Comportamentos agressivos podem ser verbais ou físicos. Podem ocorrer de repente, sem razão aparente, ou como resultado de uma situação frustrante. Enfrentar a agressão pode ser difícil, mas compreender que a pessoa com Alzheimer ou demência não está agindo dessa maneira de propósito pode ajudar.
Causas
A agressão pode ser causada por muitos fatores, incluindo desconforto físico, fatores ambientais e má comunicação. Se a pessoa com Alzheimer está agressiva, investigue qual a razão que pode estar contribuindo para essa mudança de comportamento.
Desconforto físico
A principal causa dos sintomas comportamentais associados à demência é a deterioração progressiva das células cerebrais, mas outros fatores, tais como a dor, também podem causar ou piorar os sintomas.
O paciente é capaz de reclamar se está ou não sentindo dor física? Não é incomum para as pessoas com Alzheimer ou outras demências ter infecção urinário ou outras. Devido à perda da função cognitiva, ficam incapazes de articular ou identificar a causa do desconforto físico e, portanto, podem expressá-lo através de agressão física.
O paciente está cansado por falta de repouso ou sono insuficiente? Os medicamentos estão causando efeitos colaterais? Os efeitos colaterais acontecem frequentemente quando indivíduos tomam medicamentos diferentes para vários problemas de saúde.
Fatores ambientais
A pessoa está super estimulada por ruídos altos, um ambiente hiperativo ou desordem física? Grandes multidões ou estar cercada por pessoas estranhas, inclusive dentro da própria casa, pode ser excesso de estímulo para uma pessoa com demência.
Será que a pessoa se sente perdida? A maioria das pessoas funciona melhor durante uma certa hora do dia, normalmente a parte da manhã são as horas mais proveitosas do dia. Considere um horário do dia para a marcar as consultas ou atividades. Escolha o momento em que você sabe que a pessoa está mais alerta e mais capaz de processar novas informações ou se sentir bem em lugares não familiares.
Má comunicação
As suas instruções são simples e fáceis de entender? Você está fazendo perguntas demais ou muitas afirmações de uma só vez? A pessoa está captando o teu próprio stress ou irritabilidade?
Como proceder
Tente identificar a causa imediata. Medite sobre o que aconteceu logo antes da reação que causou o comportamento agressivo. Afaste a possibilidade de ser dor a fonte de estresse. A dor pode levar uma pessoa com demência a agir agressivamente.
Concentre-se em sentimentos, e não em fatos. Ao invés de se concentrar em detalhes específicos, considere as emoções da pessoa. Procure ver quais são os sentimentos trás das palavras ou ações. Não fique chateado. Seja positivo e tranquilizador. Fale devagar, em um tom suave.
Limite as distrações. Examine o ambiente da pessoa e adapte-o para evitar situações semelhantes. Experimente uma atividade relaxante, como massagem, música ou exercícios que podem ajudar a acalmar a pessoa.
Mude o foco para outra atividade, a situação ou atividade atual pode ter acidentalmente causado a resposta agressiva. Experimente algo diferente.
Avalie o nível de perigo, para você mesmo e para a pessoa com Alzheimer. Você pode muitas vezes evitar o problema simplesmente recuando e ficando longe da pessoa demente. Se a pessoa se dirige para fora da casa e para a rua, seja mais assertivo. Evite usar a força ou restringir a pessoa, a menos que a situação seja grave. Ele ou ela pode tornar-se mais frustrado e causar danos pessoais.
Fonte:Alzheimer Austrália
FONTE:https://web.facebook.com/groups/mentesedemencias/
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla