05 OUTUBRO 2018
Recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre a intensificação do tratamento do diabetes
O custo crescente dos medicamentos utilizados para o tratamento do diabetes é um importante obstáculo nos esforços para promover um melhor controle do diabetes. Essa constatação é válida tanto para os fármacos já disponíveis há muito tempo como para as mais recentes opções farmacológicas. Em outras palavras, será que o custo aumentado dos novos fármacos está valendo a pena? E os parâmetros de eficácia e segurança são realmente convincentes?
A Organização Mundial da Saúde desenvolveu estas diretrizes para fornecer orientações sobre a seleção de medicamentos para intensificação do tratamento no diabetes tipo 2 e sobre o uso de insulina (humana ou analógica) no diabetes tipo 1 e 2. O público-alvo inclui clínicos, formuladores de políticas, gerentes de programas nacionais de diabetes e agentes de aquisição de medicamentos. A população alvo são adultos com diabetes tipo 1 ou 2 em ambientes de poucos recursos em países de baixa ou alta renda. As diretrizes também se aplicam a populações desfavorecidas em países de alta renda.
As recomendações foram formuladas por um grupo de desenvolvimento de diretrizes de 12 membros e baseiam-se em revisões sistemáticas de alta qualidade identificadas por meio de uma pesquisa em vários bancos de dados bibliográficos de 1º de janeiro de 2007 a 1º de março de 2017. O sistema GRADE (Avaliação, Desenvolvimento e Avaliação de Recomendações) foi utilizado para avaliar a qualidade das evidências e a força das recomendações. A diretriz foi revisada por 6 revisores externos.
Recomendação 1:
Administre uma sulfonilureia a pacientes com diabetes tipo 2 que não atinjam o controle glicêmico com metformina em monoterapia ou que tenham contraindicações à metformina (forte recomendação, evidência de qualidade moderada).
Recomendação 2:
Introduzir o tratamento com insulina humana em pacientes com diabetes tipo 2 que não atingem o controle glicêmico com metformina e / ou sulfonilureia (forte recomendação, evidência de qualidade muito baixa).
Recomendação 3:
Se a insulina não for adequada, pode ser adicionado um inibidor da dipeptidil peptidase-4 (DPP-4), um inibidor do sódio-glicose cotransportador-2 (SGLT-2) ou uma tiazolidinediona (TZD) (recomendação fraca, evidência de qualidade muito baixa). ).
Recomendação 4:
Use insulina humana para controlar a glicose no sangue em adultos com diabetes tipo 1 e em adultos com diabetes tipo 2 para quem a insulina é indicada (forte recomendação, evidência de baixa qualidade).
Recomendação 5:
Considere os análogos de insulina de ação prolongada para controlar a glicose sanguínea em adultos com diabetes tipo 1 ou tipo 2 que têm hipoglicemia severa frequente com insulina humana (recomendação fraca, evidência de qualidade moderada para hipoglicemia grave).
COMENTÁRIO FINAL:
Vamos avaliar se essas recomendações são efetivamente adequadas para promover melhores cuidados às pessoas com diabetes? A recomendação 3, por exemplo, recomenda o uso de um inibidor da DPP-4, um inibidor da SGLT-2 ou uma glitazona. Porém, na avaliação de desempenho terapêutico essa indicação é considerada como “recomendação fraca e evidência de qualidade muito baixa”. E então, qual a conclusão que podemos tirar desse conflito estranho?
Fonte: Roglic G, Norris SL et al.Medicines for Treatment Intensification in Type 2 Diabetes and Type of Insulin in Type 1 and Type 2 Diabetes in Low-Resource Settings: Synopsis of the World Health Organization Guidelines on Second- and Third-Line Medicines and Type of Insulin for the Control of Blood Glucose Levels in Nonpregnant Adults With Diabetes Mellitus Ann Intern Med. 2018;169(6):394-397. DOI: 10.7326/M18-1149
Autor
Dr. Augusto Pimazoni-Netto - CREMESP 11.970
Doutor em Ciências (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim – Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
E-mail: pimazoni@uol.com.br
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://novembrodiabetesazul.com.br/campanha
#DMD #NovembroAzul #Diabetes #Prevenção #DM1 # DM2 #IDF #Educação #Novembro Azul Diabetes # conscientização
#NOVEMBROÉAZUL!AZULPELODIABETES #eventodiabetes
#controledodiabetes #DMD2018
#complicaçõesdodiabetes #diamundialdodiabetes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla