· O ambiente deve estar iluminado, e sem ruído nem fontes de distrações.
· O(a) cuidador(a) deve começar por preparar a divisão onde vai ser servida a refeição. Não devem ser feitas mudanças bruscas no espaço e devem ser evitadas todas as possíveis fontes de distração, como por exemplo ter a televisão ligada ou manter à vista objetos que possam provocar desatenção.
· Só depois de estar tudo preparado para a refeição, é que o familiar dependente deve ser avisado que é hora de comer.
· O cuidador deve nesse momento assegurar-se que o seu familiar está limpo e confortável, e caso seja necessário deve realizar a higiene necessária.
· Se a condição física assim o permitir, o familiar deve ficar sentado numa cadeira. Posteriormente deve ser feita a higiene bucal e das mãos (com a ajuda de toalhetes apropriados). Uma higiene bucal correta antes das refeições é fundamental em pessoas que sofrem de dificuldade de deglutição para se evitarem infeções das vias aéreas.
· Coloque um guardanapo à volta do pescoço.
· Se a pessoa estiver encamada, sempre que for possível sirva a refeição numa outra divisão da casa, seja ela a cozinha ou a sala.
· Caso a pessoa tenha que se manter na cama, deve ficar sentada com um angulo de 90 graus, e deve ser colocada uma almofada nas costas para ajudar a manter a posição adequada e evitar que se mova.
· Para se evitarem quedas ou acidentes, o familiar nunca deve ficar sentado na berma da cama.
· É fundamental que tenha uma boa postura para evitar o risco de sufoco e facilitar o engolir da comida. O cuidador deve sentar-se à altura do familiar, e suficientemente perto para que o veja e oiça bem.
· Caso a pessoa sofra de hemiplegia, o cuidador deve colocar-se no lado afetado ou “não funcional”. O cuidador deve sentar-se sempre do seu lado dominante. Se por exemplo for destro, deve sentar-se à direita do seu familiar. Dessa maneira consegue-se imitar a própria mão do familiar para que a ação de comer seja o mais natural possível.
· Chame a atenção para que o familiar se fixe em si. Verifique se a comida não está demasiado quente e se é fácil de engolir.
· A ingestão da comida deve ser alternada com pequenos tragos de água. Verifique se o familiar engoliu o alimento antes de prosseguir com o próximo bocado.
· Limpe a boca e as mãos sempre que for necessário.
· No final da refeição sirva mais um pouco de água.
· Em caso de dificuldade em engolir não se devem utilizar seringas para dar de comer. No seu lugar, utilize sempre uma colher pequena para facilitar a oclusão da boca e permitir que a pessoa possa engolir com mais facilidade.
· Depois da refeição faça a higiene necessária e deixe a pessoa incorporada no mínimo durante 30 minutos para facilitar a digestão. Pretende-se evitar que a comida passe para o trato respiratório e possa sufocar ou causar uma infeção pulmonar. Se a pessoa vai para a cama imediatamente após comer, pode acontecer o refluxo (movimento para trás da comida em direção à boca).
· Se o familiar for dormir a cabeceira da cama deve ser levantada pelo menos a 45 graus.
Fontes:
Pacientes y Cuidadores
Universidad Internacional de la Rioja
Alzheimers Association
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.cuidador.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla