Berna Almeida
11/06/2013
Cuidar de idosos dependentes não é um tarefa fácil, principalmente se o idoso apresentar doenças neurológicas, como Parkinson, Alzheimer ou AVC.
Além da dependência extrema que podem apresentar, é comum perceber alterações de comportamento (insônia, agitação e alucinações) que estressam muito a quem cuida.
Muitos medicamentos, muitos exames, muitos médicos, rotina cansativa do familiar e do cuidador: acordar, higiene pessoal, trocar a frada, banho, medicação de jejum, café da manhã, medicamentos da manhã, levar para tomar sol, almoço, medicamentos da tarde, repousar depois do almoço,trocar a fralda, médico do dia, jantar, medicamentos da noite, acompanhar na televisão, medicamentos para dormir, trocar fralda para dormir, leite e biscoitos, colocar na cama… implorar para dormir (o remédio custa a fazer efeito…)
Uma boa dica para as famílias, para as cuidadoras e para as ILPIs é iniciar o costume, o hábito de anotar as principais rotinas de trabalho com o idoso: os medicamentos tomados, se urinou, se evacuou, se teve algum problema de saúde, anotar as orientações dos médicos e de outros profissionais de saúde (enfermeira, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição), enfim, ter um diário organizado e preenchido de maneira correta e cotidiana.
Quem já faz isto sabem como ajuda no cuidado dom o idoso dependente.
Não podemos confiar 100% em nossa memória, estamos estressados e cansados com a rotina e com o trabalho de cuidar do idoso. Muitas informações que poderiam ser extremamente úteis para nós mesmos e para os médicos, se perdem no dia-a-dia da difícil tarefa de cuidar.
Portanto, anotem tudo sobre o idoso dependente.
Não precisa ter riqueza de detalhes. Anotações simples, de forma simples, mas com ordem cronológica, com datas certas, com informações precisas:
- Como o idoso passou a parte do dia… Como o idoso passou a parte da noite…
- Urinou… Evacuou…
- Medicamentos da manhã… Medicamentos da tarde…. Medicamentos da noite…
- Quais foram as orientações dos médicos, dos outros profissionais de saúde, da própria família (para as cuidadoras)…
Repetimos sempre: o melhor remédio para um idoso dependente é uma família orientada e ciente de seu trabalho e de sua missão.
ANOTEM TUDO!
FONTE: https://web.facebook.com/groups/mentesedemencias/
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla