O que é o câncer ósseo em cães?
O câncer ósseo em cães é também chamado de osteossarcoma, que é um tumor maligno e pode se manifestar em qualquer tecido ósseo do animal, apesar de ser mais comum na região distal do rádio, próximo do úmero ou do fêmur.
De acordo com a sua origem, ele recebe duas classificações. No osteossarcoma primário o tumor se desenvolve primeiro no osso e depois pode se espalhar para outros órgãos. Já na neoplasia metastática ocorre o inverso, pois algum órgão com o tumor faz com que ele se espalhe até os ossos.
Além da classificação de acordo com a origem, existe também um conforme a gravidade do problema. O Fibrossarcoma é um tumor bastante agressivo, mas com baixa tendência a se espalhar. O Osteossarcoma é altamente maligno e demora um pouco para ser diagnosticado.
O Condrossarcoma é menos agressivo, mas se espalha mais que o Fibrossarcoma. Já o Carcinoma é bastante abrasivo e causa a destruição dos ossos. Se estiver no grau 3 leva o animal à morte, mas os graus 1 e 2 são passíveis de cura.
As causas do câncer ósseo em cães são desconhecidas, mas se imagina que estejam ligadas aos fatores genéticos. Uma coisa que se sabe é que ele costuma atingir animais de grande porte, de mais de 25 quilos, com mais frequência. Porém, isso não significa que os de pequeno porte estejam imunes desse tipo de câncer.
Sintomas do câncer ósseo em cães
Os sintomas do câncer ósseo em cães podem ser percebidos ao observar o animal, sendo que, quando notado, é preciso buscar ajuda de um especialista. Dentre eles, estão:
- Animal mancando ao andar;
- Alteração do comportamento do animal devido a dor;
- Partes do corpo inchadas e duras;
- Ossos mais frágeis;
- Animal chorando com frequência;
- Hemorragia nasal.
Diagnóstico do câncer ósseo em cães
O diagnóstico do câncer ósseo em cães, quanto mais cedo for realizado, maiores são as chances de cura. Para isso é preciso que o tutor leve o cão periodicamente ao veterinário para fazer exames e, caso seja observado algum problema, faça uma consulta extra.
Exames para diagnosticar o câncer ósseo em cães
Conforme a análise do oncologista veterinário, será solicitado um exame para confirmar se realmente o animal está com câncer. Dentre os mais usuais, estão:
Exame clínico
O oncologista veterinário estuda o animal com exames de palpação e observação. As informações fornecidas pelo tutor também são de grande valia, ajudando no diagnóstico.
Exames de imagem
Nesse caso, pode-se realizar um raio-X ou uma ultrassonografia para tentar visualizar o tumor por imagem. De acordo com os resultados, é possível ter uma confirmação do câncer em cães.
Exame de sangue
Os exames de sangue são utilizados como um complemento na detecção do câncer ósseo em cães. Por meio dele, consegue-se medir plaquetas e células para detectar irregularidades.
Biopsia
A biópsia é um exame que extrai uma pequena amostra do tumor e a analisa em um microscópio para identificar as características do câncer.
Prevenção do câncer ósseo em cães
Como as causas do câncer ósseo em cães são desconhecidas, a prevenção se dá por proporcionar ao animal uma boa condição de vida. Ele não deve ser exposto a substâncias tóxicas que possam alterar as suas células.
A alimentação também é muito importante, sendo que deve ser balanceada e indicada por um profissional. Além disso, exames de rotina devem ser feitos junto ao veterinário.
Raças de cães que mais sofrem com o câncer ósseo
Como já dito, os cães de grande porte são os mais propensos a desenvolver o câncer ósseo, e as raças mais afetadas são: Rottweiler, São Bernardo, Pastor Alemão, Galgo Weimaraner, Boxer, Dobermann, Pastor Alemão, Dog Alemão e Labrador.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.vetmetodo.com.br/cancer-osseo-em-caes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla