Nutrição na Doença de Alzheimer: Dicas importantes
Demência é uma síndrome manifestada pela diminuição global das funções cognitivas, caracterizando-se pela disfunção adquirida em vários domínios da função intelectual, incluindo a memória, a linguagem, a capacidade visual, espacial e a cognição.
Desta forma, as condições nutricionais do idoso portador de Alzheimer são afetadas de modo drástico e irreversível, por uma provável incapacidade na aceitação, mastigação e deglutição. Para tal, uma alimentação adequada ao longo do curso da doença é essencial na preservação do estado físico do paciente, contribuindo para a estabilidade e melhora do perfil nutricional.
Com a evolução da doença, a dificuldade de manter o peso do idoso através da alimentação convencional aumenta. Portanto, preparações concentradas em calorias auxiliam nesta árdua tarefa repleta de cuidados.
De uma forma geral, há várias práticas alimentares que devem ser adaptadas às condições comportamentais observadas na população em questão. São elas:
Enfim, independente do estágio da doença, a ciência da Nutrição influenciará, de forma positiva, no fortalecimento físico e cognitivo deste paciente, bem como, ajudará seus familiares a oferecerem uma alimentação mais direcionada para cada caso e eventualidades que surgem ao longo desse tratamento.
Flavia Cunha
Nutricionista clínica do Instituto Senescer
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.institutosenescer.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla