Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 14/09/2014 - Data de atualização: 03/03/2018
A maioria das estatísticas do câncer de pulmão inclui o de pequenas células e o de não pequenas células.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 31.270 novos casos de câncer de pulmão, traqueia e brônquio (18.740 em homens e 12.530 em mulheres) no Brasil. Esses valores correspondem a um risco estimado de 18,16 casos novos a cada 100 mil homens, sendo o segundo tumor mais frequente; e com um risco estimado de 11,81 para cada 100 mil mulheres, ocupando a quarta posição.
O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer entre homens e mulheres. Anualmente, morrem mais pessoas de câncer de pulmão do que de câncer colorretal, câncer de mama e câncer de próstata combinados.
O câncer de pulmão ocorre principalmente em pessoas mais velhas. A maioria das pessoas diagnosticada com câncer de pulmão tem 65 anos ou mais, enquanto um pequeno percentual dos casos diagnosticados são em pessoas com menos de 45 anos. A idade média no momento do diagnóstico é de 70 anos.
Em geral, a chance de um homem desenvolver câncer de pulmão em sua vida é de cerca de 1 em 15, enquanto para uma mulher, esse risco é de cerca de 1 em 17. Estes números incluem tanto os fumantes, como os não fumantes. Para os fumantes, o risco é muito maior, enquanto que para os não fumantes, esse risco é menor.
Os homens da raça negra têm 20% mais chances de desenvolver câncer de pulmão do que os brancos. A incidência do câncer de pulmão é 10% mais baixa em mulheres negras do que em brancas. As mulheres de ambas as raças têm taxas mais baixas do que os homens, mas essa diferença está diminuindo. A incidência do câncer de pulmão vem caindo entre os homens ao longo das últimas duas décadas e recentemente começou a cair também entre as mulheres.
As estatísticas sobre a sobrevida em pacientes com câncer de pulmão variam com o estadiamento da doença no momento do diagnóstico.
Apesar do prognóstico do câncer de pulmão não ser otimista, alguns pacientes com a doença em estágio inicial são curados.
Fontes:
American Cancer Society (04/01/2018)
Instituto Nacional de Câncer (02/03/2018)
Fonte: American Cancer Society (16/05/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
http://www.oncoguia.org.br/
#Câncer#Câncerdepulmão#NovembroAzul#cigarro##mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta#oncologia #MeuCâncerDePulmãoNãoÉIgualAoSeu#CâncerDePulmão #Oncoguia#VocêNãoEstáSozinh0#tabagismo#público#Informação#prevenção#tratamento#diagnóstico #pneumologia #saúdeBrasil#mama #pâncreas #linfomas #carcinomas adenoides # sarcomas # rim # hamartomas # pele #paredefumar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla