Arroz de Forno Delicioso e Prático
O arroz de forno é uma receita que aproveita as sobras de arroz cozido e as transforma em um prato saboroso, nutritivo e fácil de fazer. Você pode usar os ingredientes que tiver em casa, como queijo, presunto, frango, carne moída, legumes, etc., e criar combinações diferentes e criativas. O arroz de forno é uma ótima opção para o almoço ou jantar, pois é um prato completo e que agrada a toda a família. Neste artigo, vamos mostrar 6 passos para fazer um arroz de forno delicioso e prático.
O que é Arroz de Forno?
O arroz de forno é uma receita que consiste em misturar arroz cozido com outros ingredientes, como queijo, presunto, frango, carne moída, legumes, etc., e levar ao forno para gratinar. O arroz de forno pode ser temperado de diversas formas, com molho de tomate, creme de leite, requeijão, maionese, etc. O arroz de forno pode ser feito em uma forma grande ou em porções individuais, em ramequins ou refratários.
O arroz de forno é um prato que aproveita bem as sobras de arroz e de outros alimentos, evitando o desperdício e economizando tempo e dinheiro. O arroz de forno também é uma receita que pode ser adaptada ao gosto e à dieta de cada um, usando ingredientes mais saudáveis, como arroz integral, queijo branco, peito de peru, etc., ou mais calóricos, como bacon, linguiça, queijo cheddar, etc.
Como fazer Arroz de Forno?
Para fazer arroz de forno, você vai precisar de:
– 4 xícaras de arroz cozido
– 2 xícaras de queijo muçarela ralado
– 2 xícaras de presunto picado
– 1 lata de milho verde escorrido
– 1 lata de ervilha escorrida
– 1 xícara de molho de tomate
– 1/2 xícara de creme de leite
– 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
– Sal, pimenta e orégano a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
1. Em uma tigela, misture o arroz, o queijo muçarela, o presunto, o milho e a ervilha. Tempere com sal, pimenta e orégano a gosto.
2. Em outra tigela, misture o molho de tomate e o creme de leite. Tempere com sal, pimenta e orégano a gosto.
3. Em uma forma untada com um pouco de azeite, coloque metade da mistura de arroz e espalhe bem. Cubra com metade do molho e espalhe bem. Repita com o restante da mistura de arroz e do molho.
4. Polvilhe o queijo parmesão por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e dourado.
5. Retire do forno e sirva em seguida, ou deixe esfriar um pouco e corte em pedaços.
Qual é a origem do Arroz de Forno?
A origem do arroz de forno é incerta, mas acredita-se que seja uma receita de origem italiana, que foi trazida para o Brasil pelos imigrantes. Na Itália, o arroz de forno é chamado de risotto al forno, e é feito com arroz arbóreo, que é um tipo de arroz mais cremoso e que absorve bem os líquidos. O risotto al forno pode ser feito com vários ingredientes, como queijo, carne, cogumelos, espinafre, etc.
No Brasil, o arroz de forno foi adaptado aos ingredientes e ao paladar locais, usando o arroz comum e outros alimentos mais acessíveis, como queijo, presunto, frango, carne moída, etc. O arroz de forno também foi incorporado à cultura e à tradição brasileiras, sendo servido em festas, como aniversários, casamentos, etc., ou em dias especiais, como o Dia das Mães, o Dia dos Pais, etc.
O arroz de forno é uma receita que mostra a influência e a diversidade da culinária brasileira, que sabe aproveitar bem os recursos disponíveis e criar pratos deliciosos e variados.
Quais são os melhores acompanhamentos para o Arroz de Forno?
O arroz de forno é um prato que combina com vários acompanhamentos, que podem variar de acordo com o gosto e a ocasião. Alguns dos acompanhamentos mais indicados são:
– Salada: uma salada fresca e colorida, feita com alface, tomate, cenoura, pepino, beterraba, etc., temperada com azeite, vinagre, sal e pimenta, é uma ótima opção para contrastar com o sabor do arroz de forno e trazer leveza e saúde ao prato. Você também pode usar outros tipos de folhas, como rúcula, espinafre, agrião, etc., e acrescentar frutas, como maçã, manga, abacaxi, etc.
Carne assada: uma carne assada, como lombo de porco, frango, pernil, etc., é um acompanhamento que combina muito bem com o arroz de forno e o seu molho. Você também pode fazer uma carne moída refogada, com cebola, alho, tomate, cheiro verde, etc., e servir por cima do arroz de forno.
Neste artigo, você aprendeu 6 passos para fazer um arroz de forno delicioso e prático, uma receita que aproveita as sobras de arroz cozido e as transforma em um prato saboroso, nutritivo e fácil de fazer. Você também aprendeu como fazer essa receita, qual é a sua origem e quais são os melhores acompanhamentos para ela. Agora, é só colocar a mão na massa e se aventurar na cozinha. Depois, conte para nós o que achou da receita, deixe a sua opinião sincera e as suas sugestões. Esperamos que tenha gostado deste artigo e que volte sempre para conferir mais dicas e novidades sobre gastronomia. Até a próxima!
Lombo de Porco Assado
Para fazer lombo de porco assado, você vai precisar de:
- 1,5 kg de lombo de porco sem osso
- 4 dentes de alho picados
- 1/2 xícara de vinho branco seco
- 1/4 de xícara de azeite
- Suco de 1 limão
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 2 folhas de louro
- 2 ramos de alecrim
- 2 ramos de tomilho
- 1 cebola cortada em rodelas
- 1/2 xícara de água
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma tigela, misture o alho, o vinho, o azeite, o suco de limão, o sal e a pimenta. Coloque o lombo de porco em um saco plástico e despeje a marinada por cima. Feche bem o saco e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, virando de vez em quando para pegar o tempero por igual.
- Preaqueça o forno a 200°C. Retire o lombo de porco da marinada e seque com papel toalha. Reserve a marinada. Coloque o lombo de porco em uma assadeira untada com um pouco de azeite e espalhe as folhas de louro, o alecrim, o tomilho e a cebola por cima. Regue com a marinada reservada e a água.
- Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno por 1 hora, regando a carne com o caldo da assadeira de 15 em 15 minutos. Retire o papel alumínio e deixe assar por mais 30 minutos, ou até que a carne esteja dourada e cozida por dentro. Se necessário, acrescente mais água durante o cozimento para não secar o molho.
- Retire o lombo de porco do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de fatiar. Sirva com o molho da assadeira e os acompanhamentos de sua preferência.
Forafa de couve com feijão
Para fazer a forafa de couve com feijão, você vai precisar de:
- 2 xícaras de feijão cozido (pode ser preto, vermelho, branco, etc.)
- 4 xícaras de água
- 2 colheres de sopa de óleo
- 4 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 4 xícaras de farinha de mandioca
- 4 xícaras de couve picada
- Salsinha picada a gosto para decorar (opcional)
O modo de preparo da forafa de couve com feijão
O modo de preparo da forafa de couve com feijão é muito fácil. Siga os passos abaixo:
- Em uma panela, coloque o feijão e a água e leve ao fogo alto, até ferver.
- Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até que o feijão esteja macio, mas sem desmanchar.
- Escorra o feijão e reserve o caldo.
- Em outra panela, aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem dourados.
- Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Adicione a farinha de mandioca e mexa bem, até que a farinha fique úmida e solta.
- Adicione o feijão e misture bem, até que o feijão fique bem distribuído pela farofa.
- Adicione a couve e mexa bem, até que a couve fique cozida, mas ainda verde e crocante.
- Se a farofa ficar muito seca, adicione um pouco do caldo do feijão, até que fique na consistência desejada.
- Salpique a salsinha por cima, se quiser, e sirva em seguida ou guarde em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias.
Charutinho de Legumes
Ingredientes
Para os Charutinhos:
- 1 repolho
- Água para ferver o repolho (reserve esta água do cozimento do repolho para usar na receita)
- 1 xícara (chá) de arroz branco (180 gramas)
- 1 xícara (chá) de carne moída (220 gramas)
- 1 cebola grande ralada (100 gramas)
- 2 tomates médios picados (190 gramas)
- 5 dentes de alho ralado (10 gramas ou 1 colher de sopa)
- ¼ xícara (chá) de salsinha picadinha
- 1 e ½ colher (sopa) de cebolinha (15 gramas)
- 1 e ½ colher (chá) de sal
- ¼ colher (chá) de pimenta-do-reino (0,5 grama)
- ¼ colher (chá) de pimenta síria (0,5 grama)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 tablete de caldo de carne (10 gramas) (opcional, pode usar caldo de carne caseiro)
- ¼ xícara (chá) de água bem quente
- 700 ml da água do cozimento do repolho
Para o Molho:
- 4 tomates maduros cortados grosseiramente (380 gramas)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Suco de 1 limão
- 2 dentes de alho amassados
- ½ colher (chá) de sal
- 1 pitada generosa de pimenta (1/16 colher de chá)
- ¼ colher (chá) de açúcar
- ¼ xícara (chá) de extrato de tomate
- ½ colher (sopa) de alho amassado ou picado
- 1 xícara (chá) de água do cozimento do repolho
Passo a Passo para Preparar os Charutinhos de Legumes
Preparação do Repolho
- Cozinhar o Repolho: Retire as folhas do repolho com cuidado para não rasgar. Em uma panela grande, ferva água suficiente para cobrir as folhas de repolho. Adicione as folhas e cozinhe por cerca de 2 a 3 minutos, ou até que estejam maleáveis. Retire as folhas da água e reserve a água do cozimento.
Preparação do Recheio
- Preparar o Arroz: Cozinhe o arroz branco conforme as instruções da embalagem e reserve.
- Refogar a Carne: Em uma panela, aqueça 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Adicione a cebola ralada, o alho ralado e refogue até dourar. Acrescente a carne moída e cozinhe até que esteja bem dourada.
- Adicionar os Temperos: Adicione os tomates picados, a salsinha, a cebolinha, o sal, a pimenta-do-reino e a pimenta síria. Misture bem e deixe cozinhar por mais alguns minutos até que os tomates estejam macios.
- Misturar com o Arroz: Em uma tigela grande, misture o arroz cozido com a carne refogada. Adicione ¼ xícara de água bem quente e misture bem. Se desejar, adicione o caldo de carne (ou caldo caseiro) para dar mais sabor.
Montagem dos Charutinhos
- Rechear as Folhas de Repolho: Coloque uma colher generosa de recheio no centro de cada folha de repolho. Dobre as laterais sobre o recheio e enrole firmemente, como um charuto. Repita o processo com todas as folhas de repolho.
Preparação do Molho
- Preparar o Molho: Em uma panela, aqueça 2 colheres de sopa de azeite. Adicione o alho amassado e refogue até dourar. Acrescente os tomates cortados, o suco de limão, o sal, a pimenta, o açúcar e o extrato de tomate. Cozinhe em fogo médio até que os tomates estejam bem macios.
- Adicionar a Água do Cozimento: Adicione 1 xícara da água do cozimento do repolho ao molho e deixe cozinhar por mais alguns minutos até que o molho engrosse ligeiramente.
Cozinhar os Charutinhos
- Montar na Panela: Em uma panela grande, coloque uma camada fina de molho no fundo. Disponha os charutinhos lado a lado sobre o molho. Cubra os charutinhos com o restante do molho.
- Cozinhar os Charutinhos: Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos, ou até que os charutinhos estejam bem cozidos e o molho tenha engrossado.
Servir
- Servir os Charutinhos: Sirva os charutinhos de legumes quentes, acompanhados de um pouco do molho. Eles são perfeitos para um lanche saudável ou como prato principal.
Dicas para um Charutinho de Legumes Perfeito
- Escolha do Repolho: Use um repolho fresco e de boa qualidade para garantir folhas maleáveis e fáceis de enrolar.
- Cozimento do Repolho: Não cozinhe demais as folhas de repolho, para que elas não fiquem muito moles e difíceis de manusear.
- Temperos: Ajuste os temperos de acordo com seu gosto pessoal. Adicionar especiarias como cominho ou páprica pode dar um toque especial.
Bife a Rolê
Ingredientes
Para preparar o bife a rolê, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Carne (Coxão Mole) – 600g
- Sal – A gosto
- Pimenta do Reino – A gosto
- Linguiça de Frango Defumada
- Pimentão Verde
- Cenoura
- Cebola
- Óleo – Um pouco
- Cebola – Uma unidade
- Alho – 3 dentes
- Molho de Tomate – 340g
- Água – 170ml
- Sal – A gosto
- Pimenta do Reino – A gosto
- Tempero para Carne – Um sachê
- Cebolinha – A gosto
Passo a Passo para Preparar o Bife a Rolê
Preparação dos Ingredientes
- Preparar a Carne: Corte a carne em bifes finos. Tempere-os com sal e pimenta do reino a gosto. Deixe descansar por alguns minutos para absorver os temperos.
- Preparar o Recheio: Corte a linguiça de frango defumada, o pimentão verde, a cenoura e a cebola em tiras finas.
Montagem dos Bifes
- Rechear os Bifes: Coloque uma tira de linguiça, uma de pimentão, uma de cenoura e uma de cebola em cada bife. Enrole os bifes firmemente e prenda com palitos de dente para que não abram durante o cozimento.
Cozimento
- Aquecer o Óleo: Em uma panela grande, aqueça um pouco de óleo. Adicione a cebola picada e refogue até que fique transparente.
- Adicionar o Alho: Acrescente os dentes de alho amassados e refogue até que fiquem dourados e fragrantes.
- Selar os Bifes: Coloque os bifes recheados na panela e sele todos os lados até que fiquem bem dourados. Isso ajuda a manter os sucos dentro da carne e realça o sabor.
Preparação do Molho
- Adicionar o Molho de Tomate: Despeje o molho de tomate na panela, cobrindo os bifes. Adicione a água, o sal, a pimenta do reino e o sachê de tempero para carne. Mexa bem para misturar os temperos.
- Cozinhar: Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que a carne esteja macia e o molho tenha engrossado.
Finalização
- Adicionar a Cebolinha: Após o cozimento, adicione a cebolinha picada a gosto. Mexa bem.
- Servir: Retire os palitos dos bifes e sirva quente. O bife a rolê é perfeito para acompanhar arroz branco, purê de batatas ou uma salada verde.
Dicas para um Bife a Rolê Perfeito
- Carne: Utilize bifes de coxão mole bem finos para facilitar o enrolar e garantir um cozimento mais uniforme.
- Recheio: Você pode variar o recheio conforme seu gosto, adicionando outros vegetais ou até mesmo queijos.
- Selar a Carne: Selar bem os bifes antes de adicionar o molho ajuda a manter os sucos dentro da carne, deixando-a mais saborosa e macia.
Carne Louca na Panela de Pressão:
Feita com fraldinha e uma combinação de temperos que realçam o sabor da carne, ela fica suculenta e desmancha na boca. Vamos aprender a preparar essa delícia?
Ingredientes
Para fazer a carne louca na panela de pressão, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1kg de fraldinha
- 2 colheres de sopa de azeite ou óleo
- 1 xícara de molho de tomate (240ml)
- 1 pimentão médio picado
- 2 cebolas médias picadas
- 3 dentes de alho amassados
- 1 tomate grande picado
- 4 folhas de louro
- 1 colher de sopa de molho shoyu
- 3 colheres de chá de sal (a gosto)
- ⅓ de colher de chá de cominho
- ⅓ de colher de chá de pimenta-do-reino
- 2 colheres de chá de páprica defumada
- 2 colheres de chá de colorau
- Cheiro verde a gosto
- 1 xícara de chá de água (240ml)
Passo a Passo para Preparar Carne Louca na Panela de Pressão
Preparação da Carne
- Preparar a Fraldinha: Corte a fraldinha em pedaços grandes. Tempere a carne com 1 colher de chá de sal, pimenta-do-reino e cominho. Reserve.
- Aquecer a Panela: Em uma panela de pressão, aqueça o azeite ou óleo em fogo médio.
Refogar os Ingredientes
- Refogar a Cebola e Alho: Adicione as cebolas picadas e refogue até que fiquem transparentes. Acrescente o alho amassado e refogue por mais um minuto até dourar.
- Adicionar a Carne: Coloque os pedaços de fraldinha na panela e sele todos os lados até que fiquem bem dourados.
Cozinhar a Carne
- Adicionar os Ingredientes: Acrescente o pimentão picado, o tomate picado, o molho de tomate, as folhas de louro, o molho shoyu, a páprica defumada, o colorau e a xícara de chá de água. Misture bem.
- Temperar: Ajuste o sal conforme necessário (cerca de 2 colheres de chá ou a gosto).
Cozinhar na Pressão
- Fechar a Panela: Tampe a panela de pressão e cozinhe em fogo alto até pegar pressão. Após pegar pressão, reduza o fogo para médio e cozinhe por aproximadamente 40 minutos.
Desfiar a Carne
- Despressurizar a Panela: Após o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente antes de abrir a panela.
- Desfiar a Carne: Retire a carne da panela e desfie com a ajuda de dois garfos. Retorne a carne desfiada à panela com o molho e misture bem para incorporar os sabores.
Finalização
- Adicionar Cheiro Verde: Adicione o cheiro verde picado a gosto e misture bem.
- Servir: Sirva a carne louca quente, acompanhada de pães, arroz ou saladas. Ela também é perfeita para rechear sanduíches e tortas.
Dicas para uma Carne Louca Perfeita
- Sele Bem a Carne: Selar a carne antes de cozinhar na pressão ajuda a manter os sucos e a realçar o sabor.
- Ajuste os Temperos: Experimente e ajuste os temperos conforme seu gosto. Adicione mais pimenta ou ervas para personalizar a receita.
- Deixe Descansar: Se possível, deixe a carne descansar por alguns minutos após o cozimento para absorver melhor os sabores do molho.
Salada Russa:
Ingredientes:
Maionese de Iogurte:
- 1 gema, à temperatura ambiente
- 100ml de azeite
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de sopa de suco de limão
- Sal e pimenta, a gosto
- 2 colheres de sopa de iogurte grego ligeiro
Salada:
- 250g de batatas
- 200g de cenoura
- 150g de feijão verde
- 100g de ervilhas congeladas ou frescas
- 3 ovos cozidos
- Folhas de manjericão, a gosto
- Sal, um gosto
Modo de Preparação:
Maionese de Iogurte:
- Em um recipiente, coloque a gema, a mostarda, o suco de limão, o sal e a pimenta.
- Adicione o azeite em fio, enquanto bate a mistura, até obter uma consistência cremosa.
- Adicione o iogurte grego e misture bem. Reserva.
Salada:
- Descasque e corte as batatas e as cenouras em cubos pequenos. Cozinhe em água com sal até ficarem macios.
- Corte o feijão verde em pedaços pequenos e cozinhe em água com sal até ficarem macios.
- Cozinhe as ervilhas em água com sal até ficarem macias, se forem frescas. Se forem congelados, siga as instruções do pacote.
- Cozinhe os ovos e pique-os em pedaços pequenos.
- Em um recipiente grande, misture todos os vegetais e os ovos.
- Adicione a maionese de iogurte e misture delicadamente até que todos os ingredientes contenham bem incorporados.
- Finalize com folhas de manjericão frescas e ajuste o tempero com sal, se necessário.
Benefícios Nutricionais da Salada Russa:
A salada russa é uma excelente fonte de nutrientes essenciais para a saúde. Vejamos alguns dos principais benefícios dos ingredientes desta receita:
- Batatas: Ricas em carboidratos complexos, fibras e potássio, as batatas fornecem energia sustentada e hidratante para a saúde cardiovascular.
- Cenouras: Fonte de betacaroteno, vitaminas A e K, e potássio, as cenouras promovem a saúde da visão, da pele e do sistema imunológico.
- Feijão Verde: Rico em fibras, vitaminas A, C e K, e minerais como ferro e cálcio, o feijão verde ajuda na digestão, fortalece ossos e músculos, e promove a saúde óssea.
- Ervilhas: Excelente fonte de proteína vegetal, fibras, vitaminas do complexo B e antioxidantes, as ervilhas ajudam na manutenção da saúde intestinal, na prevenção de doenças crônicas e no combate ao envelhecimento precoce.
- Ovos: Fonte de proteínas de alta qualidade, vitaminas B12, D e E, e minerais como ferro e zinco, os ovos são essenciais para o desenvolvimento muscular, a saúde cerebral e a manutenção da saúde óssea.
- Iogurte: Rico em probióticos, cálcio e proteínas, o iogurte fortalece o sistema imunológico, melhora a saúde digestiva e promove a saúde óssea.
Tabela Nutricional
Nutriente | Quantidade por Porção |
---|---|
Calorias | 275kcal |
Gorduras Totais | 1 |
Gorduras Saturadas | 3g |
Carboidratos | 23g |
Proteínas | 6g |
Fibras Alimentares | 4 |
Açúcares | 5g |
Sódio | 320mg |
Conclusão:
A salada russa é uma opção nutritiva, versátil e deliciosa para incluir em sua alimentação diária. Com ingredientes simples e saudáveis, é uma excelente forma de aproveitar os benefícios dos vegetais e ovos de maneira chinesa e refrescante. Experimente esta receita em sua próxima refeição e desfrute de uma opção leve, equilibrada e cheia de sabor!
Berinjela assada
Ingredientes
Para preparar essa deliciosa berinjela assada, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 berinjela grande
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de café de ervas finas
- 1 colher de café de alho seco
- Sal a gosto
- 50g de tomate cereja
- Azeitona a gosto
- Manjericão fresco a gosto
- Cheiro verde a gosto
- 50g de muçarela ralada
Modo de Preparação
Passo 1: Preparando uma Berinjela
- Lavar e Cortar : Lave bem a berinjela e corte-a em rodelas de aproximadamente 1 cm de espessura. Se preferir, você pode cortar a berinjela em fatias longitudinais.
- Temperar : Em uma tigela, misture o azeite, as ervas finas, o alho seco e o sal. Pincele as fatias de berinjela com essa mistura, garantindo que ficam bem cobertas.
Passo 2: Assar a Berinjela
- Pré-aquecer o Forno : Pré-aquecer o forno a 200°C.
- Dispor na Assadeira : Coloque as fatias de berinjela num tabuleiro forrado com papel manteiga ou untada com um pouco de azeite. -se de que as fatias certifique-se de não colocar sobrepostas para que as montem de maneira uniforme.
- Assar : Leve o forno pré-aquecido e asse por cerca de 20 a 25 minutos, ou até que as berinjelas fiquem macias e levemente douradas.
Passo 3: Preparando os Ingredientes Adicionais
- Tomate Cereja : Corte os tomates cereja ao meio.
- Azeitonas : Se as azeitonas estiverem com caroço, retire-os e corte as azeitonas em rodelas.
- Manjericão e Cheiro Verde : Lave e pique o manjericão fresco e o cheiro verde.
Passo 4: Montar o Prato
- Adicione os ingredientes : Retire a bandeja do forno e distribua os tomates cereja, as azeitonas e a muçarela ralada sobre as fatias de berinjela.
- Voltar ao Forno : Volte ao forno por mais 5 minutos, ou até que o queijo fique derretido e levemente dourado.
- Finalizar : Retire do forno e finalize com o manjericão fresco e o cheiro verde picado por cima.
Passo 5: Servir
- Servir Quente : Sirva a berinjela assada quente, como prato principal ou acompanhamento. Essa receita combina muito bem com uma salada fresca ou como complemento para massas e risotos.
Dicas para uma Berinjela Assada Perfeita
- Salgar a Berinjela : Se você acha que a berinjela pode ficar amarga, uma dica é salgar as fatias e deixar-las descansar por 15 minutos antes de temperar e assar. Depois, enxágue e siga bem.
- Varie os Queijos : Experimente usar outros tipos de queijo, como parmesão ou provolone, para variar o sabor.
- Adicione Proteína : Para uma refeição mais completa, adicione fatias de peito de frango grelhado ou presunto cru sobre as berinjelas antes de adicionar o queijo.
Benefícios da Berinjela
A berinjela é um alimento nutritivo, rico em fibras, vitaminas e minerais. Ela contém antioxidantes que ajudam a proteger as células do corpo contra danos, além de ser uma excelente fonte de vitamina C, vitamina K, vitamina B6 e folato. Incorporar berinjela na sua dieta pode ajudar na digestão, na saúde do coração e na manutenção de um peso saudável.
Tabela Nutricional
NUTRIENTE | QUANTIDADE POR PORÇÃO |
---|---|
Calorias | 180kcal |
Carboidratos | 10g |
Proteínas | 6g |
Gorduras Totais | 14g |
Gorduras Saturadas | 4g |
Trans Gorduras | 0g |
Colesterol | 15mg |
Sódio | 220mg |
Fibras | 4g |
Açúcares | 3g |
Vitamina A | 6% VD* |
Vitamina C | 10% VD* |
Cálcio | 10% VD* |
Ferro | 4% VD* |
Conclusão
Se você nunca tinha provado berinjela assada, agora tem uma receita infalível para experimentar. Simples de preparar, deliciosa e nutritiva, essa berinjela assada com tomate cereja, azeitonas e muçarela é perfeita para qualquer refeição. Experimente hoje mesmo e descubra por que essa receita vai se tornar um sucesso na sua cozinha.
Sardinha na Penela de Pressão:
Este método não só economiza tempo, mas também preserva os nutrientes e o sabor do peixe. Aqui, você encontrará uma receita prática e deliciosa, além de dicas para garantir que suas sardinhas fiquem irresistíveis.
Ingredientes
Antes de começarmos, certifique-se de ter todos os ingredientes necessários:
- 500g de sardinhas
- ½ sachê de molho pronto (170g)
- ½ cebola média
- 2 colheres de sopa de azeite ou óleo
- 2 dentes de alho amassados
- 1 e ½ colher de chá de sal
- 400 ml de água
- Coentro ou salsa (a gosto)
Passo a Passo para Preparar Sardinha na Penela de Pressão
1. Preparação das Sardinhas
Comece limpando bem as sardinhas. Remova as escamas, as vísceras e lave-as em água corrente. Se preferir, peça ao peixeiro para fazer essa limpeza. Certifique-se de que estão bem limpas para que o sabor da receita não seja comprometido.
2. Preparação dos Temperos
Pique a cebola e amasse os dentes de alho. Reserve.
3. Refogando os Temperos
Na panela de pressão, aqueça o azeite ou óleo. Adicione a cebola picada e o alho amassado e refogue até que fiquem dourados e perfumados. Este passo é crucial para dar sabor às sardinhas.
4. Adicionando as Sardinhas
Coloque as sardinhas na panela, distribuindo-as de maneira uniforme. Tempere com a colher de chá e meia de sal. Isso garantirá que o peixe absorva bem o tempero.
5. Adicionando o Molho e a Água
Despeje o molho pronto sobre as sardinhas. Adicione os 400 ml de água. Essa combinação criará um caldo saboroso que vai cozinhar as sardinhas por igual.
6. Cozimento na Pressão
Feche a panela de pressão e leve ao fogo alto até que pegue pressão. Após pegar pressão, reduza o fogo para médio e cozinhe por cerca de 20 minutos. Esse tempo é suficiente para que as sardinhas fiquem bem cozidas e absorvam todos os sabores dos temperos.
7. Finalizando
Desligue o fogo e aguarde a pressão sair completamente antes de abrir a panela. Com cuidado, abra a panela e verifique se as sardinhas estão macias e bem cozidas. Adicione coentro ou salsa a gosto para dar um toque final de frescor.
Dicas para a Receita Perfeita de Sardinha na Penela de Pressão
- Escolha das Sardinhas: Opte por sardinhas frescas e de tamanho médio. Sardinhas muito pequenas podem se desfazer facilmente, enquanto as muito grandes podem não cozinhar uniformemente.
- Limpeza Adequada: A limpeza das sardinhas é fundamental. Certifique-se de remover todas as escamas e vísceras para evitar sabores indesejados.
- Uso de Molho Pronto: O molho pronto é uma opção prática e rápida, mas você pode substituí-lo por tomates frescos picados, se preferir um sabor mais natural.
- Ajuste de Temperos: Sinta-se à vontade para ajustar os temperos de acordo com seu gosto. Se gosta de um toque picante, adicione pimenta a gosto.
- Tempo de Cozimento: Não prolongue demais o tempo de cozimento na pressão para evitar que as sardinhas se desfaçam. O tempo de 20 minutos é ideal para garantir que fiquem macias e suculentas.
Benefícios das Sardinhas para a Saúde
As sardinhas são uma excelente fonte de nutrientes essenciais. São ricas em ômega-3, um tipo de gordura saudável que ajuda a proteger o coração e a reduzir a inflamação no corpo. Além disso, as sardinhas são uma boa fonte de proteínas, vitaminas B12, D e minerais como cálcio e selênio.
Benefícios do Coentro ou Salsa
Adicionar coentro ou salsa à receita não só realça o sabor, mas também proporciona benefícios à saúde. O coentro é conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, enquanto a salsa é rica em vitaminas K e C, além de ajudar na digestão.
Como Servir Sardinha na Penela de Pressão
As sardinhas na penela de pressão podem ser servidas de diversas maneiras. Aqui estão algumas sugestões:
- Com arroz branco: Acompanhe com arroz branco soltinho para uma refeição completa e saborosa.
- Com batatas: Cozinhe algumas batatas junto com as sardinhas para um prato ainda mais substancioso.
- Com salada: Sirva com uma salada fresca de folhas verdes para uma refeição leve e nutritiva.
Tabela Nutricional
Nutriente | Quantidade por Porção |
---|---|
Calorias | 250 kcal |
Proteínas | 23 g |
Carboidratos | 4 g |
Gorduras Totais | 16 g |
Gorduras Saturadas | 3 g |
Gorduras Trans | 0 g |
Ômega-3 | 1,5 g |
Colesterol | 60 mg |
Fibra Alimentar | 1 g |
Sódio | 600 mg |
Cálcio | 200 mg |
Ferro | 2 mg |
Vitamina D | 5 µg |
Vitamina B12 | 8 µg |
Selênio | 45 µg |
Considerações Finais
Preparar sardinha na panela de pressão é uma forma prática e eficiente de cozinhar este peixe nutritivo e saboroso. Seguindo esta receita, você garantirá sardinhas suculentas e bem temperadas, perfeitas para um almoço ou jantar rápido. Além de deliciosa, esta receita é saudável e rica em nutrientes essenciais para o corpo.
Experimente fazer sardinha na panela de pressão e descubra como é fácil e rápido preparar uma refeição deliciosa que agrada a toda a família. Bom apetite!
Carne Moída com Batata: Simples e Saborosa
Tiver 3 Batatas, Faça Este Prato Delicioso!
Ingredientes
Para as Batatas
- 3 batatas grandes (1kg)
- 2 colheres de sopa de azeite
- Um pouco de sal
- 150g de mussarela ralada
Para o Recheio
- 350g de carne moída
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de molho de tomate
- 6 ramos de coentro
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de pimenta preta
- 1/2 colher de chá de caril
- 1 colher de chá de sal extra
- 1 colher de chá de páprica
- 100g de mussarela ralada adicional para cobrir
Modo de Preparo
Preparando as Batatas
- Pré-aqueça o Forno: Ajuste o forno para 200°C e deixe aquecendo enquanto prepara as batatas.
- Prepare as Batatas: Lave as batatas e seque-as bem. Com um garfo, faça vários furos ao redor de cada batata para que o calor possa penetrar bem durante o cozimento.
- Asse as Batatas: Regue as batatas com azeite e polvilhe com sal. Coloque-as em uma assadeira e asse no forno pré-aquecido por cerca de 45 minutos ou até que estejam macias.
Preparando o Recheio
- Refogue a Carne: Em uma panela, aqueça 2 colheres de sopa de azeite. Adicione a cebola e o alho picados, refogando até que estejam dourados.
- Adicione a Carne: Coloque a carne moída na panela e cozinhe até que fique bem dourada. Tempere com sal, pimenta preta, caril e páprica.
- Finalize o Recheio: Acrescente o molho de tomate e o coentro picado, misturando bem. Deixe cozinhar por mais alguns minutos até que todos os sabores estejam bem combinados.
Montagem
- Recheie as Batatas: Uma vez que as batatas estejam assadas, corte-as ao meio e retire parte do interior, deixando uma camada fina de batata junto à casca. Misture a batata retirada com a carne moída, ajuste o sal se necessário e recheie as cascas das batatas.
- Adicione a Mussarela: Cubra cada batata recheada com bastante mussarela ralada.
- Asse para Gratinar: Retorne as batatas ao forno e deixe assar por mais 10-15 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e dourado.
Dicas para o Sucesso
- Escolha de Batatas: Utilize batatas de boa qualidade, que sejam grandes e firmes, ideais para assar e rechear.
- Variação de Recheio: Sinta-se livre para adicionar ingredientes ao recheio, como milho, ervilhas ou até mesmo pedaços de bacon para uma versão mais rica.
- Serviço: Sirva as batatas quentes, acompanhadas de uma salada verde para um jantar equilibrado.
Tabela Nutricional
Nutriente | Quantidade por Porção |
---|---|
Calorias | 350 kcal |
Proteínas | 15 g |
Carboidratos | 30 g |
Gorduras Totais | 18 g |
Gorduras Saturadas | 8 g |
Gorduras Trans | 0 g |
Colesterol | 50 mg |
Fibra Alimentar | 3 g |
Sódio | 500 mg |
Conclusão
Esta receita de batatas recheadas é a solução perfeita para transformar ingredientes simples em uma refeição saborosa e satisfatória. É um prato versátil que permite muitas variações, adaptando-se ao que você tem em casa ou aos seus gostos pessoais.
Omelete de forno com leite e ovos:
Os ingredientes da omelete de forno com leite e ovos
Para fazer a omelete de forno com leite e ovos, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 6 ovos
- 1 xícara de leite
- Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto
- 1/2 xícara de queijo muçarela ralado
- 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada
- Manteiga para untar a forma
O modo de preparo da omelete de forno com leite e ovos
Para preparar a omelete de forno com leite e ovos, siga os passos abaixo:
- Em uma tigela, bata os ovos com um garfo ou um fouet, até ficarem espumosos. Adicione o leite e tempere com sal, pimenta-do-reino e orégano. Misture bem.
- Em uma forma retangular untada com manteiga, despeje a mistura de ovos e leite, espalhando bem. Polvilhe os queijos ralados e a cebolinha por cima.
- Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos, ou até a omelete ficar dourada e firme. Retire do forno e corte em pedaços. Sirva quente ou fria, acompanhada de uma salada verde ou de pão.
Os benefícios da omelete de forno com leite e ovos
A omelete de forno com leite e ovos é uma receita que, além de deliciosa, traz vários benefícios para a sua saúde. Veja alguns deles:
- Os ovos são alimentos que contêm proteínas de alto valor biológico, que são essenciais para a formação e a manutenção dos tecidos do corpo. Eles também contêm colina, que é uma substância que ajuda a melhorar a memória e a concentração. Além disso, os ovos também contêm vitaminas A, D, E e K, que são importantes para a saúde dos olhos, da pele, dos ossos e do sangue.
- O leite é um alimento que contém cálcio, que é fundamental para a saúde dos ossos e dos dentes. Ele também contém proteínas, que são importantes para a formação e a manutenção dos tecidos do corpo. Além disso, o leite também contém vitaminas do complexo B, que são importantes para o metabolismo e para o sistema nervoso.
- O queijo é um alimento que contém cálcio, que é essencial para a saúde dos ossos e dos dentes. Ele também contém proteínas, que são importantes para a formação e a manutenção dos tecidos do corpo. Além disso, o queijo também contém gorduras boas, que ajudam a proteger o coração e o cérebro.
Conclusão
A omelete de forno com leite e ovos é uma receita que você pode fazer em casa, com ingredientes simples e baratos, e que vai agradar a toda a família. Essa receita é uma ótima opção para fazer uma refeição rápida, fácil e nutritiva, e ainda aproveitar os benefícios dos seus ingredientes para a sua saúde.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que se inspire a fazer a omelete de forno com leite e ovos na sua cozinha. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos, e deixe um comentário abaixo, contando o que achou da receita, e se você tem alguma dica ou sugestão para melhorá-la. Obrigado pela sua atenção, e até a próxima!
FONTE: https://smmendes.com/
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla