Petit Gateau Diet
Ingredientes do Petit Gateau Diet:
Modo de preparo do Petit Gateau Diet:
Derreta a margarina com o chocolate em banho-maria, misturando até obter um creme homogêneo. Em outra tigela, bata as gemas, os ovos, o adoçante culinário e o cacau. Misture o creme de ovos ao chocolate e por fim acrescente a farinha de trigo. Unte e enfarinhe nove formas grandes de empada e distribua a massa. Leve ao forno quente (250ºC) por cerca de 5 minutos. Desenforme e sirva quente acompanhado de Sorvete Diet de sua preferência.
Tempo de Preparo: 15 minutos
Tempo de Forno/Fogão: 7 minutos
Rendimento: 9 porções de 72 g
Receita Falso Mousse de Chocolate Zero Açúcar
Tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 5 porções de 100g
Ingredientes:
½ abacate (260g)
2 bananas brancas médias (190g)
Adoçante Culinário – 6 colheres de sopa rasas (4g)
Cacau em pó – 3 colheres de sopa rasas (15g)
Modo de preparo:
1) Corte o abacate ao meio e coloque uma metade dentro do liquidificador.
2) Acrescente a banana picada, o adoçante e o cacau.
3) Bata até ficar cremoso, em ponto de mousse.
4) Despeje em uma tigela única ou em 5 potinhos individuais.
5) Coloque para gelar e tire da geladeira na hora de servir.
Contagem de carboidratos
Essa receitinha de mousse falso, além de não conter adição de açúcar, tem poucas calorias se comparada à receita original do mousse de chocolate. O mousse de chocolate tradicional tem em média 300 a 400 Kcal em uma porção média de 100 á 150 g. O mousse falso com abacate, banana e cacau sem açúcar, contém em cada porção de 100 g apenas 125 Kcal, 12 g de carboidrato e 5 g de fibras. Pela contagem de carboidratos com desconto das fibras representa 7 g de carboidratos, ou seja, quase ½ equivalente de carboidratos.
Nutrição funcional
O falso mousse de chocolate é uma mistura de frutas com cacau, onde não há adição de açúcar, apenas contém a frutose da própria banana e do abacate. A receita original leva nos ingredientes mel ao invés do adoçante, portanto muito cuidado, pois o mel pode aumentar sua glicemia. Ainda, se você substituir o mel por frutose, o risco de hiperglicemia é grande, uma vez que aumenta a quantidade de frutose normal das frutas pela adição.
A frutose é um açúcar simples, porém também se transforma em glicose no organismo.,por isso utilizamos o adoçante culinário. O ponto forte da receita é sem dúvida o abacate! Muitas vezes essa fruta já foi vilã das dietas por conter muita gordura, entretanto, esta gordura é uma gordura boa para nosso corpo, que auxilia na prevenção de doenças cardíacas e até mesmo no emagrecimento. Vale reforçar também que o abacate é uma fruta rica em fibras! Sim, contem quase a mesma quantidade que a goiaba branca, goiaba vermelha, caqui chocolate e tamarindo. As demais frutas que costumamos consumir contem quase 2 X menos fibras (comparado em 100g).
A quantidade de gordura do abacate auxilia na redução do índice glicêmico da receita, pois a gordura retarda o esvaziamento gástrico, fazendo com que a absorção da glicose aconteça lentamente, diminuindo as chances de picos de glicemia. Tanto o abacate quanto a banana são frutas ricas em triptofano, o aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor das sensações de prazer e bem estar. O cacau também é fonte do triptofano, portanto é a receita IDEAL para quem em problemas de depressão, alteração de humor, problemas com sono e está naqueles dias de TPM.
Torta de Banana:
Ingredientes da Torta de Banana:
CREME
Modo de preparo da Torta de Banana:
Tempo de Preparo: 35 minutos
Tempo de Forno/Fogão: 15 minutos
Rendimento: 10 tortinhas
Beijinho Diet
Ingredientes do Beijinho Diet:
Modo de preparo do Beijinho Diet:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje a mistura em uma panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até soltar da panela. Desligue o fogo e deixe esfriar. Enrole os beijinhos, passe no coco ralado e enfeite com um cravo da Índia.
Rendimento: 40 porções
Receita de Pavê de Morango
Ingredientes
MASSA:
CALDA:
REME:
Modo de preparo do pavê de morango
Bata as claras em neve, junte as gemas e o adoçante. Coloque a farinha de trigo e o fermento. Unte uma assadeira média e coloque a massa. Leve para assar em forno a 180°C pré-aquecido por aproximadamente 10 minutos. Retire do forno, desenforme e corte em quadrados. Passe cada quadrado pela calda e reserve.
CREME:
Em uma panela misture o pudim de morango, o leite, as gemas e o iogurte. Leve ao fogo até engrossar. Retire e reserve.
CALDA:
Em uma panela coloque a água, o adoçante e a canela em pau. Deixe ferver.
MONTAGEM:
Coloque em uma compoteira um pouco do creme, alguns pedaços do pão de ló reservado e morangos. Alterne as camadas até que a última seja de morangos.
Coloque na geladeira por 3 horas e sirva.
Creme de Chocolate Diet
Se fossemos fazer uma eleição sobre alimentos, poderíamos pensar em qual doce votaríamos como o melhor. Tenho certeza que chocolate seria quase unanimidade! Há quem goste de comer o chocolate em barra, de um morango mergulhado em chocolate derretido, um pudim de chocolate ou mesmo uma mousse. Mas é certo: tudo com chocolate fica mais gostoso!
Pensando nisso, eu trouxe para você uma receita incrível de creme de chocolate diet, bem fácil de preparar e que ainda por cima é ótima para famílias grandes, porque rende bastante!Há quem goste de comer o chocolate em barra, de um morango mergulhado em chocolate derretido, um pudim de chocolate ou mesmo uma mousse. Mas é certo: tudo com chocolate fica mais gostoso!
Pensando nisso, eu trouxe para você uma receita incrível de creme de chocolate diet, bem fácil de preparar e que ainda por cima é ótima para famílias grandes, porque rende bastante!
Arregace as mangas e vamos para a cozinha preparar esta delícia!
Ingredientes do Creme de chocolate diet
Modo de preparo do Creme de chocolate diet
Dissolva o amido em um pouco de leite, em um copo ou uma tigela. Misture isto com o resto do leite em uma panela, depois adicione o achocolatado e o leite condensado. Misture bem e leve ao fogo.
ica da Chef Diet: para dissolver bem o amido no leite, se puder, use um fouet (pronuncia-se FUÊ). Este utensílio também é chamado de batedor de claras ou chicote. Vale a pena ter um em casa pois ele será muito útil quando você precisar misturar um pó a um líquido sem formar grumos.
Cozinhe até obter a consistência de um creme. Desligue, tire a panela de cima da grade quente do fogão e mexa até esfriar um pouco. Lembrando que para mexer misturas na panela é sempre bom usar uma espátula de silicone.
Passe a mistura, agora mais fria, para o liquidificador, adicione o creme de leite e bata. Distribua nas tacinhas ou em uma tigela grande e leve para a geladeira. Esta passagem pelo liquidificador vai dar ao nosso creme uma suave e delicada espuma na parte de cima, que fica uma delícia!
Espere gelar e prove nossa saborosa receita de hoje.
Receita de Mousse de Maracujá
Ingredientes do Mousse de Maracujá
Modo de preparo do Mousse de Maracujá
Dissolva a gelatina em água quente, acrescente o leite e misture bem. Coloque no liquidificador e junte o suco de maracujá e o adoçante. Bata até misturar bem. Coloque essa mistura em uma tigela e envolva as claras delicadamente. Coloque em uma forma molhada e leve à geladeira até ficar firme. Sirva gelada.
Informações Nutricionais
Mousse da Amazônia Zero Açúcar
Tempo de preparo: 5 minutos + 1 hora na geladeira
Ingredientes da Mousse da Amazônia Zero Açúcar:
- 1 lata de leite condensado diet
- 1 lata de creme de leite light
- 400g de polpa de cupuaçu
- Suco de 2 limões
- Pé de moleque diet – 1 pacote
Modo de preparo da Mousse da Amazônia Zero Açúcar:
1. Passar os pés de moleque pelo processador rapidamente, sem deixar virar uma farinha muito fina.
2. Bater todos os demais ingredientes no liquidificador.
3. Levar para a geladeira por aproximadamente 1 hora.
4. Na hora de servir, salpicar o pé de moleque moído sobre o mousse.
Contagem de carboidratos pela nutricionista Camila Almeida
Rendimento: 10 taças de aproximadamente 100g
189 kcal
18g de carboidratos
3,23g de fibras
Nutrição funcional
O cupuaçu é um fruto nativo e cultivado na Amazônia, que pertence a mesma família do cacau. Apresenta quantidades significativas de cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, vitamina B1, B2, B3 e vitamina C. Pode apresentar em torno de 0,5 a 1,89% de fibras na polpa do fruto. Ressalta- se a quantidade da fibra pectina, que contribui para retenção de água e formação de gel, melhorando o tempo de esvaziamento gástrico, mantendo a glicemia mais estável.
Possui teobromina, uma substancia com propriedades estimulantes do organismo, melhorando a disposição e acelerando o metabolismo.
Em comparação ao cacau, o cupuaçu apresenta mais vitamina C, potássio e lipídeos, e menos carboidratos. Como aqui na região sul dificilmente encontramos o fruto de cupuaçu, utilizamos a polpa, porém as quantidade nutricionais mudam pouco. A fibra, cálcio, vitamina C e vitaminas do complexo B são os nutrientes mais perdidos com o processamento. Mesmo na forma de polpa, vale a pena incluir o cupuaçu no dia-a-dia!
Mousse de Morango Diet
Ingredientes da Mousse de Morango Diet:
Modo de preparo da Mousse de Morango Diet:
Rendimento: 5 porções (40 g)
Valor Nutricional por Porção:
Receita de Leite Condensado Diet
Todos que já encararam a cozinha para preparar um prato Especial zero açúcar sabe que os custos destas receitas são um pouco mais elevados. O que trazemos hoje para vocês é uma opção de leite condensado que vocês mesmos vão preparar se não quiserem comprar a versão industrializada.
Receita Pudim de Leite Condensado Diet
Mônica Amaral Lenzi
Todos que já encararam a cozinha para preparar um prato Especial zero açúcar sabe que os custos destas receitas são um pouco mais elevados. O que trazemos hoje para vocês é uma opção de leite condensado que vocês mesmos vão preparar se não quiserem comprar a versão industrializada.
Nós testamos e deu certo! Fica com uma consistência legal, mas eu não indicaria para uso em preparações que vão para a panela (como o brigadeiro). Porém, para preparações geladas (como um mousse, por exemplo) que é só misturar no liquidificador ou batedeira e colocar para gelar, ele ficou excelente.
O gosto é um pouco diferente do industrializado, ele fica com mais gosto de leite em pó, mas como normalmente colocamos um saborizador nas receitas, tal como frutas ou chocolate, este sabor fica mascarado. Vamos então à receita!
Receita de Leite Condensado Diet
Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 250g
Ingredientes:
Rendimento: 250g
- 1 copo (135g) de leite em pó desnatado
- ½ copo (125ml) de água fervente
- ½ copo (20g) de adoçante culinário
- 1 colher de sobremesa (15g) de margarina light
Modo de preparo:
1. Coloque o leite em pó em uma tigela e adicione a água fervente. Misture até dissolver.
Dica da Chef Diet: não coloque tudo junto no liquidificador se não quiser perder um bom tempo lavando o copo dele. Se você fizer assim, o leite em pó endurece e gruda nos cantinhos e você vai levar um tempão tirando esta paçoca dos cantinhos para misturar tudo. Vai por mim que eu gastei bastante tempo nisso da primeira vez que fiz.
- Leve esta mistura ao liquidificador e acrescente os demais ingredientes. Bata por aproximadamente 5 minutos, até tudo estar bem misturado. Se necessário, desligue de vez em quando e dê uma mexida com a colher perto da pá do liquidificador para garantir que nada vai ficar sem ser misturado ali.
- Tire do liquidificador, passe para uma tigela e deixe esfriar antes de usar. Se formarem grumos não tem problema, você vai passar esta mistura por um liquidificador ou batedeira para preparar a receita que preferir.
- Experimente!
Aproveite a economia que você fez e prepare uma deliciosa receita zero açúcar para você, sua família e seus amigos. Dá uma olhada nas nossas outras receitas para ter algumas idéias legais sobre o que fazer!
Quantidade de carboidrato pela Contagem de Carboidratos com desconto das fibras: 86,5g de Carboidratos
Contagem pela Lista de equivalentes: 6 Equivalentes de 15g = 90g de Carboidratos
Elaborado pela nutricionista Camila Almeida – CRN10 1865
Referencia: Manual Oficial de Contagem de Carboidratos para Profissionais da Saúde. Sociedade Brasileira de Diabetes, 2009.
1. Coloque o leite em pó em uma tigela e adicione a água fervente. Misture até dissolver.
Referencia: Manual Oficial de Contagem de Carboidratos para Profissionais da Saúde. Sociedade Brasileira de Diabetes, 2009.
Pudim de Leite Condensado Diet
Calda de vinho
Modo de preparo:
No liquidificador, bata os ingredientes do leite condensado até que a mistura fique bem homogênea. Acrescente os demais ingredientes ao leite condensado e bata bem. Coloque a mistura em uma forma com furo central (18 cm de diâmetro) untada com margarina. Cozinhe em banho-maria, por aproximadamente 40 minutos. Depois de frio, leve para gelar e então desenforme.
Calda:
Dissolva o amido de milho em meia xícara (chá) de água. Leve ao fogo baixo todos os ingredientes mexendo sempre, até engrossar. Sirva sobre o pudim.
Tempo de Preparo: 20 minutos
Tempo de Forno/Fogão: 40 minutos
Rendimento: 8 porções de 53 g
Rabanada: aprenda a receita da queridinha do Natal
Você já comeu rabanada? Esse docinho de pão de trigo cortado em fatias que, depois de molhadas em leite, vinho ou calda de açúcar, são passadas por ovos e fritas, e que é a queridinha do natal. As rabanadas são famosas em muitas mesas mundo à fora, e aqui no Brasil não é diferente.
Siga essa receita para fazer uma rabanada saudável. Indicada tanto para quem tem diabetes quanto para toda a família.
Ingredientes da Rabanada:
- 3 unidades ( 150g) de pão francês amanhecido
- 1 e ½ xícara (chá) (300ml) de leite desnatado
- 2 colheres (sopa) (2,34g) de
- adoçante em pó 3 unidades (180g) de ovo
- 1 colher (sopa rasa) (8,37g) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) (15g) de margarina sem sal
- ¼ xícara (chá) (40g) de
- frutose½ colher (sobremesa) (3g) de leite em pó desnatado
- ½ colher (sobremesa) (4g) de canela em pó
Modo de preparo da Rabanada:
- Molhe as fatias de pão no leite, misturando com 1 colher de edulcorante.
- Deixe descansar por 20 minutos.
- Bata as claras em neve (estágio 3), acrescente as gemas uma a uma, depois adicione a farinha de trigo e 1 colher de sopa de edulcorante.
- Passe o pão molhado nas claras batidas e asse em uma forma untada com margarina em forno alto 250°C.
- Ainda quente, passe as rabanadas em uma mistura de frutose, leite em pó desnatado e canela.
Informações nutricionais da Rabanada por porção:
A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.diabetesevoce.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla