OMS acolheu o parecer do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional após reunião realizada em Genebra; pelo menos 14 mil casos e 524 mortes pela doença já foram relatados na República Democrática do Congo.
A varíola M, conhecida como mpox, é desde esta quarta-feira uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.
A decisão foi tomada pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, OMS, na sequência de uma reunião do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional realizada em Genebra.
Resposta coordenada
O chefe da OMS, Tedros Ghebreyesus destacou que o comitê de emergência se reuniu e informou que, em sua visão, a situação constitui uma emergência de saúde pública de interesse internacional e que ele aceitou esse parecer.
Depois da sessão, o especialista Dimie Ogoina, que liderou o grupo, declarou que a recomendação se seguiu a uma audição de especialistas da OMS e à discussão sobre critérios sobre o potencial de a doença de espalhar pela África e pelo mundo.
Depois da sessão, o especialista Dimie Ogoina, que liderou o grupo, declarou que a recomendação se seguiu a uma audição de várias partes, incluindo especialistas da OMS, e à discussão sobre critérios sobre o potencial de a doença de espalhar pela África e pelo mundo.
Os especialistas se encontraram na sequência do aumento da chamada mpox na África após a declaração feita pelo órgão de vigilância da saúde da União Africana de uma emergência de saúde pública devido ao surto crescente da varíola M.
Mais de 14 mil casos e 524 mortes
A OMS disse que a varíola M se espalhou pela República Democrática do Congo, onde o vírus, antes chamado de varíola dos macacos, foi descoberto pela primeira vez em humanos em 1970 antes de se espalhar para outros países.
A agência confirma que mais de 14 mil casos e 524 mortes foram relatados até agora em território congolês, o que supera o total do ano passado.
A OMS destaca ainda o surgimento em 2024 e a rápida disseminação da variante do vírus designada clado 1b na República Democrática do Congo, que “pode ter se espalhando principalmente por meio de redes sexuais”.
A detecção em países vizinhos do território congolês é especialmente preocupante e uma das principais razões para a decisão de convocação do comitê de emergência.
FONTE
: https://news.un.org/pt/story/2024/08/1836131
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla