Powered By Blogger

sábado, 26 de agosto de 2023

MITOS E VERDADES SOBRE A DOENÇA DE ALZHEIMER

Pode ser uma imagem de 1 pessoa

 Berna Almeida II

Você sabia que mais de 35 milhões de pessoas são diagnosticadas com Alzheimer? Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer, estima-se que só no Brasil existam mais de um milhão de casos da doença.
Mas, apesar de ser tão comum no mundo, ainda existem muitos mitos que rondam essa doença neurodegenerativa e que podem acabar prejudicando a sua identificação.
1 – ALZHEIMER É MAJORITARIAMENTE HEREDITÁRIO
Mito. Estima-se que apenas 5% a 10% dos casos de Alzheimer sejam hereditários, ou seja, essa não é a principal origem da doença. Aliás, de acordo com o Ministério da Saúde, a causa do Alzheimer ainda é desconhecida, embora provavelmente esteja associada com a idade, já que é muito mais comum em pessoas acima de 55 anos.
Mas é importante saber que não são apenas os idosos que desenvolvem a doença. Existe uma condição chamada Doença de Alzheimer de Início Precoce (DAIP), que atinge pessoas mais novas.
2 – O PRIMEIRO SINTOMA É A PERDA DA MEMÓRIA
Mito. A perda da memória é um dos sinais mais comuns do Alzheimer, mas não necessariamente é o primeiro sintoma da doença.
Como essa demência pode atingir diversas regiões DO cérebro, é possível que sintomas como a dificuldade de falar, de realizar tarefas rotineiras e de resolver problemas de finanças, por exemplo, ocorram logo no início da doença. Sinais de desorientação no tempo e no espaço também podem indicar o início da doença.
Na dúvida, a melhor opção é sempre procurar um médico para realizar o diagnóstico correto.
3 – ESQUECER AS COISAS INDICA QUE VOCÊ TEM ALZHEIMER
Mito. Existe uma série de fatores que podem gerar problemas de memória e que não se relacionam com a doença de Alzheimer. Estresse, diabetes, depressão e até outras demências, como Parkinson, também causam esquecimento. Isso sem contar o uso de determinados remédios que podem afetar a memória.
Vale ressaltar ainda que o Alzheimer começa atingindo as memórias mais recentes, dificultando que o paciente se lembre de coisas que aconteceram a curto prazo. Então, se você se esqueceu de algo que ocorreu há muito tempo, como na infância, provavelmente não é um caso da doença.
4 – FAZER ATIVIDADES DE ESTIMULO COGNITIVO PODEM RETARDAR O APARECIMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER
Verdade. Atividades como leitura, estudo, aprender coisas novas, podem retardar o aparecimento da doença de Alzheimer em até 5 anos.
5 – ALZHEIMER NÃO TEM CURA
Verdade. Infelizmente, ainda não foi encontrada a cura para a doença de Alzheimer. No entanto, existem diversos tratamentos capazes de minimizar seus sintomas e de retardar o seu progresso.
Por isso que a busca por um diagnóstico precoce é extremamente importante. E agora que você já sabe o que é mito e o que é verdade sobre a doença, pode perceber de forma mais fácil se seus pais, avós ou outras pessoas próximas estão apresentando sinais.
Dra. Josiane Duarte - Neurologista

 

FONTE:https://web.facebook.com/groups/mentesedemencias/

 

 

 

 

ESCLEROSE MÚLTIPLA E ALEITAMENTOImagem de um laço douradoLINFOMA  Camada 1.png


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla