Hoje, em nossa série especial sobre câncercolorretal, vamos explicar quais sinais podem ser indicativos da doença e quais exames são necessários para o diagnóstico.
O câncer colorretal abrange o cólon, reto e ânus. A maioria dos casos tem início com o desenvolvimento de pólipos intestinais que, com o passar dos anos, podem se transformar em câncer. Existem alguns tipos de câncer colorretal e o mais comum deles é o adenocarcinoma. Os tipos mais raros são: tumores carcinoides, tumores estromais gastrointestinais (GISTs), linfomas e sarcomas.
No início, a doença pode não causar sintomas, mas ao notar alguma mudança de comportamento no organismo é importante buscar avaliação de um especialista que irá solicitar alguns exames para investigação. Entre os sintomas estão:
• alteração de hábitos intestinais que não melhoram, como: diarreia, constipação ou estreitamento das fezes ou alternância entre eles;
• sensação de empachamento;
• presença de sangue nas fezes;
• cólicas ou dor abdominal (na barriga);
• fraqueza e cansaço;
• perda de peso sem explicação.
A partir dos 50 anos de idade, mesmo que não apresente sintomas, é indicado que todas as pessoas façam o rastreamento do câncer colorretal com a colonoscopia periódica, para o diagnóstico precoce, quando as chances de cura são muito maiores. Se houver suspeita de câncer colorretal, será realizada uma biópsia, remoção de pequeno fragmento da lesão que será analisada pelo médico patologista, responsável por confirmar o diagnóstico de câncer e fornecer todas as informações necessárias sobre o tipo de tumor para que seja possível determinar a melhor conduta de tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla