ABCDT
03/02/2025
Você sabia que o tipo de acesso arteriovenoso por meio do qual a hemodiálise é feita varia de acordo com a necessidade de cada paciente? Existem os cateteres de curta ou longa permanência e as fístulas arteriovenosas.
A fístula arteriovenosa, técnica que promove uma conexão direta entre uma artéria e uma veia, permite que o sangue do corpo seja levado até a máquina de diálise para ser filtrado e, após o processo, retornar limpo.
Esse acesso é realizado por meio de cirurgia, geralmente no antebraço, e precisa de um período de amadurecimento, que pode levar de quatro a 12 semanas, para começar a ser utilizado. Entre os benefícios da fístula, estão maior durabilidade, menor risco de infecção e trombose e melhora no fluxo sanguíneo para a diálise.
A fístula requer alguns cuidados específicos. O paciente deve evitar pressionar a área do acesso, manter a região sempre limpa e seca e verificar a pulsação regularmente.
Esta é uma opção segura e eficaz para o paciente em diálise e um grande avanço para o tratamento da saúde renal. Infelizmente, no Brasil, alguns pacientes ainda enfrentam dificuldades para colocar a fístula, em vez de cateter. E você, que é paciente renal, teve algum desafio com a sua fístula?
FONTE: https://www.facebook.com/ABCDT.dialise?__cft__[0]=AZX9So5Bpgdk5raCDq84DHgdjZ54BF-xE7oxUFT0u4Pnxxxtki2MImOfT90HXiq5GeR87-gVx8PpvqVAZIJrUVMyuuLKyySW5kUi4pmCim57SVW6fKAaGN6daf5mi1dm3NQBZXyfewP-tG2pIx7uo3G1mUeYahJC-vYy34acpJgq9NBfevw0TYTy2G8b8EV6bay_ksWGPYTxWd4tJYefwiHFjy4ZWllVRotcX4P4P7BxHQ&__tn__=-UC%2CP-y-R
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla