Powered By Blogger

sábado, 13 de março de 2021

A Biópsia Líquida e a Biópsia Tradicional

Pode ser uma imagem de texto que diz "POR DENTRO DO ΕΧΑΜΕ Biópsia líquida O Biópsia tradicional Sociedade Brasileira de PATOLOGIA"

A biópsia líquida e a biópsia tradicional, apesar do nome similar, têm indicações e metodologias completamente distintas.

A biopsia tradicional se baseia na análise dos tecidos, fundamental para diagnóstico de câncer e demais doenças que levem a alterações celulares.

Desta maneira, é preciso retirar uma parte do tumor ou tecido para análise em laboratório. O procedimento pode exigir internação do paciente para coleta do material.


Já na biopsia líquida, a análise se baseia nas alterações de moléculas circulantes, podendo ser feita por meio de uma coleta de sangue ou outros fluídos corporais, como saliva, urina, líquido cefalorraquidiano.

A biópsia tradicional permite descobrir a existência de célula cancerosa em uma região específica do corpo, qual o tipo de câncer, sua agressividade, dentre outras características. Na biopsia líquida, por sua vez, podemos pesquisar alterações genéticas provenientes das células tumorais que estão circulando no organismo.

Esse exame é possível porque alguns tumores podem deixar "rastros" na corrente sanguínea como pequenos fragmentos de DNA que se desprendem da célula tumoral.



 COLORRETAL/RIM


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.facebook.com/sbp.patologia/

 COLORRETAL/RIM












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla