Powered By Blogger

terça-feira, 23 de março de 2021

O que é Tuberculose Ganglionar e Quais são os Sinais e Sintomas?

 18 de dezembro de 2018



Sensitive relaxed woman touching her neck on blue background

tuberculose ganglionar, ou tuberculose nodal, é uma infecção tuberculosa que afeta a linfa do pescoço, peito, axilas , ou na virilha, e menos frequentemente na região abdominal.

Esta é uma das doenças mais antigas do mundo e é causada por duas espécies de micobactérias, principalmente Mycobacterium tuberculosis e casos excepcionais de Mycobacterium bovis.

A infecção geralmente ocorre por gotículas de saliva expelidas por pacientes infectados e inalados por pacientes saudáveis. Outras formas de contágio de bacilos da tuberculose são conhecidas como através da pele ou da placenta, no entanto, são extremamente raras e não têm importância epidemiológica.

Nódulo no pescoço

Aproximadamente 33% dos casos de tuberculose afetam não apenas os pulmões, mas também outros órgãos. Esses casos são conhecidos como tuberculose extrapulmonar. Esse é o tipo mais comum de tuberculose extrapulmonar, mas tem cura quando o tratamento é feito com o uso de antibióticos. Esta doença é mais frequente em mulheres e adultos jovens.

Existem muitos fatores de risco para a tuberculose, que incluem estados imunocomprometidos, superlotação e fumar, dentre outros. Os sintomas clássicos da tuberculose pulmonar incluem febre persistente de baixo grau, tosse com expectoração e perda de apetite e peso. Os sintomas da tuberculose ganglionar são mais variados, mas febre e perda de peso estão presentes na maioria dos casos. 

O tratamento da tuberculose em geral é padronizado por diversos órgãos do mundo e é efetivo na cura da doença. Tal como acontece com qualquer doença evitável, a prevenção é definitivamente melhor do que a cura, e métodos simples, como a vacinação universal, ajudam a diminuir o risco de transmissão da infecção.

A infecção de qualquer órgão no corpo que não os pulmões por Mycobacterium tuberculosis é chamada de tuberculose extrapulmonar. Os locais mais comuns de tuberculose extrapulmonar são os linfonodos, a pleura, o abdômen, os ossos e as articulações, a medula espinhal, o cérebro e suas coberturas.


 COLORRETAL/RIM


obs. conteúdo meramente informativo procure 
seu médico
abs
Carla
https://opas.org.br/o-que-e-tuberculose-ganglionar-e-quais-sao-os-sinais-e-sintomas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla