Equipe Oncoguia
- - Data de cadastro: 29/04/2015 - Data de atualização: 20/03/2019
Há alguns anos acreditava-se que os cânceres de ovário começavam apenas nos ovários, mas evidências recentes sugerem que muitos tipos podem começar nas células distais das trompas de falópio.
O câncer de ovário é considerado o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado, uma vez que a maioria dos tumores malignos de ovário só se manifesta em estágio avançado.
O câncer de ovário pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas acomete principalmente mulheres acima de 40 anos, são tumores de crescimento lento com sintomas que levam algum tempo para se manifestarem. O quadro clínico não é muito específico e pode se manifestar com dor abdominal difusa, constipação, aumento de volume do abdome e desconforto digestivo ou dispepsia.
Existem três tipos principais de tumores de ovário:
- Tumores epiteliais. Começam a partir das células que cobrem a superfície externa do ovário. A maioria dos tumores ovarianos são de células epiteliais.
- Tumores de células germinativas. Começam a partir das células que produzem os óvulos.
- Tumores estromais. Começam a partir de células que formam o ovário e que produzem os hormônios femininos; estrogênio e progesterona.
A maioria destes tumores é benigna e não se dissemina para além do ovário. Os tumores benignos podem ser tratados mediante a remoção de um dos ovários ou a parte do ovário que contém o tumor. No entanto, os tumores ovarianos malignos podem acometer o órgão e se disseminar para outras partes do corpo.
Fonte: American Cancer Society (11/04/2018)
#câncer #ovario #mês de conscientizaçao CÂNCER DEOVÁRIO #conscientização #oncoguia #worldleukemiaday
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla