Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

CÂNCER: Saiba mais sobre câncer de pâncreas - Laço do Mês de Setembro

Saiba mais sobre câncer de pâncreas - Laço do Mês de Setembro


Raro antes dos 30 anos de idade, o câncer de pâncreas mais comum é do tipo adenocarcinoma que se origina nos ductos pancreáticos.

Torna-se mais comum com o avançar da idade (preferencialmente em homens) respondendo por cerca de 4% de todos os tipos de câncer no Brasil e por 2% da mortalidade por esta doença.

Os fatores de risco mais importantes são: o tabagismo (fumo); a obesidade; o consumo de álcool; o gênero (mais frequente nos homens); a raça (mais frequente em negros) e fatores dietéticos como o alto consumo de carnes vermelhas. Existem também várias síndromes genéticas que podem predispor o desenvolvimento do câncer de pâncreas isoladamente ou em conjunto com canceres de outros órgãos.

Não existem testes que façam a prevenção ou detecção precoce do câncer de pâncreas.

A detecção do câncer de pâncreas é difícil principalmente pela sua localização anatômica. Fazendo com que, na maioria dos casos, o diagnóstico seja realizado em fases avançadas da doença levando a uma alta taxa de mortalidade.

A localização mais frequente é na cabeça do pâncreas (junto ao duodeno). Isso faz com que um dos sinais da doença seja a icterícia (pele e mucosas amareladas) pela obstrução dos ductos biliares. Outros sinais e sintomas são: dor na região dorsal (costas) e aumento da glicose no sangue.

O diagnóstico é realizado principalmente por exames de imagem da região (ecografia; tomografia; ressonância) e confirmado por exame anatomopatológico da biópsia do tumor.

Existe chance de cura se o tumor for detectado em fase inicial.

O tratamento de escolha é a cirurgia (retirada do tumor). A radioterapia e/ou a quimioterapia podem ser utilizados (juntamente com a cirurgia) para redução do tamanho do tumor ou para tratamento de tumores em estágio avançado.

Atenção: A informação existente neste conteúdo pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança. 


TEXTO ESCRITO PELO DR. EDUARDO PRETTO SERAFINI, MÉDICO PATOLOGISTA DO GRUPO DIAGNOSE.




 

 

FONTE : https://www.grupodiagnose.com.br/noticias/saiba-mais-sobre-laco-do-mes-de-setembro

 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

Câncer : Saiba mais sobre câncer de tireoide - Laço do Mês de Setembro

 Saiba mais sobre câncer de ovário - Laço do Mês de Setembro

 

 

Nódulos na tireoide são frequentes, sendo observados em 10% da população, no caso, uma em cada quatro pessoas apresenta nódulo na tireóide. Felizmente, a grande maioria desses nódulos são de patologias benignas.

O câncer da tireoide é um tumor pouco frequente, mas desperta a atenção e grande interesse na comunidade médica. Ele incide em 37 a cada um milhão de pessoas, perfazendo 1,3% de todos os tumores malignos, no entanto, é observado somente em 0,4 % das mortes por câncer, o que nos mostra a grande possibilidade de cura destas lesões.

O câncer da tireoide acomete a população em uma faixa de idade muito ampla, de crianças a idosos.

Fatores geográficos, dietéticos e hereditários são relacionados como alguns do fatores de aumento da incidência do câncer da tireoide.

Podem ser divididos em: 

- Carcinoma papilífero: as vezes associado com irradiação da região cervical;

- Carcinoma folicular: endêmico em áreas de deficiência em iodo;

- Carcinoma anaplásico: o bócio colóide nodular associado a irradiação;

- Carcinoma medular: 10 a 20% estão relacionados mesma doença na família;

- Linfoma maligno: associado a tireoidite autoimune; 

Algumas manifestações clínicas podem indicar a necessidade de investigação para descartar ou confirmar câncer da tireoide: 

  1. Nódulo solitário.
  2. Nódulos funcionantes ou não.
  3. Exposição a irradiação e excesso de iodo na alimentação.
  4. Influências genéticas (raro).
  5. Nódulos em mulheres. Mulheres são acometidas 2,5 vezes mais do que homens em se tratando de câncer da tireóide. 

Diagnóstico           

No passado, o câncer da tireoide era um achado ocasional, geralmente durante o exame de uma peça cirúrgica ou quando já estava localmente avançado.

O desenvolvimento da PAAF (punção biópsia-aspirativa com agulha fina) e a ecografia, mudaram significativamente e positivamente o diagnóstico do câncer da tireoide.

A punção aspirativa deve ser sempre orientada pela ecografia e realizada por médico com experiência no método.

A consulta ao médico clínico e/ou endocrinologista é obrigatória para a indicação do método a ser empregado no diagnóstico diferencial entre doença benigna e câncer da tireoide.

Atenção: A informação existente neste conteúdo pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.


TEXTO ESCRITO PELO DR. CELSO PICCOLI COELHO, MÉDICO PATOLOGISTA DO GRUPO DIAGNOSE.

Fonte Imagem: Netter, Atlas de Patologia Humana.  L. Maximilian Buja; Gerhard R. F. Krueger.

Fonte: Major Problems in Pathology. Surgical Pathology of the Thyroid. Virgina A. Livadsi, MD – University of Pennsylvania.

 

 

 

 

 

FONTE : https://www.grupodiagnose.com.br/noticias/laco-do-mes-de-setembro

 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

Cânceres Ginecológicos: Saiba mais sobre câncer de ovário

 Saiba mais sobre câncer de ovário - Laço do Mês de Setembro


O câncer de ovário é o tipo mais difícil de ser diagnosticado entre os tumores ginecológicos e o de menor chance de cura. Embora pouco frequente e geralmente atingindo mulheres acima dos 50 anos de idade, ¾ dos tumores de ovário apresentam-se em estágio avançado quando do diagnóstico, resultando na alta taxa de mortalidade verificada para este tipo de câncer.

A maioria deles é do tipo epitelial (carcinomas) e se origina nas células da superfície ovariana. Cerca de 75% são ditos esporádicos (sem fatores de risco conhecido) e 25% possuem fatores hereditários envolvidos.

O fator de risco mais importante é a história familiar positiva para câncer de ovário. A presença de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 aumentam o risco para câncer de ovário. 

História de outros tumores como câncer de mama, útero e colorretal também aumenta este risco. Outros fatores são a nuliparidade (não ter filhos) e o uso continuo de hormônios estrogênicos por longos períodos (10 anos) sem combinação com a progesterona.

Não existem testes de detecção para o câncer de ovário. Os sintomas mais importantes são o aumento do volume e a dor abdominal. Também podem haver muitos outros sintomas gerais e inespecíficos como náusea, indigestão, gases, prisão de ventre e diarreia. Todavia, o aparecimento desses sintomas não significam que a mulher tenha câncer de ovário, mas podem fazer com que ela procure o médico.

O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem (ex: ecografia, tomografia, ressonância) e confirmado pelo exame anatomopatológico da peça cirúrgica.

Cistos ovarianos são frequentes e não devem causar pânico em geral.  Os de maior preocupação são aqueles com mais de 10 cm de diâmetro, com áreas sólidas e líquidas, em mulheres de mais de 50 anos.

O tratamento envolve cirurgia (retirada do tumor) e pode também necessitar radioterapia e/ou quimioterapia dependendo: do tipo do tumor; da idade da paciente e do estágio da doença.

Exames de biologia molecular podem definir estratégias de tratamento quimioterápico com medicamentos específicos.

Atenção: A informação existente neste conteúdo pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.


TEXTO ESCRITO PELO DR. EDUARDO PRETTO SERAFINI, MÉDICO PATOLOGISTA DO GRUPO DIAGNOSE. 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE : https://www.grupodiagnose.com.br/noticias/saiba-mais-sobre-cancer-de-ovario-laco-do-mes-de-setembro

 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla


CÂNCERES GINECOLÓGICOS

 

 

 19/09/2024

A menopausa induzida pode ser desafiadora, mas com o tratamento certo e mudanças no estilo de vida, você pode viver bem e com mais conforto.
Você passou por isso? Como foi ou como está sendo a sua adaptação? Conte para a gente nos comentários.
Precisa de mais informações?
O Oncoguia pode te ajudar!
📞Ligue gratuitamente: 0800 773 1666
💬Ou nos mande uma mensagem: (11) 94242-8536
🔹Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h30, exceto feriados.

 

 Pode ser uma imagem de texto

 

 Pode ser uma imagem de texto

 

 

 Pode ser uma imagem de texto que diz "*Oncoguia PRINCIPAIS SINTOMAS DA MENOPAUSA INDUZIDA Fique atenta aos sinais: Ondas de calor Sudorese noturna Secura vaginal Relações sexuais dolorosas Dificuldade de controlar α bexiga Insônia e alterações de humor *Cada mulher pode sentir de maneira diferente, então importante buscar orientação médica. *Fonte: Oncoguia; Dr. Silvio Bromberg"

 

 Pode ser uma imagem de texto que diz "Oncoguia COMO ALIVIAR OS SINTOMAS? ! o que pode ajudar: > Terapia de Reposição Hormonal (TRH) pode ser indicada, mas NÃO é recomendada para mulheres com histórico de câncer. Terapias não hormonais também são opções seguras e eficazes. Use géis lubrificantes para aliviar a secura vaginal. Cada mulher única. Por isso, é fundamental conversar com seu médico sobre os sintomas possíveis tratamentos. *Fonte: Oncoguia; Dr. Silvio Bromberg"

 

 Pode ser uma imagem de texto que diz "Oncoguia PEQUENAS MUDANÇAS PODEM FAZER GRANDE DIFERENÇA: Evite álcool e café Pratique exercícios regularmente Mantenha uma dieta saudável Controle seus níveis de vitamina D e cálcio Essas práticas ajudam a lidar com OS sintomas melhorar sua qualidade de vida! *Fonte: Oncoguia; Dr. Silvio Bromberg"

 

FONTE : https://web.facebook.com/oncoguia?__cft__[0]=AZWl-eJGeTzCSqD-n7SSmWhrFPnaQ74gPQ_hJCC_dDOZC-eqJEZufZ6O125Qfo6257S8A21V5hPdLaw3UrPljOa7oLEV7HsiqRQXC0Yi0UYRCBYO-wxARrNzZ0al6Bh9Y7knex0UK-f7lz_OhNmw6pJiFI8T_sBUffTPFaI3Jl80qwpSSShhmeff0IeXIDyUpwc&__tn__=-UC%2CP-R

 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

 

CÂNCER:LIVE- 30 de setembro, fecharemos o mês de conscientização sobre os cânceres ginecológicos com uma conversa especializada sobre o tema.

 

 

 

Anote na agenda!
Na segunda-feira, dia 30 de setembro, fecharemos o mês de conscientização sobre os cânceres ginecológicos com uma conversa especializada sobre o tema.
Junte-se a nossas convidadas para tirar dúvidas, compartilhar vivências e aprender mais sobre as necessidades, desafios e vitórias de pacientes de cânceres ginecológicos.
Te esperamos a partir das 19h, aqui no Instagram do Oncoguia!
Ative o lembrete!
 
 
Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto

 

 

 

 

 

 

 

FONTE : https://web.facebook.com/oncoguia?__cft__[0]=AZWl-eJGeTzCSqD-n7SSmWhrFPnaQ74gPQ_hJCC_dDOZC-eqJEZufZ6O125Qfo6257S8A21V5hPdLaw3UrPljOa7oLEV7HsiqRQXC0Yi0UYRCBYO-wxARrNzZ0al6Bh9Y7knex0UK-f7lz_OhNmw6pJiFI8T_sBUffTPFaI3Jl80qwpSSShhmeff0IeXIDyUpwc&__tn__=-UC%2CP-R

 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla


CÂNCER: No 01/10... O evento, que marca o lançamento da campanha oficial de Outubro Rosa da FEMAMA para 2024- Hospital Moinhos de Vento para a comunidade, em Porto Alegre


 

O encontro Juntos é promovido mensalmente pelo Hospital Moinhos de Vento para a comunidade, em Porto Alegre, com transmissão para todo o Brasil. No dia 01 de Outubro, nos somamos a este importante encontro para levar INFORMAÇÃO e promover a AÇÃO da sociedade: ampliando a conscientização e conhecimento sobre cânceres femininos.
O evento, que marca o lançamento da campanha oficial de Outubro Rosa da FEMAMA para 2024, contará com a participação de mulheres comunicadoras que viveram a jornada oncológica em uma roda de conversa sobre a importância da informação ao longo do tratamento.
Afinal, acesso à informação é um direito que salva vidas!
Acompanhe presencialmente ou ao vivo em nosso canal no YouTube. Inscrições em: 
 
LINK: 👇👇👇
 
 
Pode ser uma imagem de ‎1 pessoa e ‎texto que diz "‎Juntos Outubro Rosa 01 de Outubro 14h30 Auditório Moinhos Rua Tiradentes, 333 Térreo Bloco B Transmissăo ao vivo no canal da FEMAMA no YouTube mama ภ um គុណាចេ Lançamento amento Oficial da Campanha Cor ח informação ឆ្ញី inf somos mais vida 금 က RitaSantana|IMAMAR Rita Santana IMAMA RS tunses Realização: FEMAMA wwetc.E/MenAsarakoa HOSPITAL MOINHOS DE VENTO‎"‎‎ 

 

 

FONTE :https://web.facebook.com/femamabrasil?__cft__[0]=AZX58fbuVIKlKVEDvFRN7gjmE9B7G2b_glVwrwftDCzojRt6RcdvvmP8iKfkR0h3lNb8owiqaZb8cEe99WyU9mc3CbllcBcg7HS18obGLdTIOJMc3XGmbAvI-z5_FlwU7Xche6KPDMFC3JmJKO5pHpVTRPsEsgWEM0pkEBsV9hgUgikANvvtOP_LQK_l8TjZO_EqyIfoXkFZiKpBNmziFmI6P8x1tkJ1iPcfakS3kjuKJA&__tn__=-UC%2CP-y-R

 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla