A demência resulta em distúrbios psicológicos, mudanças comportamentais e deterioração da cognição e da linguagem. Estas alterações podem fazer com que a tarefa de mudar de sapatos velhos desapropriados para calçado novo se transforme num desafio para a pessoa cuidadora.
A incapacidade de poder exprimir-se e dizer como se sente com os novos sapatos, se existe desconforto, se são grandes ou do tamanho certo torna a tarefa complicada. Acresce a esta complexidade a possível recusa à mudança provocada pela dificuldade de adaptação ao calçado novo, porque se os anteriores sapatos eram velhos e inapropriados, também eram confortáveis por estarem formatados aos pés.
Para lidar adequadamente com alterações de comportamento, é importante que se faça uma boa gestão da mudança. O processo inicia-se com a procura do calçado adequado, e termina na verificação da adaptação à mudança.
É muito importante que a pessoa cuidadora - que conhece bem a pessoa em questão - seja assessorada por profissionais que conhecem bem a doença.
Uma circunstância que representa em muitas ocasiões um grande problema, é a impossibilidade, por vários motivos, de a pessoa com demência se deslocar a uma loja de venda de calçado.
Por tudo o que foi referido é recomendável que:
· Peça conselhos a um profissional (podólogo e/ou fisioterapeuta) antes de comprar calçado novo. É importante que se avaliem as características físicas, cognitivas e funcionais da pessoa.
· Aumente progressivamente o tempo de utilização dos sapatos novos, para que facilite a adaptação, se evitem ferimentos, escoriações e se incentive a familiaridade ao novo calçado.
· Deite fora os sapatos velhos e inapropriados para evitar que sejam vistos e reconhecidos.
· Marque consultas periódicas com um podólogo para seguir possíveis alterações nos pés.
· Limpe e cuide os pés da pessoa doente diariamente.
Fonte: https://blogcrea.imserso.es/la-importancia-del-calzado-en-personas-mayores-con-demencia-ii/
abs
Carla
https://www.cuidador.pt/blogue/293-10-tratamentos-medicos-que-devem-ser-evitados-nas-pessoas-idosas
https://www.facebook.com/cuidadorinformal?__cft__[0]=AZV8_mj5ge8NdI_VWd3khMFyqCYvdt9NCvaNZP14BeaSfEYAEza-wKX7S2PsLxwaTQI2izoJmG5k83NAgm8-9oCdYvf1Qkewmb5ekv1ZQdy3_wLnFA7G61Am0BQgCbrQxEBiJraFOGxLhj6LCbgJQjxLOpa0xpnifFBQugwlSkOKdyENK4xEGm2S1fg6noycbtg&__tn__=-UC*F
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla