Nós nos deparamos com perguntas sobre o que a morte encefálica realmente significa. Alguns de nós ainda continuamos ansiosos por respostas para essas perguntas por meses, até anos, depois. Finalmente, encontramos as respostas e queremos dividi-las. Nossos pensamentos continuam com vocês. Conselho Nacional da Família dos Doadores
Entendendo a Morte Encefálica
O que significa “morte encefálica” ?
Morte encefálica é a definição legal de morte. É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Isto significa que, como resultado de severa agressão ou ferimento grave no cérebro, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre.
Morte encefálica é permanente e irreversível.
Como fica decidido que nosso ente querido está com Morte encefálica?
O que acontece com nosso ente querido enquanto esses testes estão sendo feitos?
Não há drogas que podem parar o trabalho do cérebro dando um falso diagnóstico?
Certos remédios podem mascarar a função cerebral, assim como relaxantes musculares e sedativos. Quando os exames são terminados, seu ente querido pode receber uma dose menor dessas drogas em seu corpo. O médico pode, então, medir mais acuradamente a atividade cerebral. Geralmente, outros exames são feitos para confirmar a morte encefálica, se certas drogas foram usadas.
Se nosso ente querido está realmente morto, por que seu coração ainda bate?
Enquanto o coração tem oxigênio, ele pode continuar a bater. O ventilador providencia oxigênio para manter o coração batendo por várias horas. Sem esse socorro artificial, o coração teria deixado de bater.
É possível que nosso ente querido esteja somente em coma?
Não. O paciente em coma está medica e legalmente vivo e pode respirar quando o ventilador é removido e/ou ter atividade cerebral e fluxo sanguíneo no cérebro. Seu ente querido não está em coma.
O que acontece quando sua morte encefálica é declarada?
Uma vez dado o diagnóstico de morte encefálica, seu ente querido é declarado legalmente morto. Esta é a hora que deve constar no atestado de óbito. A hora da morte não é a hora da retirada do ventilador.
Pode nosso ente querido sofrer alguma dor ou sofrer após a morte encefálica ser declarada?
Não. Quando alguém está morto, não sente dor e não sofre de maneira alguma.
Há mais alguma coisa que possa ser feita?
O que acontece em seguida à declaração de morte encefálica?
Em muitos casos, a morte encefálica resulta de um acidente repentino ou ferimento. Um profissional da saúde falará com você sobre certas decisões que você precisa tomar nesse momento. Dentre essas decisões, uma seria a de remover o ventilador e a outra seria a doação dos órgãos e/ou tecidos.
Lembre-se que seu ente querido, em morte encefálica, já está legalmente morto e não será a remoção do ventilador que irá causar a sua morte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla