM 27.574
Oncologista clínico – Grupo Oncoclínicas – Brasília-DF
Vídeo: Dra. Graziela Dal Molin
FONTE: https://vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-endometrio-o-que-e/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla