O controle do diabetes é feito a partir de objetivos de curto e longo prazos, que incluem planejamento de refeições, uso de medicamentos, doses de insulina, monitoração da glicemia e prática regular de exercícios.
Planejamento de refeições: é preciso contar com a orientação de um nutricionista para desenvolver um plano de refeições adequado à rotina e ao estilo de vida do paciente. Aqueles que precisam perder peso, por exemplo, receberão um cardápio específico para eliminar um quilo por semana, durante 10 semanas. Já o objetivo de longo prazo desses indivíduos é a manutenção de um cardápio apropriado para o equilíbrio corporal conquistado. As pessoas que controlam o diabetes com insulina também precisam dedicar atenção aos alimentos que compõem o prato, especialmente àqueles que são fontes de carboidratos.
Medicamentos: a consulta de um médico é indispensável para estabelecer a programação para as injeções de insulina. A curto prazo, o objetivo do paciente é aplicar as doses nos horários corretos para fazer com que a glicemia se adeque aos padrões ideais. O objetivo de longo prazo é manter a glicemia dentro da meta permanentemente.
Monitoração da glicemia: o médico ou profissional de saúde que acompanha o paciente será responsável por auxiliá-lo na escolha do monitor de glicemia mais indicado ao seu perfil. Também é o especialista que definirá quantas vezes ao dia o nível de açúcar no sangue precisa ser verificado. O objetivo de curto prazo do paciente é montar um cronograma de monitoração da glicose, de acordo com seu estilo de vida. Já a longo prazo, a meta é monitorar o efeito que os alimentos, medicamentos e exercícios têm sobre os níveis de açúcar no sangue.
Exercícios: o plano de exercícios físicos pode ser sugerido pelo médico que acompanha o paciente, ou ainda, por um profissional especializado em educação física. Como meta de curto prazo, o paciente tem de dar início à prática regular de exercícios. A meta de longo prazo é monitorar os efeitos que os exercícios causam na glicemia.
Imprevistos: contratempos são naturais ao longo do dia a dia e podem levar ao esquecimento da monitoração da glicemia, ao corte de alguma refeição, ou ainda, ao desejo de comer um doce. Os imprevistos, no entanto, não podem ser corriqueiros e se transformar em atalho para abandonar o objetivo final de controlar o diabetes. Para evitar a armadilha, vale apostar nas seguintes estratégias:
- Programar um alarme para despertar nos horários de fazer o teste de glicemia
- Incluir no cronograma de tratamento, um horário particular, para fazer o que gosta ou apenas descansar
- Contar com a companhia de um amigo ou familiar para fazer caminhadas diárias ou exercícios
- Ser paciente. Controlar o diabetes pode ser uma habilidade nova, que requer prática
Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação quanto ao melhor tratamento e conduta.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.bd.com/pt-br/our-products/diabetes-care/diabetes-learning-center/diabetes-education/living-with-diabetes-and-insulin
https://diabetes.org.br/
https://novembrodiabetesazul.com.br/eventos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla