Instituto Viva Bem maio 11, 2019
- Instituto Viva Bem:
A disfagia é uma dificuldade de deglutição que pode ocorrer em decorrência de alterações resultantes de doenças neurológicas, como Doença de Parkinson, Acidente Vascular Encefálico (AVE), Doença de Alzheimer e Miastenia Gravis; e de alterações estruturais causadas por tumores e traumas. Esta falha é denominada Presbifagia quando resulta de modificações inerentes ao processo de envelhecimento.
As complicações decorrentes da disfagia podem causar problemas sérios como desnutrição, desidratação, complicações respiratórias e pneumonia aspirativa, além de afetar as áreas sociais e emocionais, já que o momento da refeição deve representar um momento prazeroso, de socialização e interação familiar. Durante as refeições o idoso pode preferir se isolar, o que pode comprometer o envelhecimento saudável.
Muitos sintomas de alterações na deglutição do idoso podem não ser percebidos. Por isso é importante conhecer os sinais sugestivos de disfagia durante e/ou após a alimentação.
A qualidade vocal após a alimentação, a presença de tosse, engasgos e pigarro durante e/ou após a alimentação, a demora na deglutição, a necessidade de múltiplas deglutições e a mudança na frequência respiratória podem ser indicativos de alterações na deglutição.
A pneumonia é uma das principais causas de mortalidade entre idosos. As causas mais comuns desta doença estão relacionadas a longevidade associada a presença de doenças crônicas coexistentes, intervenções terapêuticas e diminuição do sistema imunológico.
No entanto, a aspiração traqueal possivelmente representa o maior fator de risco para a pneumonia nesta população. A pneumonia é frequentemente causada por desordens não percebíveis na deglutição que geram aspirações silenciosas do conteúdo gástrico.
Mediante o risco crescente de morbidade, o conhecimento dos profissionais de saúde na avaliação do idoso com ou em risco para disfagia representa um diferencial.
- Instituto Viva Bem: https://institutovivabem.com.br/a-disfagia-causa-problemas-graves-nos-idosos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla