Neurologista Dr. Willian Rezende do Carmo
Publicado: 11 de fevereiro de 2019 | Atualizado: 18 de fevereiro de 2019
O que fazer quando um idoso fica rude? Essa é uma pergunta muito comum! É muito importante que o paciente procure ajuda especializada, pois quando um idoso apresenta comportamento rude pode ser muito prejudicial à saúde dele e das pessoas ao seu redor.
É importante que os familiares aprendam também a lidar com essas situações. Para entender detalhes sobre o assunto, leia este artigo até o final!
O que Fazer Quando um Idoso Fica Rude – O que pode ser?
A situação de ter que lidar com uma pessoa mais velha que com a idade se tornou rude, ou cuja companhia não é mais tão satisfatória, infelizmente não é incomum.
Quando uma pessoa passa por essa ‘mudança de personalidade’, isso deve chamar atenção, especialmente se a família também notar outras mudanças na memória ou nas habilidades de raciocínio, pois pode significar o início de alguma doença neurológica degenerativa, como doença de Alzheimer, demência frontotemporal, entre outras.
O que Fazer Quando um Idoso Fica Rude – A Importância de uma Avaliação
Para melhorar a situação, é extremamente recomendado encontrar uma maneira de fazer pelo menos uma avaliação médica específica, pois as chances de haver alguma demência dado as circunstâncias são significativas.
Na prática, os médicos podem aconselhar algo como: “não leve para o lado pessoal, a doença não é culpa do idoso”. E apesar desta última afirmação ser geralmente verdadeira, não significa que se deve descartar uma avaliação.
Para evitar de se deixar convencer por esse tipo de argumento, é ideal que o cuidador do paciente familiarize-se com o diagnóstico de demência e em seguida, prepare-se com boas informações.
“Mas devo incomodar meu familiar doente com um possível diagnóstico que o aflija ou incomode?” É verdade que isso pode causar um desconforto acentuado a curto prazo. Mas a longo prazo, obter uma avaliação para demência provavelmente trará muitos benefícios para o paciente e seus familiares também.
O que Fazer Quando um Idoso Fica Rude – Os Benefícios de Seguir um Diagnóstico de Demência
Uma avaliação de demência significa que o paciente será examinado buscando todos os diagnóstico possíveis, o que é extremamente positivo, já que irá descartar outras doenças e possivelmente a demência também. Afinal, é possível que os problemas que você está observando não sejam decorrentes de demência.
Há também a possibilidade de que a demência esteja acompanhada de problemas adicionais que podem ser tratados, mesmo que seja uma condição como a doença de Alzheimer, que não tem cura.
Se seu familiar for realmente portador de alguma demência, isso deve ficar na sua ficha médica. Isso porque esse diagnóstico tem implicações sobre como gerenciar o tratamento de qualquer problema de saúde que ela tenha.
O que Fazer Quando um Idoso Fica Rude – Técnicas para Melhorar esse Comportamento
É preciso que o diagnóstico seja realizado para que a condição seja tratada. Existem alguns tratamentos comuns seguidos pela medicina, que geralmente são feitos com medicamentos e uma reorganização de comportamento.
Um dos métodos utilizados é o que chamamos de técnica de distração, mudança de foco e objetivo. Caso o paciente esteja se mostrando muito resistente, não há sentido nenhum em tentar impor algo a esta pessoa. Tente distraí-la, e assim realizar o necessário.
Para saber mais assista ao vídeo:
https://youtu.be/-4xtoFgDuXI?list=TLGGjb5b9pTOS24wMzAxMjAyMw
Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28689508
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.willianrezende.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla