A avaliação dos #examesbioquimicos é parte importante da #consultanutricional .Alguma vez foram avaliados os seus níveis de #UREIA e CREATININA?
CREATININA é um produto do metabolismo muscular produzido pela quebra da proteína
e UREIA é um composto formado pelo metabolismo das proteínas no fígado sendo filtrada pelos rins. Quando seus níveis se elevam pode ser sinal de que algo está errado na #funçãorenal A partir da dosagem destes elementos o nutricionista pode analisar e te encaminhar para uma avaliação com um #nefrologista .
Muitas pessoas associam o bom funcionamento renal a urinar “bem”. Não se apoie nisso, o rim torna-se incapaz de filtrar as toxinas, mas consegue eliminar água sem problemas (urina com volume e bem clarinha).
Reduzir o volume da urina já é um sinal tardio.Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia até 70% das pessoas que apresentam algum tipo de problema renal podem não saber.
A conduta nutricional especializada pode preservar a função renal, controlar os níveis de toxina no sangue, evitar a desnutrição e contribuir para um melhor prognóstico e qualidade de vida.
Existem nutricionistas com formação específica em nutrição renal. Segundo a nutricionista mestre em ciências nefrológicas @hevoise Papini do Instituto @nutricaoeeducacao , “A doença renal crônica é progressiva e inexorável, ou seja, uma vez instalada não tem volta.
Mas, se tratada cedo, é possível ter boa qualidade de vida e prolongar o tempo de funcionamento dos rins.”
Em função do exposto o @alimentarcomciencia reforça a importância da avaliação desse órgão, tão primordial à vida, durante a consulta com o nutricionista.
Texto redigido pelas nutricionistas Adriana Abreu (@abreuadri e @nutrirprevenir) e Glauce Carvalho (@clinicasaudecarvalho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla