Pleura são as coberturas dos pulmões. Existem duas camadas da pleura, chamadas camada parietal e camada visceral. A camada visceral é aplicada de perto à superfície do pulmão, enquanto a camada parietal está perto da parede torácica per se. Geralmente, há um pequeno espaço entre essas camadas, que tem uma fina camada de fluido, o que permite a lubrificação.
Em muitos pacientes com tuberculose pulmonar, a pleura pode ficar inflamada por causa da reação imune, mesmo sem que as bactérias da TB realmente atinjam a pleura.
Mas, às vezes, as bactérias podem ficar aninhadas no espaço entre as duas camadas da pleura e causar TB pleural. A presença de bactérias na pleura causará inflamação e acúmulo excessivo de líquido no espaço pleural.
Isso é chamado de derrame pleural. Envolvimento da pleura causará dificuldade respiratória e dor no ar inspirador. O diagnóstico da TB pleural pode ser feito por simples aspiração do líquido pleural e testando a presença de bactérias por microscopia, testes genéticos ou por cultura.
Prova definitiva de envolvimento bacteriano da pleura pode ser feita por biópsia pleural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla