Cuidar é uma arte!
Chamados de anjos por muitos, os enfermeiros são os profissionais que mais ficam próximos do paciente durante todo o tratamento.
A Enfermagem é uma mistura entre filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, e a ciência e tecnologia, e objetiva a promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde.
O profissional de enfermagem do Brasil, tem nível superior e atua nas áreas assistencial, administrativa e gerencial de hospitais, postos de saúde e em domicílio. Dentro da enfermagem, também se encontram o auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o técnico de enfermagem (nível médio), que dão importante apoio ao enfermeiro.
Veja algumas dicas destes profissionais para um melhor tratamento:
O QUE É UM CATETER | PARA QUE SERVE O CATETER
O tratamento com quimioterapia pode ser feito de maneira endovenosa, ou seja, com aplicações diretas na veia do paciente.
Dependendo da quantidade de ciclos que serão feitos durante o tratamento, a utilização de cateteres pode ser indicada pelo médico especialista. Mas não se assuste! Essa é uma prática normal e que trará um maior bem-estar ao paciente. Dentre os tipos de cateteres disponíveis estão: PICC, Shilley ®, Arrow®, Port a Cath®, Hickman® e Perm Cath®.
O cateter para quimioterapia mais utilizado no tratamento do câncer é o Port a Cath®, cateter totalmente implantado por meio de um procedimento cirúrgico bastante simples.
Mas, o que é cateter?
Então para você que tinha dúvidas sobre o que é cateter para quimioterapia, é um acesso pelo qual o paciente receberá os medicamentos e que será feita a coleta de sangue para a realização dos exames necessários.
QUANTO TEMPO TENHO QUE FICAR COM O CATETER?
A quantidade de tempo que ele será usado também depende de avaliação feita pelo médico responsável. Mas atenção! O uso de cateter implantado exige alguns cuidados essenciais, para que o paciente não fique exposto às infecções, por isso, a seguir falaremos sobre cuidados de enfermagem com cateteres.
QUIMIOTERAPIA CUIDADOS DE ENFERMAGEM
- MUITO IMPORTANTE: proteja o curativo realizado na pele no momento do banho, pois o local da punção não pode ser molhado de jeito algum.
- DURANTE A APLICAÇÃO: tome muito cuidado com os fios, para que não aconteçam falhas durante o tratamento.
- NO MOMENTO DAS REFEIÇÕES: fique atento para que nenhum alimento ou líquido caia no local.
- NO HOSPITAL: chame a enfermeira se achar necessário, diante de qualquer situação de dúvida.
- EM CASA: evite traumas na região em que o cateter foi instalado.
- PACIENTE INFANTIL OU JUVENIL: Se você é responsável por um paciente criança ou adolescente, fique atento às brincadeiras e situações que possam causar algum impacto sejam evitadas.
- NO LOCAL ONDE ESTÁ O CATETER: Não passe nada! Não há necessidade de passar nenhum produto no local.
Para que serve a heparina?
- LIMPEZA INTERNA: compareça ao hospital para a limpeza interna do cateter. Este procedimento é chamado de “heparinização” ou “salinização” do cateter. É para isso que serve a heparina, porém para realizar este procedimento, o paciente deverá comparecer uma vez por semana no hospital ou ambulatório para fazer a troca da solução de heparina do interior do cateter.
- DÚVIDAS OU MAL-ESTAR? pergunte sem hesitar. Se perceber algo diferente, não se sentir bem ou tiver dúvidas, não deixe de conversar com o seu médico o mais rápido possível.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://revista.abrale.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla