O bacilo da tuberculose extrapulmonar Koch geralmente entra no corpo através do trato respiratório, mas não aloja-se nos pulmões, e sim outras partes do corpo e pode gerar diferentes tipos de tuberculose, principalmente:
- Tuberculose linfonodal, que é o tipo mais comum de tuberculose extrapulmonar e caracteriza-se por estar alojada nos gânglios linfáticos.
- Tuberculose miliar, que é o tipo mais severo de tuberculose e ocorre quando o Mycobacterium tuberculosis atinge a corrente sanguínea e pode ter como alvo diferentes órgãos, incluindo o pulmão, causando várias complicações;
- Tuberculose óssea, na qual a bactéria se aloja nos ossos causando dor e inflamação que dificultam o movimento e promovem a perda de massa óssea.
As bactérias podem permanecer dormentes no corpo durante um longo período de tempo até uma situação de stress, tais como, por exemplo, o que leva a uma diminuição do sistema imunológico favorece a sua proliferação e, consequentemente, a manifestação da doença.
Quais são os Principais Sinais e Sintomas da Tuberculose Ganglionar?
Os sintomas da tuberculose ganglionar são inespecíficos, como febre baixa e perda de peso, o que pode fazer com que a pessoa não procure ajuda médica imediatamente.Outros sintomas presentes são:
- Nós inchados no pescoço, nuca, axilas ou virilha, geralmente 3 cm, mas pode atingir 8-10 cm de diâmetro. Os gânglios linfáticos não são doloridos, mas são sempre difíceis e difíceis de movimentar.
- Diminuição do apetite;
- Pode haver suores noturnos exagerados;
- Febre de 38º C, especialmente no final do dia;
- Fadiga excessiva.
Na presença desses sintomas, é importante buscar orientação de um pneumonologista ou clínico geral para que o diagnóstico seja feito e o tratamento antibiótico possa ser iniciado.
Como o Diagnóstico da Tuberculose Ganglionar é Obtido?
O diagnóstico da tuberculose é obtido principalmente através de raios-X e exame microbiológico para a presença de bactérias, por meio de uma biópsia do nó afetada em que é aspirada através de uma agulha fina um amostra do mesmo e é enviada para o laboratório para análise.
Além disso, outros testes podem ser solicitados para ajudar a diagnosticar a doença como uma hematologia completa e PCR.
O tempo médio entre o início dos sintomas até o diagnóstico de tuberculose ganglionar varia de 1 a 2 meses, mas pode chegar a 9 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla