Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

25/09 - PULMÃO; O que é Pneumotórax, Tratamento, Tipos, Sintomas, Cura e Mais

 15 de março de 2018


Os artigos publicados no OPAS.org.br são escritos ou revisados por médicos e profissionais da área.

O que é Pneumotórax?

Pneumotórax é o termo médico para um pulmão colapsado. Pneumotórax ocorre quando o ar entra no espaço ao redor de seus pulmões, ou no espaço pleural. O ar pode encontrar seu caminho no espaço pleural quando há uma lesão aberta na parede do tórax ou uma ruptura ou ruptura no pulmão, interrompendo a pressão que mantém seus pulmões inflado.

É conhecido como pneumotórax de tensão quando a parede pulmonar é afetada, ou um pneumotórax aberto quando a parede torácica é afetada. Causas de paredes de tórax ou pulmão quebradas ou feridas podem incluir doenças pulmonares, lesões de um esporte ou mesmo mudanças na pressão do ar que você experimenta quando mergulhar ou subir de montanha. Às vezes, a causa do pneumotórax é desconhecida.

A mudança de pressão causada pela abertura no tórax ou na parede do pulmão pode fazer com que o pulmão colapse e pressionar o coração

A condição varia em gravidade. Se houver apenas uma pequena quantidade de ar preso no espaço pleural, como pode ser o caso em um pneumotórax de tensão, muitas vezes ele pode curar por conta própria se não houve mais complicações. Casos mais sérios que envolvem grandes volumes de ar podem se tornar fatais se não forem tratados.

O tratamento pode incluir “espera vigilante”, combinado com descanso na cama, inserção de tubos torácicos ou procedimentos cirúrgicos mais invasivos para resolver e evitar o colapso do pulmão. O oxigênio pode ser administrado.

Quais são os Tipos e Causas do Pneumotórax?

Os dois tipos básicos de pneumotórax são pneumotóraxos traumáticos (TP) e pneumotórax não traumático (NTP). Qualquer um dos tipos pode levar a uma tensão ou a um pneumotórax aberto, dependendo se o tórax ou a parede do pulmão foram afetados.

Pneumotórax traumático

O TP geralmente ocorre após o trauma no tórax ou na parede do pulmão ter ocorrido. O trauma pode danificar essas estruturas, e isso permite que o ar vazie no espaço pleural.

Exemplos de traumas que podem causar pneumotórax incluem:

  • Impacto do saco de ar em um acidente de veículo
  • Um golpe forte no peito de um esporte de contato, como de um equipamento de futebol
  • Uma ferida no peito
  • Procedimentos médicos que podem danificar o pulmão, como inserções do tubo torácico, uso do ventilador, biópsias pulmonares e CPR
  • Mudanças na pressão do ar de mergulho ou alpinismo também podem causar TP. A mudança de altitude pode causar bolhas de ar para desenvolver nos pulmões e, em seguida, romper. Isso pode fazer com que seu pulmão colapse

O tratamento rápido do pneumotórax é crítico. Os sintomas são freqüentemente graves e podem contribuir para complicações potencialmente fatais, como parada cardíaca, insuficiência respiratória e choque

Pneumotórax não-traumático

O NTP não ocorre após uma lesão. Em vez disso, acontece de forma espontânea. Existem dois principais tipos de NTP. O pneumotórax espontâneo primário (PSP) ocorre em pessoas que nunca foram diagnosticadas com doença pulmonar. O pneumotórax espontâneo secundário (SSP) ocorre em pessoas com problemas pulmonares conhecidos.

Algumas condições que aumentam o risco de SSP incluem:

  • Doença pulmonar obstrutiva crônica, como enfisema ou bronquite crônica
  • Infecção aguda ou crônica, como tuberculose ou pneumonia
  • Câncer de pulmão
  • Fibrose cística, que é uma doença pulmonar genética que faz com que o muco se acumule nos pulmões
  • Asma, que é uma doença obstrutiva crônica das vias aéreas que causa inflamação

O hemopneumotórax espontâneo (SHP) é um subtipo raro de pneumotórax espontâneo. Ocorre quando o sangue e o ar enchem a cavidade pleural sem trauma recente ou história de doença pulmonar

Quais são os Sintomas do Pneumotórax?

Os sintomas de TP podem aparecer no momento do trauma torácico ou pouco depois. O início dos sintomas de NTP geralmente ocorre quando você está em repouso. Um ataque súbito de dor torácica geralmente é o primeiro sintoma.

Outros sintomas podem incluir:

  • Uma dor constante no peito
  • Falta de ar ou dispnéia
  • Suor
  • Aperto no peito
  • Taquicardia severa ou uma frequência cardíaca rápida

Como o Pneumotórax é Tratado?

O tratamento dependerá da gravidade da sua condição. Também dependerá se você já experimentou pneumotórax antes. Ambos os tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos estão disponíveis.

Repousando

O repouso na cama também pode ser referido como “observação” ou “espera vigilante”. O descanso em cama é o tratamento provável para um caso de pneumotórax que envolve apenas uma pequena área do pulmão. Neste caso, o seu médico irá monitorar sua condição regularmente, à medida que o ar absorve do espaço pleural. Serão tomados raios X frequentes para verificar se o seu pulmão se expandiu novamente. Seu médico irá instruí-lo a descansar para ajudar a curar. A atividade vigorosa pode atrasar ou interromper o processo de re-expansão.

Pneumotórax pode causar níveis de oxigênio em algumas pessoas. Esta condição é chamada de “hipoxemia”. Se for esse o caso, seu médico solicitará suplementos de oxigênio, juntamente com o repouso na cama.

A aspiração de agulhas e a inserção do tubo torácico são dois tratamentos não cirúrgicos projetados para remover o excesso de ar do espaço pleural no tórax. O seu médico irá inserir um tubo vazio entre as costelas e usará uma seringa ou um dispositivo de sucção mecânica para limpar o ar do espaço pleural. O tubo de tórax pode permanecer instalado por alguns dias se uma grande área de seu pulmão entrou em colapso.

Pleurodese

A pleurodese é uma forma de tratamento mais invasiva para o pneumotórax. Este procedimento é usado para tratar um pulmão colapsado e para evitar que ele se repita. Durante a pleurodese, seu médico essencialmente destrói o espaço pleural para que o ar e os fluidos não possam mais se acumular. O termo “pleura” refere-se à membrana que envolve cada pulmão. A pleurodese é realizada para que as membranas dos seus pulmões se juntem. Uma vez que a pleura está unida, o espaço pleural desaparece e previne o pneumotórax.

A pleurodese mecânica é realizada manualmente. Seu cirurgião esfrega suavemente a pleura para causar inflamação. A pleurodese química é outra forma de tratamento. Seu médico irá entregar irritantes químicos na pleura através de um tubo de tórax. A irritação e a inflamação fazem com que a pleura fique unida.

Cirurgia

O tratamento cirúrgico para pneumotórax é exigido em certas situações. Você pode precisar de cirurgia se você tiver repetido NTP. Uma grande quantidade de ar preso na cavidade do tórax também pode justificar o reparo cirúrgico.

Existem vários tipos de cirurgia para pneumotórax. Uma opção é uma toracotomia. Durante esta cirurgia, seu médico criará uma incisão no espaço pleural para ajudar seu cirurgião a ver o problema. Uma vez que seu cirurgião tenha realizado uma toracotomia, eles decidirão o que deve ser feito para ajudá-lo a curar.

Durante uma toracoscopia, seu médico insere uma pequena câmera através da parede do tórax para ajudá-los a ver dentro do peito. Uma toracoscopia pode ajudar seu cirurgião a decidir sobre o tratamento para o seu pneumotórax. As possibilidades incluem cobrimento de bolhas fechadas, fuga de vazamentos de ar, ou remoção da porção em colapso do pulmão, denominada lobectomia.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla