Oncoguia
28/02/2024
O Fantástico destacou avanços promissores na terapia celular CART-CELL para cânceres sanguíneos avançados, apresentando estudo exclusivo com resultados clínicos impressionantes, incluindo casos de quase remissão completa.
A CART-CELL envolve a modificação genética de linfócitos T, fundamentais no controle tumoral, tornando-os células CAR (Receptor de Antígeno Quimérico).
Infundidos no paciente, multiplicam-se e combatem o câncer, porém o tratamento é tóxico, com 20% desenvolvendo a "Síndrome de Liberação de Citoquinas" exigindo internação.
A terapia já é aprovada nos EUA para certos cânceres sanguíneos e no Brasil para leucemia e linfoma. Em tumores sólidos, como mama e pulmão, é experimental.
A tecnologia é cara e requer prescrição cuidadosa, sendo objeto de pesquisa para outros tipos de câncer.
No SUS, a USP-Ribeirão Preto trata pacientes com CART, alcançando 40-45% de remissão completa em um protocolo de pesquisa com 81 pacientes.
A reportagem destaca depoimentos positivos de pacientes em uso da tecnologia, ressaltando a esperança de cura.
Alerta para informação qualificada e aconselha consulta com oncologistas.
Em nosso site (www.oncoguia.org.br/noticias) você encontra a reportagem completa veiculada no Fantástico, complementando as informações do Dr. Gilberto Amorim (Dr Gilberto Amorim), oncologista clínico da Oncologia D’Or e membro do comitê científico do Oncoguia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla