

A aspiração involuntária de líquidos e sólidos pode ocorrer com qualquer pessoa a qualquer momento. Mas são nas doenças que levam às disfagias, como as demências, que se concentram os maiores riscos.
Isso porque idosos com demência podem perder a sensibilidade e o reflexo de deglutição, e assim tornarem-se incapazes de reagir antes que a situação evolua.
O que seria um engasgo breve num indivíduo saudável, seguido por tosse para expelir o causador do problema, pode passar despercebido num idoso com disfagia.




Dr. Thales Gonçalves, geriatra
A broncoaspiração em idosos pode se tornar recorrente na ausência de medidas de proteção por parte de cuidadores e familiares.
Como a pneumonia aspirativa causa uma inflamação nos pulmões que danificam as paredes dos brônquios e alvéolos (tecido pulmonar), reduzindo a capacidade do corpo de combater vírus, bactérias e fungos, as infecções também podem se tornar perigosamente recorrentes.
Quadros como estes aumentam a possibilidade de complicações, e atentam contra a qualidade e a expectativa de vida da pessoa assistida.
A geriatra Anne Cardoso (@geriatraemcasadf) dá
5 DICAS PARA EVITAR O PROBLEMA:

1.
Manter decúbito elevado (30 a 45 graus) no caso de acamados;

2.
Fazer a higiene oral adequadamente, inclusive com uso de antissépticos bucais (Clorexidina 0,12%), conforme prescrição de médico ou odontólogo;

3.
Manter o corpo hidratado e fazer a ingestão de líquidos com espessantes, sempre com orientação de médico, nutricionista ou fonoaudiólogo;

4.
Atenção e calma na hora de ofertar a alimentação: rápido demais pode causar dificuldades ao idoso;

5.
Sobre o cuidador que fará a oferta da alimentação: a pessoa que auxiliará o idoso a se alimentar deve ter feito sua refeição primeiro para ter a paciência necessária nesse cuidado.


Primeiro, mantenha a calma: cuidadores e familiares que lidam diretamente com idosos dependentes não devem transparecer agitação ou ansiedade.
Como a broncoaspiração é paulatina (lenta), e não sendo o caso de um engasto agudo (que pode gerar asfixia imediata), o melhor a fazer é procurar um médico logo que possível.
Engasgos frequentes e tosses recorrentes podem ser sinais de disfagia e broncoaspiração em idosos, assim como pneumonias de repetição.
Uma avaliação médica e fonoaudiológica pode ser útil nesses casos, explica a geriatra Cristiane Hottz.
A Dra. Cristiane pontua que a broncoaspiração é mais perigosa em quadros de baixa imunidade. Por isso, é essencial ao cuidador reconhecer quando a imunidade pode estar baixa, por exemplo:








A queda da imunidade do idoso, prossegue a geriatra, se manifesta com infecções recorrentes principalmente de vias respiratórias, urina e pele, Herpes Zoster e Herpes simplex. O surgimento de diversos tipos de câncer também está associado a baixa imunidade, pois o nosso sistema de defesa destrói as células defeituosas que podem se tornam um câncer.
O cuidado com a imunidade passa pelo cuidado com todo o corpo, que inclui o hábito alimentar regular com horários estabelecidos, dieta variada utilizando alimentos frescos e preparados em casa, evitar o consumo de cigarros, bebidas alcoólicas e alimentos industrializados, e manter-se bem hidratado.
(FONTE: https://acvida.com.br/.../broncoaspiracao-em-idosos.../...(idosos%20em%20quadros,pulm%C3%B5es%20ocasionando%20infec%C3%A7%C3%B5es%20(pneumonias).)
FONTE:https://web.facebook.com/groups/181285675769255/?hoisted_section_header_type=recently_seen&multi_permalinks=1543692589528550&__cft__[0]=AZUj-X-38ErCVeKPmVRf08nA3gKN5PGvxKJVS3VoXJt7jTlfdIxWPTpF977mm_AmCkF-JH1rE82Doz7UiEEgb9XRoBCB7GpwuSrvJJUdTWbh0grOdJ5eZnMc4z7owiKqO-J7iOQb9JvBsf1sio7XbB_o3-E0ewJEDR7WME9bPAF9HvJ-ATZtAbnVMAT1LD1rZ5eHUAsxuGWBJy3dOuFQrLpYXXSxHN3eDKS9DGEJfrB5nA&__tn__=-UC%2CP-R(Alzheimer diário do esquecimento)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla