Dizem que uma maçã por dia mantém o médico longe, mas esse sentimento é verdadeiro quando se trata de pessoas com diabetes? Felizmente, sim – as maçãs são uma ótima opção para qualquer pessoa, com diabetes ou não.
“As maçãs são um alimento rico em nutrientes com antioxidantes e fibras que desempenham um papel delicioso em uma dieta saudável em geral”, diz Lauren Harris-Pincus, MS, RDN, fundadora do NutritionStarringYOU.com e autora de The Everything Easy Pre-Diabetes Cookbook .
Felizmente, não para nas maçãs – as pessoas com diabetes podem comer a maioria das frutas sem preocupações.
Informações Nutricionais da Maçã
Como você pode imaginar, as maçãs estão repletas de nutrientes saudáveis. Uma maçã média tem cerca de 100 calorias com 25 gramas de carboidratos e 4,4 gramas de fibra, solúveis e insolúveis; fibra ajuda a retardar a digestão e absorção de carboidratos. “A pectina é uma fibra solúvel que pode ajudar a diminuir o LDL ou colesterol ruim e também contribuir para a saúde intestinal”, diz Harris-Pincus.
“As maçãs também são uma boa fonte de vitamina C e contêm poderosos fitoquímicos/antioxidantes, incluindo quercetina, catequina, ácido clorogênico e antocianina”, afirma Harris-Pincus.
Se você está pensando em descascar suas maçãs, Harris-Pincus diz para pensar novamente: a casca contém a maioria dos antioxidantes e cerca de metade da fibra da maçã, então deixá-la é uma boa ideia tanto nutricionalmente quanto para diminuir o aumento potencial de glicose no sangue.
E se você está se perguntando qual variedade de maçã é mais saudável, concentre-se apenas na que você mais gosta – as variedades de maçã variam um pouco em seu teor de carboidratos, mas no geral, a diferença não é significativa. No entanto, preste atenção ao tamanho, pois maçãs maiores contêm mais carboidratos.
As maçãs aumentarão o açúcar no sangue?
Sim, qualquer alimento que contenha carboidratos aumentará o açúcar no sangue. “Como elas são muito baixas em gordura e proteína, quase 100% das calorias das maçãs vêm de carboidratos que podem aumentar o açúcar no sangue”, diz Harris-Pincus. “Mas a chave é consumi-los estrategicamente, para que você possa colher todos os benefícios para a saúde sem um pico de açúcar no sangue.” Mais sobre a estratégia inteligente de comer maçã em um minuto (spoiler: combine com proteína e gordura).
As maçãs podem diminuir o risco de diabetes?
Possivelmente! Estudos epidemiológicos associaram o consumo de maçãs a muitos benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares, asma e diabetes. De fato, uma meta-análise de 2019 de vários estudos, incluindo 339.383 participantes, descobriu que o consumo de maçã pode diminuir significativamente o risco de diabetes tipo 2.
Curiosidade: as maçãs não são o único carboidrato que pode ser benéfico para aqueles com diabetes. Pesquisas mostram que pessoas com diabetes tipo 2 que comem regularmente quantidades moderadas de arroz integral têm melhor controle de açúcar no sangue após as refeições.
Como comer uma maçã se você tem diabetes
“A melhor maneira de controlar o açúcar no sangue é comer alimentos ricos em carboidratos, como maçãs, combinados com uma fonte de proteínas e gorduras saudáveis para o coração, que retardarão a digestão e absorção da refeição/lanche e moderarão qualquer aumento no açúcar no sangue”, explica. Harris-Pincus. “Além disso, há pesquisas que mostram que nossos corpos tendem a lidar melhor com carboidratos no início do dia do que no final da noite. Portanto, adicionar uma maçã às suas refeições / lanches anteriores em vez de antes de dormir pode resultar em uma melhor resposta de açúcar no sangue. ”
Aqui estão algumas ideias para incluir maçãs em combos estabilizadores de açúcar no sangue:
- Emparelhe uma maçã pequena com uma colher de sopa ou duas de manteiga de amendoim, manteiga de amêndoa ou manteiga de girassol.
- Corte uma maçã em pedaços pequenos e misture com iogurte grego simples com canela e um punhado de nozes.
- Misture uma maçã em um smoothie com leite / leite de nozes, uma colher de proteína em pó e uma colher de sopa de gordura saudável – como sementes de chia, farinha de linhaça, sementes de cânhamo ou manteiga de nozes. Adicione tempero de torta de maçã para um deleite com sabor de outono.
- Misture doces com salgados e adicione fatias finas de maçã a um sanduíche de queijo grelhado usando pão integral rico em fibras.
As maçãs também podem ser um ótimo ingrediente para a sobremesa, então não deixe de conferir essas sobremesas de maçã para diabéticos.
Por Jill Schildhouse
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.tiabeth.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla