O que é
As taquicardias supraventriculares são arritmias que aceleram subitamente os batimentos cardíacos e se originam nas câmaras superiores do coração (átrios). Podem ser secundárias a focos de atividade elétrica anormal ou a circuitos de reentrada (vias acessórias, Wolff-Parkinson-White e reentrada nodal). Podem afetar pacientes de todas as faixas etárias, inclusive crianças.
Causas
Muitas vezes não tem causa aparente e ocorrem no coração normal, sendo de nascença em algumas ocasiões. Porém, podem também se desenvolver em corações que apresentam alguma anormalidade, como infarto, dilatação (insuficiência cardíaca), problemas nas válvulas e distúrbios pulmonares, como bronquite crônica.
Sintomas
As manifestações clínicas são variáveis, mas geralmente cursam com palpitações taquicárdicas (sensação de batedeira) de início súbito. Apresentações mais severas como desmaios são raras.
Diagnóstico
Primeiramente é feita uma avaliação clínica, exame físico e eletrocardiograma. Em geral, esses dados aliados ao eletrocardiograma da crise de taquicardia são suficientes para determinar a conduta. Em alguns casos é preciso uma investigação mais detalhada com Holter e web loop a fim de flagrar a crise de taquicardia. Quando não é possível identificar o problema por esses métodos não invasivos, a opção é o estudo eletrofisiológico, que é o cateterismo cardíaco específico para avaliar os distúrbios do ritmo cardíaco.
Tratamento
O tratamento deve ser individualizado e pode ser feito com medicações e ablação por cateter. Na maioria das taquicardias por curto circuitos, a ablação é o tratamento de primeira escolha, porque é curativo. Em crianças, a ablação por cateter pode ser feita com a crioablação (energia a frio), dado o melhor perfil de segurança dessa energia.
Prevenção
As taquicardias supraventriculares que ocorrem no coração normal não podem ser prevenidas, pois em sua maioria são de nascença.
O controle dos fatores de risco cardiovascular e o tratamento adequado de cardiopatias comuns como o infarto e a insuficiência cardíaca, além do controle de doenças do pulmão, são capazes de reduzir a ocorrência de taquicardias supraventriculares secundárias a focos de atividade elétrica anormal.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.einstein.br/guia-doencas-sintomas/taquicardia-supraventricular
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla