Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Câncer de Via Biliar: Fatores de Risco do

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 09/03/2017 - Data de atualização: 09/03/2017

Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como fumar, por exemplo, podem ser controlados; no entanto outros não, por exemplo, idade e histórico familiar. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença. Algumas pessoas com vários fatores de risco nunca desenvolverão um câncer, enquanto outros, sem fatores de risco conhecidos poderão fazê-lo.
Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas com a enfermidade podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com câncer de via biliar tem algum fator de risco, muitas vezes é difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.
Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de via biliar:
Doenças do Fígado ou Via Biliar. Pessoas com inflamação crônica na via biliar tem risco aumentado de desenvolver câncer da via biliar. Várias condições do fígado ou da via biliar podem causar essa inflamação, como colangite esclerosante primária, presença de cálculos nas vias biliares, cisto de colédoco, infecção por parasitas no fígado, refluxo nos ductos biliares, cirrose, infecção por hepatite B ou C, doença policística e síndrome de Caroli.
Doença Inflamatória Intestinal. Doença inflamatória do intestino inclui colite ulcerosa e doença de Crohn. Pessoas com estas doenças têm um risco aumentado de câncer de via biliar.
Envelhecimento. Pessoas mais velhas são mais propensas do que os jovens de desenvolver câncer de via biliar.
Etnia e Geografia. O câncer de via biliar é mais comum no Sudeste Asiático e China, em grande parte devido à alta taxa de infecção por parasitas hepáticas nessas áreas.
Obesidade. Estar acima do peso pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de vesícula e vias biliares. Isto pode ocorrer em função da obesidade aumentar o risco de cálculos biliares na vesícula e na via biliar. Mas podem existir outras maneiras que o excesso de peso pode levar ao câncer de vias biliares, como alterações em determinados hormônios.
Exposição a Thorotrast. O thorotrast (dióxido de tório) é uma substância radioativa que foi usada como contraste para exames de raios X até 1950 e que pode levar ao câncer de via biliar, bem como alguns tipos de câncer de fígado. É por essa razão que o thorotrast não é mais usado.
Histórico Familiar. Histórico familiar de câncer da via biliar parece aumentar as chances de uma pessoa desenvolver esse tipo de doença, mas o risco é baixo, por ser uma doença rara. A maioria dos cânceres de vias biliares não é encontrada em pessoas com histórico familiar da doença.
Diabetes. Uma análise dos dados de estudos diferentes mostrou que as pessoas com diabetes têm um risco aumentado de câncer de via biliar. Este aumento não é alto e o risco global em alguém com diabetes é baixo.
Alcoolismo. Pessoas que bebem álcool são mais propensas a ter problemas câncer de via biliar. O risco é maior naqueles que têm problemas no fígado devido ao consumo de álcool.
Outros Possíveis Fatores de Risco
Os estudos têm mostrado que vários outros fatores de risco podem aumentar o risco de câncer da via biliar:
Tabagismo.
Pancreatite.
Infecção por HIV.
Exposição ao amianto.
Exposição ao radônio ou outros produtos químicos radioativos.
Exposição a dioxinas, nitrosaminas ou bifenilos policlorados.
Fonte: American Cancer Society (20/01/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#FevereiroLaranjaVerdeRoxo
#Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #idade #sexo #Google #Câncer #CâncerdeViaBiliar #Leucemia#LeucemiaemCrianças #LeucemiaLinfóideAguda(LLA) 
#LeucemiaLinfóideCrônica(LLC) #LeucemiaMieloideAguda(LMA) #LeucemiaMieloideCrônica(LMC) #LeucemiaMielomonocíticaCrônica(LMMC) #Estatística #ExamesdeLaboratórioparaDiagnóstico #Prevenção #TaxadeSobrevida #Tratamentos #Cirurgia #Radioterapia
#FatoresdeRisco #Causas #FatoresPrognósticos#Quimioterapia #TerapiaAlvo #TransplantedeMedulaÓssea #ProblemasEmocionaisapósoTratamento #Diagnóstico #EfeitosdoTratamento #SinaiseSintomas #ComoPrevenir #DetecçãoPrecoce #ExamesdeImagemparaDiagnóstico #Estadiamento #TratamentoPaliativo #MudançasnoEstilodeVidaapósoCâncer 
#SeoTratamentoparadoCâncerparardeResponder #VivendocomoCâncer
#NovidadesnoTratamento #InternetExplorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #HistóricoFamiliareIndividual 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla